Cenário Político de Santo Antonio dos Lopes: Entre inércia e estratégia

O cenário político em Santo Antonio dos Lopes parece estar marcado por um jogo de estratégias, inércia e supostas vitimizações. Enquanto a deputada Ana do Gás e a vice-prefeita Cibele Napoleão, ambas pré-candidatas à prefeitura, aparentam uma certa acomodação, o atual prefeito Bigu de Oliveira segue fazendo o que sempre gostou de fazer: dá uma de morcegão visitando eleitores na calada da madrugada em busca de apoio político visando as eleições do no que vem.

Ana do Gás, conhecida por sua atuação na Assembleia Legislativa, tem sido vista com menor frequência no município, gerando questionamentos sobre a sua proximidade com o eleitorado. A sua estratégia de campanha ainda está por ser decifrada, já que os eventos festivos e outras pequenas ações promovidos pela deputada podem não ser suficientes para garantir a conquista do eleitor.

Enquanto isso, Cibele Napoleão se esforça para manter uma presença constante na cena política local. No entanto, a realização de festas e comemorações podem também não serem o suficientes para angariar votos em um município onde a população valoriza mais as questões financeiras do que a realização de obras propriamente dito. A pré-candidata precisará de um plano mais sólido para convencer os eleitores de que pode fazer a diferença neste cenário conturbado que é a campanha eleitoral de Santo de Santo Antonio dos Lopes.

Do outro lado, Bigu de Oliveira, atual prefeito, parece estar agindo com maior astúcia, caladinho e comendo pelas beiradas. Enquanto as outras pré-candidatas parecem se acomodar, ele percorre bairros e povoados, sempre sozinho e na calada da noite, na tentativa de consolidar apoios e garantir alianças. Sua estratégia pode ser o fator que definirá o resultado das eleições.

Bigu de Oliveira é conhecido por sua forma peculiar em campanhas. Seu estilo de se apresentar como um “coitado”, vestindo camisa de malha, boné e óculos escuros, tem sido parte de suas campanhas anteriores. No entanto, ele é considerado por muitos como uma figura política fria, calculista e habilidosa, que busca sempre fortalecer seus laços com aliados e eleitores, e isso, segundo seus aliados, o credencia lutar para fazer seu sucessor ou sucessora.

“Queiram ou não os seus adversários, o prefeito Bigu de Oliveira ainda é atualmente a maior liderança política de Santo Antonio dos Lopes, com chances reais de fazer o seu sucessor ou sucessora, sejam eles quem for”, avalia um vereador da base do prefeito.

Em uma gestão de seis anos e meio, Bigu de Oliveira não possui uma obra que possa ser creditada como sua, o que tem gerado críticas por parte de adversários. O prefeito investiu em estabelecer relações diretas com os seus eleitores, o que o coloca em uma posição estratégica. E ele e todo mundo sabe que esse, é o momento de cobrar a “fatura” depois de segurar tanta gente e por tanto tempo usufruindo das benesses de uma das prefeituras mais ricas do Maranhão.

Apesar de declarar apoio à vice-prefeita Cibele Napoleão, segundo relato da própria, as movimentações nos bastidores indicam que o cenário pode ser mudado. O apoio do prefeito pode ser crucial, mas também é possível que Bigu esteja articulando outro nome para a sua sucessão, que, por enquanto é segredo para alguns, e para outros nem tanto.

Enquanto Ana do Gás e Cibele Napoleão estão paradas no tempo sem uma pré-campanha mais aguerrida e mais consolidada, Bigu de Oliveira parece estar trabalhando para garantir uma sucessão estratégica que lhe permitirá manter sua influência na política local. Dos três, quem será o nome que sairá vitorioso, apenas o tempo dirá.