REPORTAGEM ESPECIAL: Caso inédito! Homem do Maranhão realiza transplante de coração e rins em Recife-PE, revelando falhas no sistema de transplantes no estado

Duarte Branco (Transplantado) e Dr. Victor Castro (Cardiologista)

Um caso inédito vem despertando atenção no campo da saúde: um homem residente na cidade de Presidente Dutra, interior do Maranhão passou por dois transplantes dolorosos para sua saúde, primeiro de coração e, meses depois, de rins, em Recife, capital de Pernambuco. Esse acontecimento representa uma oportunidade para refletir sobre as limitações do sistema de transplantes no Maranhão, onde a falta de investimentos nesse tipo de procedimento acarreta no sofrimento dos pacientes que precisam se deslocar para outras cidades em busca de tratamentos como a hemodiálise.

O homem em questão, é o servidor público municipal Duarte Branco de 52 anos de idade, portador de doença reumática valvar desde a infância. Em 2006, antes de ser transplantado, ele havia trocado duas válvulas no Hospital São Marcos em Teresina; em 2020 foi implantado CDI e Ressincronizador no Hospital Carlos Macieira em São Luis-MA. “Ele estava evoluindo muito mal, o CDI e o Ressincronizador foi uma tentativa de melhorar a força do coração e os sintomas”, declarou o cardiologista Dr. Victor Castro, diretor do Centro Maranhense de Cardiologia, médico responsável pelo atendimento a Duarte Branco em Presidente Dutra e pelo seu encaminhamento a Pernambuco.

De acordo com Victor Castro, mesmo com todos os procedimentos descritos acima, o paciente não apresentou melhora e em Dezembro de 2020 foi encaminhado ao Hospital IMIP – Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira na grande Recife, onde permaneceu sob os cuidados da equipe médica coordenada pelos Doutores Fernando Figueira e Rodrigo Carneiro, aguardando um doador compatível de coração.

Duarte Branco e o Dr. Rodrigo Carneiro

Quatro meses depois, em abril de 2021, surgiu a oportunidade do primeiro transplante; a família de um jovem em morte cerebral de Petrolina autorizou a doação do coração. Um ano depois, outro jovem também em morte cerebral teve o rim doado pela família.

O Dr. Victor Castro comemora o sucesso do transplante duplo em ocasiões diferentes, com mais de um ano de um procedimento para o outro. Para ele, um caso inédito no Brasil. E o mais importante, tudo de graça para o paciente. “Sem custo algum para o paciente, 100% SUS, 100% IMIP”, vibra o Dr. Victor Castro.

Um marco na medicina:

A realização bem-sucedida de dois transplantes em um único paciente em datas diferentes, é um feito notável que ilustra os avanços médicos e a importância dos procedimentos transplantológicos na vida das pessoas. No entanto, é lamentável que esse caso inédito tenha ocorrido fora do Maranhão, em Recife, revelando as limitações existentes no estado nesse tipo de procedimento.

O Maranhão conta hoje com uma boa infraestrutura de prédios hospitalares, destacando os investimentos em saúde. No entanto, é preocupante constatar que a mesma atenção não é dada aos transplantes, principalmente ao transplante de rins. Essa lacuna acarreta em dificuldades adicionais para os pacientes que precisam se deslocar para outras cidades em busca de tratamentos, aumentando seu sofrimento físico e emocional.

A importância dos transplantes:

Os transplantes são procedimentos que oferecem uma nova esperança para muitas pessoas que sofrem com doenças crônicas ou em estágios avançados. Ao possibilitar a substituição de órgãos comprometidos, os transplantes podem melhorar a qualidade de vida e até mesmo salvar vidas com no caso de Duarte Branco que atualmente leva uma vida normal.

Ainda de acordo com o cardiologista Dr. Victor Castro, no caso específico do transplante de rins, fosse realizado no Maranhão reduziria consideravelmente o sofrimento dos pacientes, evitando longos deslocamentos e oferecendo uma solução terapêutica mais eficiente e acessível. “Com certeza diminuiria as internações e os deslocamentos dos pacientes para fazer hemodiálise em outras cidades e até fora do Maranhão”, afirma.

Duarte Branco e o Dr. Fernando Figueira

A necessidade de investimentos urgentes:

O caso inédito do servidor público municipal Duarte Branco que realizou transplantes de coração e rins em Recife, deixa claro a falta de investimentos adequados e equilibrados no sistema de saúde do Maranhão. Portanto, é essencial que os gestores – Estadual e Municipal – reflitam e considerem a importância dos transplantes e promovam a expansão dos serviços no estado e municípios, garantindo uma assistência completa e digna aos pacientes que necessitam desses procedimentos. Somente assim será possível diminuir o sofrimento daqueles que precisam se deslocar para outras cidades em busca de tratamentos como a hemodiálise, oferecendo uma solução mais eficiente e humanizada para a saúde da população maranhense.

Duarte Branco com o Dr Cristiano Berardo, o Cirurgião que realizou o transplante cardíaco.