Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Dutra anuncia pagamento do piso nacional para profissionais da enfermagem para a próxima semana

O Secretário Municipal de Saúde de Presidente Dutra, Micherlli Fernandes (foto), veio a público anunciar que o pagamento do piso nacional da enfermagem tem prazo para ocorrer até sexta-feira da próxima semana, dia 22. E será pago.

O secretário aproveitou a oportunidade para esclarecer informações falsas que circularam em grupos de WhatsApp e redes sociais, dando conta de que o prefeito Raimundinho da Audiolar “não paga” ou “não vai pagar” o piso salarial e o retroativo dos enfermeiros do município. “É triste a gente vê “notícias” e comentários assim por conta de política; é lamentável”, declarou Micherlli Fernandes

Segundo Micherlli Fernandes, essas informações são completamente infundadas e têm como único propósito tentar manchar a reputação da gestão do prefeito Raimundinho da Audiolar, algo que, nas palavras do secretário, jamais conseguirão. Ele enfatiza ainda que a prefeitura está comprometida em cumprir as determinações do Ministério da Saúde e realizar o pagamento integral do piso nacional da enfermagem. “Isto é uma preocupação e determinação do nosso prefeito Raimundinho da Audiolar”, disse o secretário.

O Secretário Municipal de Saúde destacou que, se aqueles que divulgaram essas informações falsas sem lhe procurar para dar a sua versão dos fatos, não estariam divulgando notícia tão fora de contexto, para não dizer mentirosa. Micherlli Fernandes reafirmou que a prefeitura tem até o dia 22 para efetuar o pagamento, cumprindo todas as obrigações legais com a classe dos enfermeiros, do qual ele faz parte.

Em relação ao retroativo dos enfermeiros, Micherlli Fernandes esclareceu que a folha de pagamento está pronta desde a última quarta-feira e foi entregue à Secretaria Municipal de Finanças para os pagamentos devidos aos profissionais de enfermagem. Ele detalhou que recebeu um valor de R$ 1.111.000 no dia 22 de agosto, referente ao pagamento retroativo do piso da enfermagem dos meses de maio, junho, julho e agosto.

De acordo com o Ministério da Saúde, a prefeitura tem até 30 dias para efetuar o pagamento, ou seja, até dia 22 de setembro. O secretário também explicou que a aprovação do pagamento da complementação do piso salarial para a classe de enfermagem, tanto para contratados como para concursados, foi submetida à Câmara Municipal e aprovada no dia 30 de agosto. Posteriormente, ele preparou uma folha de pagamento, que foi entregue na quarta-feira, dia 6 de setembro, ao setor financeiro.

Considerando que na quinta-feira houve feriado e na sexta-feira foi ponto facultativo, “é provável que esses dias agora sejam utilizados para efetuar os pagamentos. Vale ressaltar que o pagamento do retroativo será realizado em uma folha complementar; ou seja: será paga separadamente do salário regular dos profissionais. A administração do prefeito Raimundinho da Audiolar está comprometida em cumprir todos os seus compromissos com a categoria e em garantir que os enfermeiros recebam o que lhes é devido dentro dos prazos estipulados pelo Ministério da Saúde”, finalizou Micherlli Fernandes.