- Adonias Soares
- 29/12/2025

Cerca de 250 líderes comunitários estiveram reunidos domingo (28) em Itapecuru-Mirim, em almoço organizado pelo prefeito Fillipe Marreca, para declarar apoio à pré-candidatura do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, ao Governo do Maranhão, nas eleições de 2026. O encontro foi mais uma demonstração do crescimento político de Orleans, em todas as regiões do Maranhão.
“Aqui reunimos nosso grupo político, lideranças das 250 comunidades de Itapecuru-Mirim, para declarar que estamos com você e iremos caminhar juntos em 2026 para eleger um governador jovem, que trabalha pela juventude e pelas pessoas mais necessitadas de todo o Maranhão. Itapecuru-Mirim reconhece a sua capacidade para o trabalho e seu carinho por nossa cidade”, declarou o prefeito Fillipe Marreca, durante o encontro.
O ex-prefeito Júnior Marreca, que integra a gestão estadual como secretário de Indústria e Comércio, justificou o apoio de seu grupo à pré-candidatura de Orleans Brandão ao defender a continuidade de um governo aprovado por 70% da população porque trabalha, realiza obras importantes para que as pessoas que mais precisam sejam beneficiadas, que tirou mais de um milhão de pessoas da extrema pobreza e investe na geração de emprego e renda: “Itapecuru te recebe de braços abertos como nosso pré-candidato e com a certeza de que será o melhor governador da história do Maranhão”.
Os deputados federais Neto Marreca e Hildo Rocha também participaram do almoço e reafirmaram o apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão. “Ele tem tido essa recepção calorosa em todos os municípios porque trabalha com sentimento, gosta das pessoas. Conhece todas as ações do governo estadual nos 217 municípios, tem determinação, juventude e todas as condições para dar continuidade ao grande trabalho do governador Carlos Brandão”, afirmou Neto Marreca. “É ele quem aproxima o governo da população, por meio das suas lideranças. É aberto ao diálogo, tem capacidade técnica e sensibilidade. Estaremos juntos em 2026 para que o desenvolvimento do Maranhão tenha continuidade”, enfatizou Hildo Rocha.
Orleans Brandão fez um breve relato do trabalho à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas – que o levou a conhecer os problemas e intermediar soluções para os 217 municípios – e reafirmou que nunca um governo fez tanto em tão pouco tempo, citando programas como o Maranhão Livre da Fome e o Educação de Verdade, e o aumento da rede de restaurantes populares – 94 para 205 -, da rede de hemodiálise (de 250 para 750 cadeiras), e dos Viva Procon, de 45 para 140 unidades.
“Sou muito grato pelas manifestações de apoio de pessoas que acompanharam nossa luta nos últimos três anos para levar melhores condições de vida para os maranhenses. Alcançamos muitos resultados positivos e vamos continuar trabalhando para manter o Maranhão em pleno desenvolvimento”, finalizou Orleans Brandão.
- DALVINO BARBOSA
- 24/12/2025

Por: Dalvino Barbosa
Para quem gosta de emoção no futebol, a decisão do Campeonato Municipal da 1ª divisão de Tuntum -MA entre Atalanta e União foi um verdadeiro teste de nervos para os torcedores das duas equipes. Uma partida bastante movimentada com 4 gols, expulsão e gols contra, no tempo normal o Atalanta abriu o placar com o atacante Leandro, fazendo 1 a 0, ainda no primeiro tempo em uma infelicidade do próprio do Leandro, o União chegou a igualdade com gol um contra deixando tudo igual no marcador. O segundo tempo foi eletrizante o União iniciou pressionando buscando a vitória e conseguiu a virada em mais um gol contra ,agora com o zagueiro Otilo, em vantagem no placar , a equipe do União estava controlando o jogo e administrando a vitória que até aquele momento garantia o título da competição, só que o meia Lucas da Nyke, fez uma falta mais dura, e recebeu o seu segundo cartão amarelo e por consequência o vermelho, a expulsão deixou a equipe do União mais exposta no setor de meio campo, com um jogador a mais, o Atalanta passou pressionar até o árbitro Júlio, marcar um pênalti, muito contestado pela torcida do União, Netinho bateu com muita categoria e fechou o placar em 2 a 2.
DECISÃO NOS PÊNALTIS:
Com o empate o título foi decidido em cobranças do tiro livre da marca do pênalti, na primeira série de cobranças, cada equipe desperdiçou uma, Neto Maranhão pelo União e João Victor pelo Atalanta, Nas alternadas, o Atalanta levou a melhor, após o goleiro João Pedro Chutar para fora a sua cobrança e venceu por 7 a 6. Com o resultado o Atalanta conquistou seu 10º título municipal da sua história. Para o treinador do Atalanta Chiquinho, o título foi muito importante e muito valorizado pela qualidade do adversário. “Título muito importante, o último tinha sido em 2021, então pra esse ano tínhamos prometido a nós mesmo, que íamos voltar a vencer, o adversário muito bom, valorizou ainda mais nossa conquista, chegaram na final os dois melhores times, os que mais trabalharam durante o ano, infelizmente pra eles só um se torna campeão, mas parabéns pro União que montou um excelente time” Afirmou o treinado do Atalanta.
PREMIAÇÃO:
Ao todo foram distribuídos R$ 60.000,00 (Sessenta mil reais) pelo Prefeito Fernando Pessoa. O Atalanta como campeão recebeu 30 mil, o União ficou com 15 mil, o restante foi distribuído em premiações individuais.
- Adonias Soares
- 22/12/2025
Fonte:Secom
Fotos:Brunno Carvalho
Texto:Jock Dean
22/12/2025

O Governo do Maranhão uniu esforços com o Governo Federal para, em apenas um ano, inaugurar a nova Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, sobre o Rio Tocantins. A entrega aconteceu nesta segunda-feira (22), restabelecendo o tráfego da BR-226, que é essencial para a mobilidade, a economia e a integração regional. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, participou da cerimônia ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.
A cerimônia de entrega contou ainda com a presença do diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, além de outras autoridades federais, estaduais e municipais dos dois estados.
Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão se solidarizou com as famílias das 17 pessoas que foram vítimas fatais do desabamento da ponte. Ele ressaltou que, sem o empenho dos trabalhadores, não seria possível a entrega em tempo recorde. Além disso, Brandão destacou a união de várias autoridades para sanar o problema em Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO).

“Uma das coisas mais importantes na política é a palavra. Com o dinamismo do ministro Renan e a determinação do presidente Lula, a ponte foi feita em um ano. Eu e o Vanderlei também fizemos a nossa parte, mas quero agradecer também à bancada federal, aos prefeitos de Estreito e de Aguiarnópolis, todos foram parceiros, essa é uma obra feita há muitas mãos”, ressaltou.
O ministro Renan Filho enfatizou o empenho do Governo Federal para a entrega da obra no menor tempo possível e a importância do trabalho conjunto com os governos estaduais e municipais.
“Um ano atrás eu vim aqui e empenhei a minha palavra de que entregaria essa ponte e, hoje, eu voltei para entregar a ponte ao povo do Maranhão, do Tocantins e do Brasil e resgatar a minha palavra. Queria agradecer muito carinhosamente aos prefeitos [Wanderley Leite e Léo Cunha] ao governador Wanderlei Barbosa e ao governador Carlos Brandão pelo apoio que deram em todos os momentos. Também vale agradecimento à imprensa que acompanhou o andamento da obra e demonstrou os avanços com transparência”, pontuou.

Já o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, lembrou que no ano passado o sentimento da população era de incerteza, mas que graças à união com o Governo Federal e com o Governo do Maranhão, o Natal deste ano terá outro sabor para tocantinenses e maranhenses.
“O Governo Federal nos apoiou na reparação de rodovias, na restauração, ajudando com programas que atendessem a nossa população. Então isso foi fundamental. Eu quero mais uma vez agradecer esse apoio, essa rapidez que o Governo Federal agiu para fazer essa ponte, mas também no apoio à comunidade. Hoje, vemos alegria na população”, comentou.
Obra
A obra em tempo recorde foi executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com investimento de R$ 171,97 milhões. A ponte liga os estados do Maranhão e Tocantins por meio das cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO).
Desde a implosão dos pilares da antiga estrutura, em fevereiro de 2025, se passaram apenas dez meses. Para manter o ritmo acelerado da nova ponte, a obra empregou mais de 500 colaboradores atuando em dois turnos.
Desde o desabamento da antiga estrutura, em dezembro do ano passado, o Governo do Maranhão acompanhou de perto as ações emergenciais e os trabalhos de reconstrução. Durante esse período, foram implementadas ações e programas de apoio social e econômico para reduzir os impactos sofridos pela população.

Estrutura
Com 630 metros de extensão, 19 metros de largura e um vão livre de 154 metros, a nova ponte foi construída em ritmo acelerado e conta uma estrutura moderna e segura: duas faixas de rolamento, acostamentos, barreiras de proteção, além de passagem para pedestres.
Os veículos vão trafegar por duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, e contarão com dois acostamentos com três metros cada, barreiras de proteção do tipo New Jersey, dois passeios para pedestres e guarda-corpo em cada extremidade do tabuleiro.
Mais do que concreto e aço, a obra representa a retomada, com segurança, do fluxo logístico que sustenta o transporte de cargas, a produção agrícola, a atividade industrial e o deslocamento diário de milhares de pessoas entre Maranhão e Tocantins.
A inauguração da nova ponte era aguardada com ansiedade pela população já que o desabamento afetou a mobilidade urbana e o comércio local. “Ficamos muito felizes com a entrega da nova ponte com apenas um ano de prazo. Agora, a cidade vai voltar ao normal nesse fim de ano e as coisas vão melhorar para Estreito”, disse Jorge Luís, operário da construção civil.
O empresário Lázaro Santos está com expectativas positivas para o comércio da cidade com a inauguração da nova ponte. “O impacto no comércio foi muito grande porque o movimento de caminhões caiu muito. Com a retomada da travessia de caminhões na nova ponte eu acredito que tudo vai voltar a melhorar para a gente”, comentou.

Caminhoneiros comemoraram
De acordo com a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios das Micro, Pequenas e Médias Empresas de Estreito e Região (Acisape), pelo corredor viário passavam mais de 2 mil carretas por dia. Por isso, os caminhoneiros também aguardavam com muita expectativa a inauguração da ponte.
Sérgio Santana falou das dificuldades enfrentadas ao longo de 2025. “Para mim estava muito difícil porque eu moro aqui em Estreito e passava 30 a 40 dias fora de casa sem poder passar pela cidade com a falta da ponte. Agora vai melhorar 100% para nós caminhoneiros que trafegamos aqui pela ponte e vamos poder voltar em casa e ver a família com mais frequência”, comemorou.
Simião Veras afirmou que, com a nova ponte, os caminhoneiros poderão otimizar o tempo das viagens. “Para nós essa ponte é muito importante porque vai reduzir o tempo das viagens. A travessia de balsa aumentava muito o tempo de deslocamento, fora o preço que se pagava, que aumentava os custos para as empresas e mais ainda para os motoristas particulares, que foram os mais prejudicados. Então, uma ponte dessas faz uma diferença enorme no trabalho”, informou.
Para o caminhoneiro José Borges o dia de hoje foi de alegria. “Para mim é muita alegria essa ponte estar aí nova para a gente poder passar em cima, porque isso representa uma economia de mais de R$ 500 por viagem que é o que gastamos para fazer a travessia de balsa, fora o tempo de espera na fila. Então, é muito bom essa ponte retornar e a gente poder passar em paz”, afirmou.

- DALVINO BARBOSA
- 22/12/2025

Por: Dalvino Barbosa.
O final de semana foi marcada por amistosos para as equipes que disputarão o campeonato maranhense 2026, das oito equipes, apenas o Tuntum não disputou amistoso.
MARANHÃO FICOU NO EMPATE.
O Maranhão Atlético Clube, entrou em campo na tarde deste domingo para realizar um amistoso preparatório para a disputa do campeonato maranhense, brasileiro da Série C, Copa do Nordeste e Copa do Brasil, o adversário do Maranhão foi a equipe do Atlético Piauiense, o jogo terminou empatado em 1 a 1, o time piauiense abriu o marcado com o zagueiro Anderson Sobral, de cabeça, após cobrança de falta de Esquerdinha, aos 20 minutos do primeiro tempo.
O mesmo Anderson Cabral no segundo tempo cometeu pênalti no atacante Patrick, André Radija empatou para o quadricolor maranhense. O treinador Marcinho Guerreiro iniciou a partida com:
Jean; Negueba, Júlio Nascimento, Keven e André Radija; Vander, Rosivan e Vagalume; Nadson, Joelson e Will. O Maranhão estreia no Campeonato Maranhense no dia 11 de janeiro, contra o Moto Club, no Castelão.
SAMPAIO VENCE O SEGUNDO JOGO-TREINO.
Quem também se movimentou no final de semana foi a equipe do Sampaio Correa, a equipe boliviana realizou um jogo treino na última sexta-feira (19), no estádio Castelão, em São Luís, a Bolívia Querida derrotou a seleção do município de Rosário em jogo-treino válido pelo segundo teste da pré-temporada, a equipe comandada por Luciano Quadros venceu por 4 a 0. gols da vitória tricolor foram marcados pelo lateral Peu, pelo zagueiro Clebson e duas vezes pelo meia Matheus Moresche. A estreia no estadual está marcada para 10 de janeiro, contra o Imperatriz, às 19h30, no estádio Frei Epifânio da Abadia.
MOTO VENCE O PRIMEIRO AMISTOSO.
Em jogo preparatório para a disputa do campeonato maranhense o Moto venceu a seleção de Cantanheide por 1 a 0 na tarde de sábado(20), no CT Pereira dos Santos, o gol que garantiu a vitória motense teve a participação direta de duas caras novas do elenco, o atacante Bacurau marcou o gol depois de uma assistência de Patrick. O treinador Jairo Nascimento iniciou o jogo amistoso com a seguinte formação: João Ciríaco, Jadiel , Neto , Denilson e Yan Nascimento, Hudson, Lucas Santa Helena e Gotinha, Jean, Warllen e Jefinho. A estreia do Moto será no dia 11 de janeiro, pelo Campeonato Maranhense, contra o Maranhão, no Castelão.
IMPERATRIZ VENCEU A SELEÇÃO DE RIBEIRÃZINHO.
O Cavalo de Aço entrou em campo para a realização de seu segundo jogo-treino de preparação para temporada 2026 a equipe do treinador Silvio Criciuma conquistou mais uma vitória. Na última sexta-feira, o Cavalo de Aço derrotou a seleção do município de Ribeirãozinho do Maranhão por 3 a 1. Os gols foram marcados por Gustavo Lobó, Wendel Bahia e João Pedro.
Na temporada 2026, o Imperatriz disputará quatro competições: Campeonato Maranhense, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e a Série D do Campeonato Brasileiro. A estreia oficial será no dia 10 de janeiro, às 19h30, contra o Sampaio Corrêa, pela abertura do Estadual, em confronto marcado para o estádio Frei Epifânio D’Abadia.
LUMINENSE VENCE O SÃO LUIS.
Quem também se movimentou no final de semana foi a equipe do Luminense, o Caçula da primeira divisão maranhense conquistou mais uma vitória no segundo teste da pré-temporada. A equipe do treinador Leandro Lago superou o Sub-20 do São Luís por 3 a 1, em partida realizada na Arena Charlles Muller, na Grande Ilha. Os gols do Leão foram marcados por Klaivert, Índio Potiguar e Geovanio Batata. O Leão de Paço, fará sua estreia no Campeonato Maranhense no dia 11 de janeiro, às 15h30, contra o Tuntum, no Estádio Rafael Seabra.
ITZ GOLEIA NO PRIMEIRO JOGO PREPARATIVO.
No estádio Pedro Maranhão O ITZ Sport enfrentou em jogo-treino de preparação para a temporada 2026, o Atlético Açailândia, uma equipe amadora da cidade, o Camaleão goleou por 6 a 0. Sob o comando do técnico Charles Guerreiro, a equipe segue firme na preparação para disputar, pela primeira vez, a primeira divisão do Campeonato Maranhense. A estreia oficial do ITZ Sport na primeira divisão está marcada para o dia 11 de janeiro, às 16h, contra o IAPE, no Estádio Nhozinho Santos, em São Luís.
IAPE FOI DERROTADO NO PIAUI.
O IAPE, optou por realizar amistosos no vizinho estado do Piauí, foram três jogos treinos, onde o Canário da Ilha não se deu bem, no primeiro amistoso perdeu para o Atlético-PI pelo placar de 1 a 0, já na última sexta-feira(19), sofreu mais uma derrota para o Fluminense-PI por 2 a 0. Os gols da equipe piauiense foram marcados por Matheus Taumaturgo e João Vitor. O terceiro amistoso terminou com empate em 2 a 2 com o Piaui. IAPE terá calendário cheio, com disputas no Campeonato Maranhense, Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro. A estreia oficial será no dia 11 de janeiro, contra o ITZ Sport, no estádio Nhozinho Santos, em São Luís, pela abertura do estadual.
- Adonias Soares
- 20/12/2025

A gestão do prefeito e Presidente Dutra Raimundinho da Audiolar, mais uma vez deixou todas as administrações anteriores comendo poeira. Pela primeira vez na história do município, os servidores públicos municipais receberam seus salários de dezembro antes do Natal, com pagamento realizado no último dia 18 de dezembro de 2025, um feito que confirma a seriedade, o planejamento e o respeito com quem faz a máquina pública funcionar.
Desde o primeiro dia de governo, Raimundinho firmou um compromisso: pagar servidores e fornecedores rigorosamente em dia. Promessa feita, promessa cumprida. Não houve atraso, não houve desculpa, o que houve foi responsabilidade, organização financeira e gestão eficiente e competente. E agora, com a antecipação do salário de dezembro, o prefeito eleva ainda mais o seu padrão de governança pública municipal em Presidente Dutra.
De acordo com o secretário de Administração e Finanças, Rômulo Carvalho, os salários de servidores efetivos, comissionados e contratados foram depositados na conta do servidor, 12 dias antes do final do mês. Orgulhoso do resultado da gestão fiscal, Rômulo destacou que o feito nunca havia sido praticado por nenhuma outra administração anterior.
“É, e sempre foi, um compromisso do nosso prefeito Raimundinho da Audiolar pagar as folhas rigorosamente em dia. E este mês de dezembro ele foi mais longe, garantindo o salário antes do Natal e dando mais tranquilidade aos servidores e suas famílias”, comemorou Rômulo Carvalho.
Enquanto muitos municípios enfrentam dificuldades, Presidente Dutra segue sendo exemplo. Uma gestão que planeja, cumpre e respeita, e acima de tudo mostra que quando há responsabilidade, compromisso e seriedade, os resultados aparecem. E quem ganha com isso é o povo.

- Adonias Soares
- 15/12/2025

Faltando menos de 15 dias para o Natal, a prefeitura de Santo Antônio dos Lopes resolveu, aparentemente, reinventar o conceito de decoração natalina. Nada de pisca-pisca, presépios ou árvores iluminadas. A grande atração deste domingo, 14 de dezembro, na Praça Central da cidade, ironicamente localizada em frente ao prédio da Prefeitura, foi um verdadeiro espetáculo de urubus, que tomaram conta do espaço durante todo o dia.
É isso mesmo. Em pleno dezembro, no coração da cidade e sob os olhos da gestão municipal, o que se viu foi uma infestação de aves carniceiras, compondo um cenário digno de filme pós-apocalíptico. Se a intenção da prefeita Cibele Napoleão era chocar, ela conseguiu. Se era cuidar da cidade, vem falhando miseravelmente.
Enquanto os urubus faziam a festa, a prefeita parecia completamente desconectada da realidade. A sensação entre os moradores é de abandono total.
Leitores do Blog de Adonias Soares relatam que a situação chegou a um ponto tão caótico que algumas pessoas já confessam sentir saudades do ex-prefeito Eunélio Mendonça. Quando um passado sombrio edesastrado começa a parecer melhor que o presente, é um sinal claro de que algo vem dando muito errado.
De acordo com informações, nas mesas de bar, nas esquinas e nas conversas informais pela cidade, o comentário é praticamente é um só: Cibele Napoleão realiza o pior primeiro ano de governo municipal da história de Santo Antônio dos Lopes. E antes que alguém tente vim com o discurso esfarrapado da “falta de dinheiro”, lembre-se um detalhe inconveniente para a atual gestão. Santo Antônio dos Lopes é conhecida como a “cidade do gás”. Os repasses da União e do Governo do Estado são milionários, constantes e generosos. Dinheiro não falta. O que falta, e muito, é gestão, planejamento e, principalmente, respeito com a população. Os cofres da prefeitura engordam mês após mês, enquanto a cidade apodrece literalmente.
Assim, enquanto a população assiste à cena patética dos urubus ocupando a principal praça de Santo Antônio dos Lopes como se fossem parte da decoração de Natal, a prefeita Cibele Napoleão segue em um silêncio ensurdecedor e mergulhada em um sono profundo, alheia à vergonha pública que se instala bem diante da porta da Prefeitura.
Se essa é a marca do primeiro ano de governo “Cibeliano”, o que esperar dos próximos? Em Santo Antônio dos Lopes, o Natal chegou cedo; mas o presente foi um desastre.