Depois de intensas negociações entre a Secretaria de Segurança Pública e lideranças indígenas Guajajara, o trecho da BR-226 dentro da Reserva Canabrava localizado próximo a Grajaú no interior do Maranhão, foi liberado e o trânsito flui normalmente. A informação é de Clemilton Sampaio, administrado dor Aeroporto Municipal de Barra do Corda.

De acordo com Clemilton, o Secretário de Segurança Pública do Estado, Jefferson Portela, esteve pessoalmente negociando com os índios a liberação da BR. “o Secretário chegou no aeroporto por volta das 10 horas da manhã e foi direto se encontrar com os índios, retornando as 16 horas já com a informação da liberação da pista”, declarou Clemilton Sampaio.

A BR-226 foi bloqueada pelos índios Guajajara depois que os ocupantes de um Celta branco dispararam vários tiros contra um grupo de índios que retornava de uma reunião na Aldeia Coquinho no município de Jenipapo dos Vieiras. O tiroteio aconteceu no final da manhã do último sábado deixando dois caciques mortos e dois feridos. A Polícia ainda não tem pista dos atiradores.


Os ocupantes de um Celta Branco com vidros prateados dispararam vários tiros contra um grupo de índios dentro da Reserva Indígena Cana Brava na BR-226, próximo a Grajaú-MA. O ato sangrento teria ocorrido no final da manhã deste sábado (07)

De acordo com áudios enviados ao Blog de Adonias Soares, quatro caciques que participaram de uma reunião na Aldeia Coquinho, retornavam de moto para suas aldeias quando foram atingidos por vários tiros disparados pelos ocupantes de um veículo Celta Branco.

Segundo um dos relatos, duas pessoas foram mortas e outras duas fiaram feridas; os quatro seriam caciques.

O clima no local é tenso; os indígenas já teriam interditado um trecho da BR-226 e ameaçam revidar com mais violência. A Polícia Rodoviária foi chamada para acalmar os ânimos.

Até o momento não se sabe os motivos que levaram os ocupantes do Celta a atirar contra os índios. Equipes das Polícias Civil e Militar de Barra do Corda foram deslocadas para controlar os conflitos no local. Veja os vídeos abaixo.

Mais informações a qualquer momento


O ex-prefeito de Pastos Bons, Antonio Elizabeth Gonçalo de Sousa, o Dr. Elizabeth (AVANTE) assumiu na tarde desta quarta-feira (04/12), o mandato de deputado federal em substituição ao também deputado federal Cleber Verde (PR), que pediu licença para tratamento de saúde.

Médico por formação, Antonio Elizabeth Gonçalo foi prefeito de Pastos Bons por três mandatos. Apoiado pelo irmão, Hilton Gonçalo, prefeito de Santa Rita, ele obteve 56 mil votos na eleição de 2018 ficando na terceira suplência; como Simplicio Araújo assumiu a Secretaria de Indústria e Comércio e Gastão Vieira assumiu no lugar de Rubens Júnior, Dr. Gonçalo já estava na primeira suplência.

Com a posse de Elizabeth Gonçalo, Hilton Gonçalo mostra liderança e força politica ao emplacar o irmão na Câmara Federal e o primo/irmão Ariston Ribeiro de Sousa que já assumiu o mandato de deputado estadual como segundo suplente da Coligação Todos Pelo Maranhão na eleição do ano passado.

A solenidade de posse do Deputado Federal Dr. Gonçalo na Câmara dos Deputados foi bastante concorrida. Estiveram presentes amigos, como o Vice-Governador do Maranhão Carlos Brandão, empresários e familiares.

Diversas lideranças políticas de Pastos Bons, entre as quais, o ex-prefeito Enoque Mota e a atual prefeita Iriane Gonçalo (irmã do deputado) prestigiaram a posse do novo deputado pelo Maranhão.

O evento contou ainda com as presenças do prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo e de sua esposa, Fernanda Gonçalo, prefeita de Bacabeira.

A sessão solene de posse do Dr. Gonçalo foi presidida pelo deputado federal Marcos Pereira do Partido Republicano.


247 – Circula nas redes sociais um vídeo em que um policial, ao tentar prender uma mulher, coloca a mão em suas partes íntimas e comete um abuso, em São Luís, Maranhão. A população tenta impedir a prisão. Com gritos de “respeite ela”, povo vai em direção aos policiais para protestar contra o abuso. Um dos agentes fecha o porta-malas da viatura, enquanto o outro deixa a vítima ir embora.


A atenção aos interesses da população e o incentivo à participação cidadã foram defendidos durante o painel de abertura do segundo dia da 23ª Conferência da Unale, sediada na Bahia.

Na oportunidade, foram apresentados cases de humanização que obtiveram sucesso em âmbito federal, além da utilização das ouvidorias como instrumento de coleta de informações para debates e produção legislativa.

Presente ao evento, a deputada estadual Daniella Tema (DEM) destacou a importância dos debates para o aprimoramento da democracia brasileira.

One of the many deceiving suspicions in the scholarly community is that all scholastics realize how to compose for distribution and do it incredibly well. The legend of innate “writerly” information depends on another supposition: that having experienced the way toward writing a doctoral exposition, a presently developing researcher has aced every one of the techniques for writing articles that are publishable in peer-investigated settings. Actually numerous scholastics at different stages in their professions may require the original source of some level of help in creating scholarly writing abilities and limits. The difficulties looked by scholastics seeking to distribute are various. The most common are discovering time for writing, trouble with purposeful cutoff times, absence of heading and backing, dread of their thoughts and writing being tested and studied, and dread of dismissal. Affirmation of these difficulties develops from recounted prove as well as is found in writing identified with scholastic writing and in down to earth guides composed by scholastics for scholastics. While these difficulties may seem to impact just developing researchers (postdoctoral researchers and right hand teachers), they are regularly similarly valid for the more prepared scholastics (partner and full educators). One of the difficulties that advanced education establishments face is the structure of formal help of writing for academics who are regularly seen as writing champions.

“Estamos aprimorando as discussões acerca da nossa democracia, onde o principal objetivo é a melhoria e o crescimento do país, a humanização do parlamento e das leis, além de dar continuidade às bandeiras de combate ao suicídio, à automutilação e à violência contra a mulher”, destacou.

Segundo ela, a troca de experiências com parlamentares de outros estados fortalece o mandato.

“Através da troca de conhecimento com parlamentares de todo o país, queremos aprimorar e fortalecer o nosso mandato em favor do povo do Maranhão”, completou.

.

.

Do Blog Gilberto Léda


O prefeito de Presidente Dutra Juran Carvalho assinou na manhã desta última terça-feira (19) Ordem de Serviço autorizando o início da instalação de Luminárias de Led na sede e nos povoados de Presidente Dutra.

A solenidade de assinatura aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença de Daniel Auad e Júlio Omori, representantes da empresa vencedora da licitação, do assessor especial do governo do estado Ricardo Lucena e de membros da sociedade civil organizada.

O evento teve ainda a participação do presidente da Câmara Municipal, Ronaldo Melo, de vereadores e secretários municipais.

De acordo com Daniel Auad, o projeto contempla toda cidade. “As atuais lâmpadas amareladas darão lugar a luminárias de Led, bem mais eficientes e econômicas; isso sem contar que as ruas bem mais iluminadas, trarão mais segurança para a população”, declarou Auad.

Autorizado pela Câmara Municipal, o contrato de concessão é de 25 anos e consiste na exploração dos serviços de modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública em todo munícipio.

Em alguns locais da cidade, serão instaladas câmeras de segurança e pontos de acesso à internet banda larga com Wi-Fi de graça. “É um trabalho que vamos fazer a quatro mãos (empresa e prefeitura), para atender a expectativa da população e também da prefeitura”, garantiu Júlio Omori.

Os recursos para implantação e manutenção de todo o parque de iluminação publica do município, são da ordem de 64 milhões de reais distribuídos nos 25 anos de vigência do contrato de concessão. Segundo o prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho, o município não terá nenhum gasto. “Isso é que é mais importante ainda, né¿”, comemorou Juran Carvalho; para em seguida explicar de onde virá o lucro da empresa com essa parceria com a prefeitura. “A empresa lucra em cima daquilo que ela vai conseguir diminuir em cima do consumo atual, e a gente sabe que luminárias de Led consomem menos até 60% em relação as lâmpadas atuais”, concluiu Juran;

A instalação das primeiras luminárias começa no próximo dia dois de dezembro, a empresa vencedora da licitação, tem que ter em sua conta corrente um milhão de reais para dar incio ao serviço.

Presidente Dutra é a primeira cidade do maranhão a ter luminárias de Led em todas as localidades, tanto na sede, quanto na zona rural do município.


Francisco Cleiton dos Santos Fonseca de 37 anos de idade foi assassinato com um tiro no peito por volta da meia noite deste sábado quando chegava em casa no Bairro Jean Carvalho.

De acordo com a Polícia Militar, moradores próximos informaram que Cleiton chegou em casa no seu veículo, estacionou na garagem e no momento em que ia fechar o portão, foi atingido com vários tiros no peito por um indivíduo que apareceu de surpresa.

Poucos instantes depois, uma unidade do SAMU chegou ao local, mas já encontrou Francisco Cleiton sem vida. O assassino fugiu sem deixar pistas. A polícia ainda não sabe a motivação do crime.

No local a Polícia Militar encontrou várias cápsulas de bala calibre 38. O caso foi comunicado à Polícia Civil para que faça as devidas investigações.


Numa Operação conjunta, as Polícias Militar e Civil prenderam em flagrante delito no início da tarde deste último sábado (16) na Avenida José Olavo Sampaio em Presidente Dutra, cinco pessoas por suspeita de tráfico de drogas.

Os presos são; Leonardo Lima Mota, 23 anos, deTuntum, Jardel Carvalho Silva, “vulgo Luizim”, de Lago da Pedra, Edmar Abreu Costa, residente no Parque vitória, São José de Ribamar e os irmãos gêmeos Francisco José de Queiroz Neto e Francisco Davis Freitas Queiroz, conhecidos como irmãos “KiKi” ambos de 19 anos.

Os gêmeos Irmãos KiKi

Segundo informações da Polícia Militar, os irmãos “KiKi” são moradores de Presidente Dutra e eram eles que, ultimamente vinham comandando o tráfico na cidade e na região.

O carro conduzido pelo bando, um Hyundai HB-20 de placa QUI-3678 (Belo Horizonte), foi interceptado pela polícia na Avenida José Olavo Sampaio em frente à Casa das Tintas. No momento da abordagem eles não resistiram à prisão.

No interior do veículo, os policiais encontraram uma mala com 22 quilos e meio de maconha prensada e 2 quilos de meio de cocaína, prontas para o consumo, e diversos aparelhos celulares. A droga apreendida está avaliada em mais de 300 mil reais.

De acordo com a polícia, a quadrilha vinha sendo monitorada há mais de três meses. “A gente estava só esperando o momento certo de prender e logramos êxito na tarde desse sábado”, declarou um policial que participou da operação.

Os presos foram encaminhados para a 13ª Delegacia de Presidente Dutra onde foram interrogados pelo Delgado Regional César Ferro; em seguida levados para a Unidade Prisional onde encontram-se à disposição da Justiça.

 


As Polícias Civil e Militar de Gonçalves Dias, prenderam em flagrante, nesta quarta-feira (13), Adriano Leal de Sousa, vulgo “Fofinho” pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e receptação.

Com “Fofinho” foram encontrados um revólver calibre 38 e uma motocicleta que foi roubada no Município de São Domingos do Maranhão no mês de agosto de 2019. Fofinho é suspeito de se associar a alguns indivíduos, entre eles, Júlio Alves dos Santos, vulgo “Neguinho CD”, para praticar roubos na Região, inclusive, emprestando sua arma.

Quanto à motocicleta, a Polícia Civil já localizou o seu legítimo proprietário e a mesma foi devolvida.




Manoel Gomes declarou em entrevista que já compôs mais de 21 mil músicas; atualmente o seu maior sucesso é o Caneta Azul que se transformou no grande Hit do momento. Porém, uma outra música de sua autoria vem caindo no gosto popular, que se chama: EU VOU PARAR DE SER BESTA.



A maranhense de Barra do Corda, Nyeme Victória, foi o principal destaque na vitória do São Paulo/Barueri pelo título do Campeonato Paulista feminino de vôlei na noite desta última sexta-feira (08) em São Paulo. O time do técnico José Roberto Guimarães venceu novamente o Osasco-Audax em um duelo emocionante e bastante equilibrado por 3 a 2.

A partida teve um começo não tão bom por parte do São Paulo/Barueri, que deixou o rival abrir muitos pontos de vantagem no primeiro set. As são-paulinas até diminuíram a diferença, mas não o suficiente para vencerem a primeira etapa. O mesmo cenário aconteceu no segundo set. Nyeme brilhou e foi o nome mais comentado durante a partida transmitida pelo SporTV.

Contudo, as visitantes não se abateram, voltaram para o segundo tempo com tudo e recuperaram o placar, fechando o jogo no tie-break.

Nas redes sociais, Nyeme comemorou o título:

.

.

Com informações do imirante.com


O prefeito Zé da Folha (MDB), de São Domingos do Maranhão sentiu na pele os reflexos da desastrosa administração que vem fazendo no município. O fato aconteceu na tarde da última terça-feira (05) durante a inauguração da Escola Municipal Manoel Barbosa no Povoado Conduru.

De acordo com informações de um morador do povoado que presenciou a cena dantesca, a vergonha de Zé da Folha só não foi maior porque o prefeito teria convocado uma grande quantidade de assessores e funcionários públicos municipais para participar da entrega da escola.

Sem ter muito o que dizer, Zé da Folha fez um discurso fraco e rápido para meia dúzia de “gatos pingados”, e logo em seguida se retirou do local de fininho. “Deu foi pena ver a cara do coitado do Zé daquele jeito”, disse um morador que preferiu não se identificar.

Dos treze vereadores, apenas três estiveram presentes, (sendo um deles, o Presidente da Câmara). Quem também não compareceu ao evento foi o vice-prefeito, Clodomirzinho. Nem ele e nem a sua assessoria foram encontrados para explicar as razões de sua ausência.

Ainda de acordo com informações enviadas ao Blog de Adonias Soares, o prédio da escola foi construído pela gestão do ex-prefeito Tratorzão. Cabendo ao atual Zé da Folha, realizar pequenas adequações para, três anos depois inaugurar a obra e dizer que é de sua administração. Assim é fácil, né?


123»» Última
Página 1 de 248