tuntumtuntum2Extratos de contratos publicados no Diário Oficial do Estado apontam para uma contradição na Prefeitura de Tuntum.

Os documentos revelam contratos celebrados entre a gestão Tema Cunha (PSB) a Planet Tour Viagens e Turismo Ltda.

No total, estimam-se gastos de R$ 160 mil com passagens aéreas.

O “investimento” deixou revoltados servidores do Município. Alguns deles estão desde abril sem receber salários e a proposta da Prefeitura é fazer o pagamento de forma parcelada (reveja).

.

.

Fonte Gilberto Léda


20150826101009 (1)

Um grupo de professores da Rede Estadual de Ensino de Gonçalves Dias, distante 320 quilômetros de São Luis, está programando para o final da tarde da próxima sexta-feira (28/08) uma manifestação em repúdio às péssimas condições do Centro de Ensino Professora Sulamita Lúcio do Nascimento

“Nossa escola é uma das mais antigas da cidade e está em situação de calamidade, além da falta de estrutura e de material para se trabalharmos, estamos correndo riscos iminentes de uma tragédia, visto que a fiação elétrica vive tendo problemas e pegando fogo”, denuncia o professor Relve Marcos.

As aulas estão paralisadas desde a última Terça-feira (25/08), e os professores dizem que não voltam a lecionar enquanto uma providência não for tomada por parte do governo do estado. “Os alunos estão vindo pra escola e estão tendo aula de cidadania, estamos confeccionado faixas e cartazes e conscientizando cada um deles para importância de termos uma escola digna”, afirma Relve Marcos.

A estrutura ou a falta dela, também preocupa os pais de alunos. Revoltados, eles reclamam, mas ao mesmo tempo apoiam a iniciativa dos professores de brigarem por uma escola melhor.

20150826100157

20150826100151

20150826101002

As fotos enviadas ao Blog pelos professores mostram uma escola degradante, em completo abandono, percebe-se que a escola está caindo aos pedaços e em total precariedade, sem condições nem dos alunos estudarem e nem dos professores darem aula.

Professores Estaduais de Gonçalves Dias em frente ao Prédio do Ministério Público de Dom Pedro.

Professores Estaduais de Gonçalves Dias em frente ao Prédio do Ministério Público de Dom Pedro.

A situação revoltante levou um grupo de 26 professores a protocolar Unidade Regional de Educação de Presidente Dutra – URE, um ofício contendo uma pauta de 14 reivindicações. O mesmo documento também foi protocolado na Promotoria de Justiça da Comarca de Dom Pedro, conforme abaixo.

20150826154314

20150826110911

20150826110927

Professores Estaduais de Gonçalves Dias em reunião na URE.

Professores Estaduais de Gonçalves Dias em reunião na URE.

Na manhã desta quarta-feira, este mesmo grupo peregrinou também pela URE na tentativa de falar com a Gestora Regional de Educação Maria da Graça. Em vão, a gestora, que mora em São Domingos, não se encontrava em seu local de trabalho. Se contentaram em ser recebidos pela Diretora de Educação Elizângela Dutra Lucena, esposa do Superintendente de Regional Ricardo Lucena. Elizângela prometeu a presença de técnicos do estado, para, na próxima semana fazerem uma avalição da situação caótica do Centro de Ensino Professora Sulamita Lúcio do Nascimento. E assim caminha o “governo da mudança”.

20150826100810 (6)

20150826100810 (8)

20150826101006

20150826100152


queiroga

Juiz Antônio Elias de Queiroga Filho

O Juiz de Direto da 1ª Vara da Comarca de Barra do Corda Dr Antônio Elias de Queiroga Filho concedeu a tutela antecipada determinando que o Prefeito Municipal de Barra do Corda Eric Costa cumpra no prazo de 24hs Termo de Ajustamento de Conduta-TAC firmado entre o Ministério Público e o Município, no qual o prefeito se comprometeu em colocar os alunos do ensino fundamental matriculados no Complexo Educacional Galeno Edgar Brandes(conhecido como Manoel Mariano de Sousa) no térreo, primeiro e segundo pavimento, uma vez que os alunos estão estudando no 3° e 4° andar do prédio escolar, sendo que na maioria são crianças. Continue Lendo aqui!


dddddddO advogado Dr. Eder Lima anda sorrindo para as paredes, como diz no ditado popular. Explica-se o motivo de tamanha alegria. Ao meio dia da última segunda-feira, o advogado ofereceu um almoço para companheiros de profissão em um restaurante da cidade, onde reuniu aproximadamente sessenta advogados de Presidente Dutra e de cidades vizinhas, como Dom Pedro, Tuntum, Joselândia, Presidente Dutra, Governador Eugênio Barros, São Domingos e Governador Luiz Rocha. De Tuntum, a comitiva foi liderada pelo jovem advogado Carlos Eduardo de Araújo Carvalho, como mostra a foto abaixo.

ffffff

Dr. Eder Lima com o Dr. Eduardo de Araújo Carvalho que liderou a comitiva de Advogados de Tuntum.

Eder Lima é o mentor do “Movimento OAB para os Advogados”, movimento este, que pretende participar da próxima eleição que vai eleger o presidente da Subseção da OAB Presidente Dutra. “O nosso movimento é no sentido que, a Subseção da OAB não fique restrita apenas a uma pessoa e sim a todos os advogados, é por causa disso que criamos o nome de: Movimento OAB para os Advogados e é a partir desse movimento que sairá o candidato”, ressaltou Éder Lima.

Ainda de acordo com Eder Lima, o principal objetivo do movimento é fortalecer a classe e a discussão de assuntos de fundamental importância, como a valorização do advogado, prerrogativas, democracia, regionalização da Subseção e por fim, a construção do prédio da Subseção e instalação da Sala do Advogado nas comarcas da região.

No almoço pôde se notar presenças importantes do meio jurídico local e regional, como; José Mendes Josué atual vice-presidente da Subseção, Melkzedeque Moreira ex-presidente, Ariston Costa ex-conselheiro estadual e o atual tesoureiro Ricardo Costa. Podendo destacar ainda a presença dos advogados Warwick Leite, ex-presidente, José Henrique Souza Lima e do decano da advocacia presidutrense Valeriano Américo de Oliveira, que declarou total apoio ao movimento liderado pelo Dr. Eder Lima. “Esse foi o primeiro encontro do Movimento OAB para os Advogados, infelizmente não conseguimos trazer todos os nosso companheiros, mas nos próximos vamos contar com um número ainda maior de advogados, inclusive de Colinas e outros de São Domingos que não puderam comparecer hoje. A nossa principal luta, é no sentido de buscar melhorias e fortalecer ainda mais a nossa classe”, finalizou Eder Lima. Abaixo mais fotos do almoço.

gggggggggggg

cccc

hhhh

gggg

ffff

eeee

bbbb

aaaa


memes com lidiane

Não se fala em outra coisa em bares, paradas de ônibus, enfim, em qualquer parte. O tema de qualquer conversa é sobre a prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite, ainda foragida.

Até no Google Analytics internauta busca por fotos nada convencional da prefeita para, muito provavelmente, satisfazer sua solidão (relembre aqui).

E nas redes sociais não é diferente. Além de vários memes com fotos da prefeita, um vídeo-meme está bobando ainda mais. Confira:

.

.

Do Blog Matias Marinho


Irene Soares não apresentou prestação de contas à Câmara em 2009

IRENE

Em Ação Civil Pública do Ministério Público do Maranhão, a Justiça decidiu suspender os direitos políticos da ex-prefeita de Presidente Dutra, Irene Oliveira Soares, durante três anos, por ato de improbidade administrativa. A sentença foi proferida no dia 12 de agosto.

De acordo com o MP, a gestora deixou de apresentar a prestação de contas da Prefeitura à Câmara de Vereadores referente ao exercício financeiro de 2009, quando estava à frente do executivo municipal.

Na decisão, a juíza Gláucia Helen Maia de Almeida condenou, ainda, a ex-prefeita ao pagamento de multa civil no valor de 20 vezes o valor de sua remuneração à época em que exercia o cargo, além de proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, também pelo prazo de três anos.

As penalidades estão previstas no artigo 12 da Lei n° 8.429/92, a chamada Lei de Improbidade Administrativa.

Em sua defesa, Irene Soares admitiu que não fez a prestação de contas diretamente à Câmara de Vereadores e somente ao Tribunal de Contas do Estado, acrescentando que teria sido assessorada por advogados nesse sentido.

Para a juíza, no entanto, “a ausência de prestação de contas fere o princípio da publicidade que deve nortear a atividade dos gestores públicos, inviabilizando o controle dos gastos do administrador público, revelando imperiosa sua condenação”.

.

.

Fonte: MP/MA


Jornalista que comandava o site desde 2004 decidiu avançar em “um projeto mais moderno e contemporâneo”, e inaugurou seu espaço na blogosfera

Blog de Matias Marinho, ex-GI Portal: novo momento

O jornalista Matias Marinho estreou ontem seu blog, após mais de 10 anos como diretor do GI portal, site criado a partir do jornal Gazeta da Ilha.

– Como na vida um fim nunca é o fim, mas uma oportunidade de recomeço, convido a todos os amigos (agora, com muita alegria) a continuarem conosco em um novo projeto, contemporâneo e moderno – disse o jornalista.

O blog Matias Marinho vai falar das notícias do Maranhão, nas áreas de Política, Esporte e Polícia, sobretudo. (acesse aqui)

Ex-editor do extinto jornal Folha do Maranhão, ex-apresentador da rádio Timbira e ex-assessor da Casa Civil do governo Roseana Sarney, Matias Marinho é um dos jornalistas com mas trânsito, sobretudo na imprensa do interior do estado.

Este blog deseja boas vindas ao novo colega de blogosfera.

Com quem aliás, já teve vários momentos importantes na política maranhense…

.

.

Por Marco D´Eça


lidianeA prefeita de Bom Jardim – Lidiane Leite – já tem novo advogado. O escritório de Carlos Sérgio Barros foi contratado e assumiu o caso a partir desta segunda-feira (24). Este jornalista manteve contato com o advogado especialista eleitoral e um dos mais renomados do estado, que revelou estar entrando na manhã desta terça-feira (25), com um pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça para que Lidiane se entregue e não fique presa.

De acordo com Carlos Sérgio Barros não existem provas que incriminem a prefeita e ela também estaria disposta a contribuir nas investigações da Polícia Federal, “diante dessa situação não faz sentido prender a Lidiane”, explicou o advogado.

Carlos Sérgio afirmou que não manteve contato com a prefeita que segue foragida, porém foi informado que ela está muito mal fisicamente e psicologicamente. “Ela tem um quadro de hipertensão e depressão, ela chegou a desmaiar antes da ação da Polícia Federal na última sexta-feira (21)”, contou o representante jurídico da gestora que também garantiu não saber onde está escondida a chefe do executivo municipal de Bom Jardim.

Sobre a questão do município ficar sem prefeito, Carlos Sérgio disse que precisaria saber o que dispõe a Lei Orgânica do município, mas geralmente o chefe do executivo não pode se ausentar do cargo sem justificativa por mais de 15 dias, no entanto, ele lembrar que a operação da PF pode ser um atenuante para o caso de Lidiane e assim talvez a consiga mante-la no cargo, mesmo após o prazo.

Por fim, Carlos Sérgio Barros descarta que a prefeita de Bom Jardim possa se entregar na manhã desta terça-feira e que isso só deve ocorrer quando ele tiver uma resposta do pedido de habeas corpus feito no STJ. “Acredito que até o final dessa semana teremos um desenrolar desta história”, sentenciou o advogado. Ele ainda lembra que caso seja negado o habeas corpus ou ocorra a captura de Lidiane Leite, ela pode ser conduzida ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, porém por conta do seu estado de saúde, a prefeita pode ficar preso em outro local como a carceragem da Polícia Federal na Cohama ou Quartel Militar no Calhau.

.

.

Fonte Zé Doca em Foco


IMG-20150824-WA0041downloadA Escola é Estadual, e o princípio de incêndio em uma das salas de aula do Centro de Ensino Padre Anchieta (CEPA) por volta das 15h:30m desta segunda-feira (24/08) causou pânico em alunos e professores.

O princípio de incêndio aconteceu na sala 4 e ainda não se sabe se por curto circuito ou esquentamento do ventilador.

As chamas atingiram algumas cadeiras e o estrago só não foi maior porque alunos e professores contiveram as chamas apagando com baldes d´água. Uma aluna que não quis se identificar relata ao Blog como tudo aconteceu.

“Eles (os alunos) estavam na sala de vídeo, foi quando o ventilador explodiu e queimou a carteira, os cadernos e bolsas e derreteu as cadeiras e o ar condicionado, com isso nas outras salas ao lada os outros ventiladores começaram a feder, as lâmpadas começara a piscar querendo explodir também, depois que explodiu um tava querendo explodir os outros e não teve condição de a gente assistir aula”, declarou a a aluna para em seguida arrematar: “Isso não passa de um governo imprudente que não sabe arcar com as prioridades que os alunos devem ter em sala de aula”.

O curioso é que foi um ventilador que pegou fogo, porque o sistema de ar condicionado fica o tempo todo desligado porque a instalação elétrica não suporta a carga e o momento governo da mudança ainda não tomou providências.

Perguntar não ofende: E pra onde estão indo os recursos do programa Dinheiro Direto na Escola? Com a palavra a Gestora Regional de Educação ou governador regional Ricardo Lucena. Abaixo mais fotos.

IMG-20150824-WA0045

IMG-20150824-WA0044

IMG-20150824-WA0039

IMG-20150824-WA0040

IMG-20150824-WA0035


Manifestantes estamparam em faixas cópia de um dos cheques do Executivo municipal encontrados pela polícia com o agioata Pacovan

Agressões e protesto marcam visita de Flávio Dino ao município de São Mateus

O governador Flávio Dino (PCdoB) foi recebido com protestos na cidade de São Mateus, no sábado 22, durante visita ao município comandado pelo aliado e ex-sócio Miltinho Aragão (PSB). De helicóptero, o comunista pousou em um terreno pertencente ao gestor, já cercado por jagunços, que impediram que professores em greve pudessem se aproximar do governador.

Miltinho, que teve dois cheques da Prefeitura de São Mateus encontrados pela polícia no cofre do agiota Pacovan, deveria estar sendo investigado e até já ter sido preso, mas segue livre das grades por proteção do Palácio dos Leões.

Os protestos foram organizados em parte pelo Força Sindical, que é ligada ao Solidariedade, partido comandado no Maranhão pelo secretário de Estado de Industria e Comércio, Simplício Araújo.

Aproveitando a passagem do governador pela cidade, e pela proteção dada por este ao prefeito Miltinho Aragão, os professores estamparam em dezenas de faixas uma das cópias dos dois cheques pertencentes ao município encontrados com o agiota.

Faixas com o alerta “prefeito o dinheiro é nosso e não do Pacovan” e de pedidos de “socorro” a Flávio Dino também foram levadas. Assim que o helicóptero de Flávio Dino pousou, os manifestantes levantaram as palavras de ordem “prefeito a culpa é sua, professora na rua”.

Confusão e pancadaria

Segundo relatos de testemunhas, o presidente e o advogado da Força Sindical no Maranhão, respectivamente, Frazão Oliveira e Danilo Cosse; o presidente do Sindicato dos Professores Municipais de São Mateus (SINDSEMA), Ribamar Martins; e o diretor da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado do Maranhão (FETRACSE), Fernando Beserra, foram agredidos por jagunços de Miltinho Aragão por se aproximarem do governador.

Um dos jagunços, segundo as testemunhas, seria sobrinho do prefeito de São Mateus, que durante a confusão teria desferido um suco do rosto do advogado Danilo Cosse.

.

.

Do portal Atual7


20150822100226

Da esquerda para a direita: CLAISON NASCIMENTO, MARCELO LUCENA, EDER LIMA, JURAN CARVALHO, VILMEIDE, ALEXANDRE E JOSÉ LUCENA.

Na tarde deste último sábado (22/08), o ex-vereador José Lucena Lima declarou apoio ao grupo político liderado pelo prefeito de Presidente Dutra Juran Carvalho de Souza. Na ocasião, Lucena estava acompanhado da professora Vilmeide e dos irmãos Alexandre e Marcelo Lucena, o primeiro enfermeiro e o segundo advogado.

E foi o próprio Juran Carvalho quem deu as boas vindas ao ex-vereador. Do encontro participaram ainda o chefe de gabinete da prefeitura Clailson Nascimento e o Procurador do Município Eder Lima. A chegada de José Lucena Lima ao grupo arapuá, com certeza vai dar um reforço político importante, pelo falo de Lucena já ter sido vereador por vários mandatos e sempre muito bem votado. Não última eleição não conseguiu se eleger, obtendo pouco mais de 400 votos.


Vários Blogues de Santa Inês, Bom Jardim, Zé Doca e outros de São Luis publicaram a informação que chegou aos veículos de comunicação via watsaap, inclusive com a divulgação de conversas em grupos mantidos por policiais civis de Santa Inês.

lidianeNão passou de boato a informação disseminada à exaustão, na noite de ontem (22), dando conta de suposta prisão da prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite.

Os informes extraoficiais davam conta de que ela teria sido localizada na fazenda do pai do seu namorado, em Santa Inês, por homens da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).

Nem a Polícias Cvil, nem a Polícia Federal, no entanto, confirmaram a prisão.

A prefeita conseguiu fugir da PF após o desencadeamento da Operação Éden, que investiga desvios de recursos públicos federais da merenda escolar em Bom Jardim (reveja). Com isso, o Município está sem qualquer comando.

Desde a tarde de quinta-feira (20) ela já era dada como foragida pelos federais (leia mais). Já estavam presos, o ex-secretário municipal de Assuntos Políticos, Beto Rocha – também ex-namorado da prefeita -, e o ex-secretário municipal de Agricultura, Antonio Cesarino.

De acordo com a PF os três presos integram uma organização criminosa que teria desviado cerca de R$ 300 mil de um contrato firmado entre a Prefeitura de Bom Jardim e agricultores locais, após uma licitação realizada no ano de 2013 (saiba mais).

.

.

Fonte Gilberto Léda



Prefeito Juran Carvalho com o vereador Ronaldo Melo fiscaliza a obra

Prefeito Juran Carvalho com o vereador Ronaldo Melo fiscaliza a obra

As obras de asfaltamento e construção de galerias das Ruas Enoque Vieira e Luiz Rocha foram retomadas na última quinta-feira. Essas duas ruas ficam na frente e atrás da Igreja Batista do Bairro Paulo Falcão e irão dá aceso à BR 226 sentido a Tuntum, um antigo sonho de seus moradores. No final da tarde de sexta-feira as maquinas estavam trabalhando no local colocando as bueiras. De acordo com o prefeito Juran Carvalho, que esteve fiscalizando o serviço acompanhado do vereador Ronaldo Melo, galerias serão serão construídas na extensão das duas ruas. “Toda água que desce pelas ruas serão escoadas para o canal do riachinho”, declarou.

Ainda de acordo com Juran Carvalho, as Ruas Diolindo Barros que liga a Rua da Mangueira também à BR-226 passando em frente ao Colégio Gonçalves e a Rua da Mangueira serão asfaltadas logo em seguida. “Esse convênio do governo federal com a prefeitura de Presidente Dutra é gigantesco e em todas as ruas que cortam o Canal do Riachinho serão construídas galerias”, afirmou Juran Carvalho.

Prefeito Juran Carvalho com o vereador Ronaldo Melo fiscaliza a obra.

Convênio parado

O convênio em questão no valor de mais quatro milhões de reais data de 2012 através de uma emenda do ex-deputado federal e atual prefeito de Santa Inês Ribamar Alves e já era para ter sido executado, não fosse entraves judiciais, como denúncia de empresas perdedoras no primeiro processo licitatório e burocracia na expedição de licenças ambientais por parte da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Ministério Público acompanha licitação

Para continuação da obra foi feito um distrato com a antiga empresa e uma nova licitação realizada. O processo licitatório foi acompanhado o tempo todo pelo Ministério Público na sala de licitações na prefeitura de Presidente Dutra. “Temos certeza que agora vai, agora a obra será concluída dentro do prazo e do cronograma estabelecidos em contrato, trazendo grandes benefícios para a população do nosso município”, concluiu Juran.


Informações chegaram agora há pouco ao Blog dando conta de que a Prefeita de Bom Jardim Lidiane Rocha acaba de ser presa na cidade Santa Inês distante 250km da capital São Luis. Lidiane estava sendo procurada pela Polícia Federal desde a última quinta-feira durante uma operação da PF em Bom Jardim, município administrado por Lidiane Rocha. A operação era sobre desvios de recursos na Educação. Segunda a promotora de Justiça da cidade, Karina Chaves, mais de R$ 15 milhões, no ano de 2014, foram aplicados em reforma e construção de escolas, que não foram executadas. Mais informações a qualquer momento.


123»» Última
Página 1 de 153