Tuntum vence o Maranhão, quebra a invencibilidade do líder, e segue no G4.

Tuntum x Maranhão pelo Campeonato Maranhense no Rafael Seabra — Foto: Iury Oliveira / Maranhão

Por: Dalvino Barbosa.

Em partida válida pela 9ª rodada do campeonato maranhense 2024, o Tuntum venceu o Maranhão Atlético Clube pelo placar de 2 a 0, no estádio Rafael Seabra em Tuntum, Neto Maranhão e Michel, marcaram os gols do Leão dos Cocais, com a vitória o Tuntum, além de quebrar a invencibilidade do Maranhão no campeonato, chegou aos 12 pontos e permanece no G4 independente do resultado do Pinheiro contra o Moto no jogo de hoje que fecha a rodada, no critério número de vitorias o Tuntum já tem 3 e o Pinheiro só pode chegar a duas.

O JOGO:
1º TEMPO.
Líder e com 3 pontos de vantagem para o segundo colocado, o Maranhão optou por escalar um time alternativa contra o Tuntum, da equipe titular, apenas o capitão Vander iniciou jogando, o jogo iniciou com as duas equipes se estudando , sem oportunidades de gols, para nenhuma das equipes, o treinador Marlon Cutrim, foi obrigado a fazer uma substituição por ordem médica, o volante Clemilson, saiu machucado, para entrada de Neto Maranhão, essa mudança melhorou o Tuntum no setor de meio campo e o time começou a incomodar o goleiro Jean do Maranhão, que fez uma boa defesa aos 22 minutos após um chute do atacante Cleber Pereira, a resposta do Maranhão veio com um chute cruzado de Alexandre ao 29, Chicão colocou para escanteio, a melhor chance para abertura do placar veio com Cleber Pereira, Mikael sofreu pênalti , o atacante bateu com muita displicência e Jean defendeu evitando o primeiro gol do Tuntum, aos 38, Neto Maranhão, fez o primeiro gol do Tuntum, após jogada de Michel, pela esquerda ele bateu forte da entrada da área para vencer o goleiro Jean, nos acréscimos do primeiro tempo, Neto Maranhão bateu escanteio e Michel de cabeça, ampliou para 2 a 0.
2º TEMPO.
Com desvantagem no placar o treinador do Maranhão Gabriel Junior, fez três  mudanças no intervalo, entraram os dois principais jogadores de criação do time, Ronald , Vinicius Barata, e Capote, a equipe melhorou teve maior posse de bola, más não criava oportunidades para fazer gols. Com um bom comportamento defensivo o Tuntum seguia perigoso nos contra ataques e obrigou o goleiro Jean a praticar três grandes defesas em chutes de Cleber Pereira aos 8 minutos,, no minuto seguinte, Romério bateu colocado e Jean se esticou para evitar o terceiro gol, e aos 16 outra vez, Cleber Pereira, em chute cruzado. A partir dos 18 minutos, o Maranhão melhorou, entraram, Leone, Franklin, Ronald Camarão acertou o travessão de Chicão em chute de fora da área, com essa pressão quadricolor o treinador Marlon Cutrim, fez três alterações com as entradas de Cris, Luís Jorge e Alan, para as saídas de Cleber Pereira Mikael e Michel, o Maranhão ainda teve um gol anulado, o zagueiro Denilson estava em posição de impedimento, no finalzinho o arbitro Ronilton ainda expulsou Neto Maranhão, pelo Tuntum e Ronald do Maranhão.
COMO FICA:
Com a vitória, o Tuntum chega aos 12 pontos, permanece no G4, independente do resultado do jogo do Pinheiro, o Leão dos Cocais, tem 3 vitórias e o Pinheiro caso vença hoje só chegará a duas, na próxima rodada vai enfrentar o Sampaio em São, Luís, alias o time terá uma sequencia muito difícil com três jogos fora de casa, Sampaio, Moto e Pinheiro respectivamente. Já o Maranhão, vira a chave para Copa do Brasil, na quarta feira recebe o Ferroviário – CE, pelo maranhense só volta a jogar no próximo domingo em Pinheiro, contra o Pinheiro.

Dalvino Barbosa

Professor Dalvino Barbosa.Graduado e com Especialização em Matemática, pela UEMA. Jornalista Reg. 001879/MA. Procuro sempre fazer o melhor dando o máximo da minha capacidade, Amo minha família,maranhense com muito orgulho.