DSC_5948

Time do ABC – Amigos do Bairro Campeão

Bahia e ABC se enfrentaram na manhã deste domingo 02/08 pela final da 5ª Copa Eduardo Gomes de Futebol. Foi uma partida bastante equilibrada, digna de dois finalistas de alto nível que muito bem representam o futebol presidutrense. Só que o ABC levou a melhor.

O veterano Bahia Esporte Clube fundando por “Seu Doquinha” e hoje comandado pelo seu filho, o “Véi Nonato”, perdeu de dois a zero do novato ABC – Amigos do Bairro Campeão sob o comando do técnico Charles Sousa.

Os dois gols do ABC saíram no segundo tempo. Assis marcou as 21’ e Timbó liquidou a fatura aos 41’ dando o título ao ABC. Kleibim do time do ABC foi eleito o melhor goleiro e Marcinho do Vilão o artilheiro do campeonato.

A 5ª Copa Eduardo Gomes de Futebol foi organizada pelo empresário Mano Pingo de Gente. “Sucesso total a nossa copa, só tenho a agradecer a Deus, aos donos de times e aos patrocinadores que acreditaram no sucesso do nosso campeonato”, concluiu Mano.

DSC_5930

DSC_5909

DSC_5977

DSC_5984


DANIEL MATIAS

Um jovem identificado como Daniel Matias da Silva foi preso por policiais militares do 18º BPM de Presidente Dutra na vizinha cidade de Santo Antonio dos Lopes. Daniel estava de posse de uma moto Yamaha de placas ODY-3506 de Teresina-PI. No momento da prisão, os PMs encontraram com o acusado um tablete de pasta base de cocaína pura pesando 1.200 gramas no valor de trinta mil reais. De acordo com os policiais, depois de preparada, a dorga poderia render ao bandido mais de oitenta mil. Daniel da Silva foi encaminhado para a décima terceira delegacia regional de Presidente Dutra onde foi autuado em flagrante. Reportagem completa na próxima segunda-feira a partir do meio dia no Balanço Geral da TV Cidade de Presidente Dutra Canal 7.

COCAINA

MOTO


segurança

iluminaçãoMoradores de São Domingos do Maranhão receberam com protestos o governador Flávio Dino (PCdoB), que esteve hoje (1º) na cidade para participar do Festival do Abacaxi.

Com faixas, um grupo reclamava da insegurança, da falta d’água e cobrava iluminação pública no trecho da BR-135 que corta o município.

Na cidade, Dino e o prefeito inauguraram uma creche construída com recursos do Governo Federal.

professoresProfessores

Um grupo de professores também protestou contra o prefeito, Kléber Andrade, o “Tratorzão”. Ele fez um acordo com a categoria para pagar um abono salarial de R$ 960 em três parcelas.

A parcela do mês de julho estava atrasada e ele só quitou às vésperas da visita do governador, para tentar evitar um vexame. Mas a emenda saiu pior do que o soneto, porque o pagamento foi feito com desconto de R$ 134, provocando ainda mais revolta dos professores.

.

.

Com informações Blog do Gilberto Léda


IMG-20150727-WA0016

Em Coroatá, cidade do interior do Maranhão distante 240km de São Luis, existe uma Escola Municipal com um nome pra lá de inusitado: Escola Municipal Vai Quem-Quer. Num País em que os recursos para manter a educação básica são escassos e a qualidade do ensino público não é dos melhores, aparece uma escola com este nome, sôa no mínimo como uma piada de mau gosto. E os alunos que estudam nesta escola, o que pensam? Será que têm estímulo para estudar numa instituição de ensino com esse nome?


IMG-20150729-WA0026

Por volta das 15h:00m desta quarta-feira, o Povoado Cigana, distante cerca de quarenta quilômetros de Presidente Dutra foi palco de um acidente gravíssimo envolvendo um Fiat placas NHT 9236 de Barra do Corda-MA e uma carreta de placas OIY-9102 de Timon-MA. Os dois ocupantes do Fiat, Francinaldo Silva de Oliveira de 38 anos de idade que dirigia o veículo e outro ocupante identificado por Cleiton, morreram no local.

acidente-07

De acordo com informações do Sargento Stênio do Batalhão da Polícia Militar de Tuntum, o Fiat trafegava em direção a Presidente Dutra quando colidiu de frente com a carreta que vinha em sentido contrário. Segundo informações colhidas no local, o condutor do Fiat, que transportava caixas de remédios para uma distribuidora de medicamentos, dormiu ao volante, o que teria sido a causa do acidente.

A batida foi tão violenta que o Fiat ficou completamente destruído se transformando num amontoado de ferro retorcido. Peças, como o motor e pedaços da caixa de marcha ficaram espalhadas por toda a pista.

acidente-01

Ainda de acordo com o policial militar, o motorista da carreta que não conseguimos identificar, teria tentado de todas as formas desviar do Fiat que vinha fazendo zig-zag na pista em sua direção, e não conseguiu evitar o acidente. Ele sofreu ferimentos leves e foi encaminhado ao Socorrão de Presidente Dutra. A carreta, que estava carregada de feijão, desceu o acostamento caindo num barranco de aproximadamente cinco metros de altura. A cabine ficou parcialmente danificada e a suspensão sofreu grandes avarias. Até o momento que a equipe de reportagem do Balanço Geral esteve no local, a carga de feijão ainda não tinha sido saqueada, mas tudo era uma questão de tempo.

acidente-04

acidente-02

acidente-03

acidente-08

acidente-06


Laurinda Pinto, Wilque Gomes e Mariana Albano

Laurinda Pinto, Wilque Gomes e Mariana Albano

O Programa Balanço Geral desta quarta-feira recebeu a presença da Secretária Estadual da Mulher Laurinda Pinto e da Defensora Pública Geral do Estado Mariana Albano de Almeida. Dentre os principais assuntos abordados durante a entrevista, a duas falaram principalmente da violência contra a mulher e também das politicas públicas voltadas para a mulher a serem implantadas pelo governo do estado em parceria com as secretarias municipais das mulheres.

Jefferson Portela, Secretário de Segurança do Maranhão.

Jefferson Portela, Secretário de Segurança do Maranhão.

À tarde foi realizado no auditório da Gerência Regional de Saúde, o I Seminário de Sensibilização para o Enfrentamento a Violência Contra a Mulher. Presentes ao evento, prefeitos da região, vereadores, secretários municipais e estaduais. O Secretário Estadual de Segurança Pública Jefferson Portela proferiu palestra sobre o combate à violência contra a mulher. Logo depois, Portela concedeu entrevista ao repórter Adonias Soares  que será exibida no programa Balanço Geral desta quinta-feira a partir do meio dia.

DSC_5771

DSC_5762

DSC_5761


rocha1

O deputado federal Hildo Rocha apresentou Projeto de Lei à Câmara com o objetivo de coibir ocorrências semelhantes à que vitimou o mecânico Irialdo Batalha (34 anos), executado durante operação policial, na cidade de Vitória do Mearim, no dia 29 de maio.

A norma, proposta pelo parlamentar, estabelece que todas as operações policiais serão obrigatoriamente gravadas individualmente por todos os participantes da ação.

– As imagens serão preservadas por um período mínimo de seis meses e, com base na Lei de Acesso à Informação (12.527) poderão ser requisitadas por qualquer cidadão que manifeste interesse em obtê-las – explicou Rocha.

O parlamentar ressaltou que a norma servirá para preservar os bons policiais e dará mais segurança aos cidadãos e cidadãs, evitando que violações dos direitos humanos, como o caso Irialdo, voltem a acontecer com outros maranhenses.

Caso Irialdo

Segundo informações divulgadas pelo Governo do Maranhão, Irialdo Batalha teria praticado assalto e, durante a perseguição, havia furado o bloqueio e, em seguida, abatido durante trocado tiros com os policiais.

Porém, as investigações comprovaram que Irialdo não havia participado do suposto assalto e, embora tenha sido atingido, ainda respirava quando um vigilante particular, passando-se por policial, executou a vitima.

O autor do crime ainda ajudou a colocar o corpo na viatura da polícia e saiu do local junto com os policiais envolvidos na operação.

Filmagens esclarecedoras

Na tribuna da Câmara, o deputado ressaltou que o episódio só foi esclarecido porque diversas pessoas, que presenciaram a ação, filmaram a execução.

– Irialdo Batalha foi assassinado pelas mãos do Estado. O governo, com base na ocorrência de Vitória do Mearim, deveria pelo menos ter editado um decreto proibindo a utilização de mão-de-obra terceirizada nas ações policiais externas e nas ações internas exclusivas de agentes policiais. Entretanto, Flávio Dino não tomou nenhuma atitude, nenhuma providência, para que casos semelhantes voltem a acontecer com outros maranhenses. Mas, eu, na condição de parlamentar, de representante do povo do meu Estado, estou tomando as providências. Peço o apoio dos nobres deputados e deputadas para a aprovação deste projeto – enfatizou.

Serviços terceirizados

Rocha voltou a criticar a falta de atitude do Governador Flávio Dino para impedir que pessoas alheias aos quadros das polícias continuem prestando serviços ao aparelho de segurança pública do Estado.

– As atividades policiais são exclusivas do serviço público, não podem ser terceirizadas, somente pessoas habilitadas, treinadas e qualificadas podem participar – argumentou o parlamentar.


DSC_5707

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou por todo o dia desta quarta-feira 29/07 a VI Conferência Municipal de Assistência Social de Presidente Dutra. O foi objetivo de discutir e avaliar as estratégias para o enfrentamento das situações de desproteções sociais e a estrutura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios. O evento acontece no auditório do Colégio Joana Lima de Macêdo.

DSC_5714

Em sua palestra, Crisales Fonseca, abordou o tema da conferência: “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”. Em seguida os subtemas foram discutidos em grupos com o objetivo de analisar, discutir, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para o Plano Decenal do SUAS, reconhecendo a responsabilidade de cada ente federado. Ao final aconteceu a eleição dos Delegados que irão representar o município na XI Conferência Estadual de Assistência Social. Presidente Dutra será representado por 04 delegados, sendo 02 do poder público, 02 da sociedade civil, sendo obrigatoriamente 01 usuário.

DSC_5719

DSC_5720


IMG-20150727-WA0015

O acidente aconteceu na manhã do ultimo sábado no Povoado brejo das Flores. De acordo com informações de parentes e amigos cerca de 10 pessoas estavam atravessando em uma canoa o Lago do Remanso em direção a IMG-20150727-WA0013margem que dá acesso ao balneário. A intenção era comemorar o aniversario de uma das vitimas, quando a embarcação virou. Cinco pessoas da mesma família morreram e a tragédia não foi ainda maior porque alguns canoeiros conseguiram salvar outras cinco pessoas.

Logo após o acidente começaram as buscas pelos desaparecidos e em algumas horas os corpos foram encontrados. Morreram afogados, a estudante de pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão–UEMA, Mara Dalila de 21 anos, um adulto e três crianças.

O enterro das vitimas aconteceu neste domingo. Mara Dalila foi enterrada em Santa Inês e os demais em brejo das flores interior do município.


De O Estado

dinoO secretário de Estado de Assuntos Políticos e Federativos, Márcio Jerry (PCdoB), anunciou no sábado, 25, em contato com O Estado, que o Governo do Maranhão deve iniciar nesta semana o pagamento de convênios firmados entre o Executivo estadual e prefeituras maranhenses ainda em 2014.

A cobrança dessa “dívida” faz parte do pacote de reivindicações que os prefeitos devem levar ao governador Flávio Dino (PCdoB) durante reunião cuja data eles ainda aguardam ser anunciada pelo Palácio dos Leões.

Em reportagem publicada na edição de ontem, O Estado mostrou que só em julho os gestores já se reuniram duas vezes para tratar, principalmente, da preocupação quanto à paralisação do pagamento desses convênios. Na maioria dos casos, alegam os prefeitos, as obras estão concluídas e as empresas cobram o pagamento pelos serviços.

Segundo Jerry, numa reunião ocorrida na sexta-feira, 24, o governo fechou “um primeiro lote” de convênios a serem quitados.

Ele não revelou valores, nem quais prefeituras seriam beneficiadas na primeira leva. Mas afirmou que a previsão é de que os pagamentos comecem a ser feitos já nesta semana.

“Ontem [sexta-feira] fechamos um primeiro lote de convênios que podem e serão pagos, a partir da próxima semana”, declarou.

Encontros

Ainda de acordo com o auxiliar governamental, Flávio Dino tem ouvido dos próprios prefeitos suas queixas em relação à quitação desses débitos por parte do governo.

O comunista garante que o governador já manteve encontros com “mais da metade” dos prefeitos do Maranhão.

“Em menos de sete meses de gestão, o governador Flávio Dino já reuniu com mais da metade dos prefeitos dos municípios do estado. E continua reunindo”, completou.

A pauta de reivindicações definitiva dos prefeitos foi definida em reunião na quinta-feira da semana passada, na sede da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

Além do pagamento dos convênios, os gestores cobram solução para o custeio do transporte escolar; para a manutenção dos hospitais estaduais; e para o custeio do setor da segurança pública nas cidades. Os prefeitos devem cobrar, ainda, a volta de PMs para o interior do estado.

“Os municípios estão sem dinheiro, praticamente falidos, principalmente devido a queda do FPM e ao subfinanciamento dos programas federais. E a sociedade, o cidadão, precisa conhecer essa dura realidade. Nós, prefeitos e prefeitas, temos que nos unir, cobrar os Governos [Estadual e Federal]”, avaliou o prefeito de Pinheiro, Filuca Mendes (PMDB), para quem a situação dos municípios é “crítica”.


123»» Última
Página 1 de 225