Evento esportivo beneficente é cancelado em Dom Pedro por falta de documentação

Neste último domingo (30), estava previsto o 1º Encontro Grau de Rua Nego Felas na cidade de Dom Pedro, um evento estadual que reuniria motociclistas de 37 cidades do Maranhão em um encontro beneficente. No entanto, o evento teve que ser cancelado horas antes de sua realização devido à falta de documentação necessária para a sua realização, conforme determinação da Delegacia de Polícia Civil local.

Contudo, mesmo com os esforços dos organizadores em providenciar toda a documentação exigida, a licença expedita pela Delegacia de Polícia Civil de Dom Pedro e outras autorizações não foram apresentadas a tempo.

Elidones Gomes Teixeira, presidente da entidade organizadora, afirmou que todas as licenças foram providenciadas e entregues à delegacia, inclusive enviando um documento do Ministério Público que dava um prazo para a obtenção das autorizações necessárias junto aos órgãos competentes. “Tínhamos todas as licenças, mas o tenente Alves por vontade própria disse que não apoiava o evento que foi hoje e fez barreiras e prendeu bastante motos dos visitantes das cidades vizinhas”, relata Elidones.

Clique na imagem abaixo para ver os documentos enviados ao Blog por Elidones

Por outro lado, o Tenente-Coronel Alípio, comandante do 18º Batalhão da Polícia de Presidente Dutra, ao qual o Quartel de Dom Pedro é subordinado, afirmou que as afirmações do organizador são inverídicas. “O Tenente Alves estava apenas cumprindo um ofício da Delegada Renata Alexandre Lins, determinando o cancelamento do encontro por não cumprir os requisitos legais”, afirmou o comandante do 18º BPM. Alípio enfatizou ainda, que a Polícia Militar tem o dever de fiscalizar e garantir que todos os eventos estejam em conformidade com as leis e normas vigentes.

Em contato com o Blog, a Delegada Renata Lins confirmou o cancelamento do evento por falta de licença junto à Polícia Civil e outros órgãos, especialmente por se tratar de uma realização em via pública. A delegada ressaltou que, o tipo de evento já promovido pelo organizador é considerado crime, já que envolve condução de veículos sem placa e manobras arriscadas.

Quanto à documentação que o organizador alega ter entregue delegacia, ela escreveu o seguinte: “Apenas no dia 27.07.2023, às 17:19, ou seja, próximo ao final do expediente da semana, tendo em vista que dia 28.07.2023 foi feriado, o organizador encaminhou o ofício de n° 08/2023 (em anexo), apenas informando a realização do evento, em que pese já ter sido advertido quanto à necessidade de expedição de licença pela Autoridade Policial, o que inviabilizou qualquer organização por parte desta signatária quando a organização da segurança pública para guarnecer o evento”, disse a delegada no ofício.

O cancelamento do 1º Encontro Grau de Rua Nego Felas é uma lição para que todos os eventos sejam organizados de forma responsável e com a devida autorização dos órgãos competentes. A segurança da população e a ordem pública devem sempre ser prioridades para que ações delitivas e situações vexatórias sejam evitadas. O respeito às normas é fundamental para o bom andamento das atividades e para garantir o bem-estar de todos os envolvidos.

ABAIXO O OFÍCIO QUE A DELEGADA RENATA LINS ENCAMINHOU À POLÍCIA MILITAR