Irene Soares quer doar poços artesianos do município para a CAEMA

torneiraEncontra-se desde a semana passada na Secretaria da Câmara Municipal de Presidente Dutra o Projeto de Lei 004/2009 que autoriza o poder executivo (prefeitura) doar os poços artesianos e redes de distribuição d’água para a CAEMA dos povoados Calumbi, Palma, Creoli do Joviniano, São João da Lagoa e dos Bairros Lagoa Grande, Santa Maria e Remy Soares (CIBRAZÉM). De acordo com o PL os poços e as redes de distribuição d”água serão doadas no estado em que se encontram. O projeto para ser aprovado precisa de dois terços, ou seja: que seis vereadores votem a favor, a prefeita só tem cinco. Um vereador da oposição em contato com o blogue disse que vai apresentar uma emenda ao PL excluindo os poços artesianos e as redes de distribuição dos povoados, “Os quatro vereadores da oposição estão fechados nesse sentido, só aceitamos a doação dos poços da sede”, afirmou o vereador. O curioso é que alguns desses poços foram perfurados há bem pouco tempo pela prefeitura em convênio com o governo do estado, portanto, não dar pra se ter noção se estão dando prejuízos ou não para o município. Nada contra a doação, o que os moradores de cada bairro desses querem saber é o que a CAEMA vai oferecer por receber os poços assim de mão beijada. Sabemos que a CAEMA  é a responsável pela distribuição d’água em todo estado, agora, pegar um bem do município e doar desta forma sem a população ter nada em troca, só mesmo a conta pra pagar no final do mês é que não se pode concordar. Há vários anos a CAEMA não perfura um só poço artesiano em Presidente Dutra, fica só esperando a prefeitura perfurar para receber prontinho, assim fica fácil né? É só correr pro abraço. E é essa mesma CAEMA que não consegue manter nem a estrutura que tem, haja vista as inúmeras reclamações diárias da comunidade diante do péssimo serviço oferecido pela companhia. O que a prefeitura quer mesmo é se livrar de um pepino grande passando para a combalida e falida CAEMA e quem paga o “pato” ou a conta é a população.

2 thoughts on “Irene Soares quer doar poços artesianos do município para a CAEMA

  • 4 de maio de 2009 em 17:48
    Permalink

    Agua paga nos povoados! faltava só isso agora. Veremos o que os moradores do ninho da pipira, entenda Criole, acha disso.

  • 16 de maio de 2009 em 08:54
    Permalink

    Caro Adonias, bom-dia!

    Volto ao seu blog para contribuir com um pequeno comentário sobre a utilização dos recursos hídricos de Presidente Dutra.

    Inicialmente seria importante que fosse disponibilizado aqui o teor do Projeto Lei 004/2009 que tramita na Câmara Municipal para que possamos ter uma visão mais ampla do assunto e aproveitarmos a oportunidade em que o governo do estado firma parceria com a CAESB – Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal e sairmos na frente.

    Mês passado tive a oportunidade, em uma breve discussão com um político de alta envergadura da cidade, de levantar a questão da qualidade da água potável fornecida, assim como a drenagem e canalização do córrego Riachinho, em toda sua extensão urbana, com a construção de uma belíssima avenida urbanizada em suas margens.

    A princípio o assunto salta aos olhos como uma grande utopia, mas exeqüível e oportuno para o momento que passa o Maranhão no que se refere a enchentes e calamidades públicas decorrentes.

    Havendo projetos, assegura o Presidente Lula, não faltarão recursos.

    Hoje, 16/maio, o Jornal de Brasília, na coluna Do Alto da Torre, noticia uma parceria que vem calhar. Aqui se encontra a grande oportunidade do poder local trabalhar um projeto dessa envergadura dentro dos Ministérios da Cidade e do Meio Ambiente.

    A CAESB detém a expertise para a execução de uma ação integrada dessa natureza, além de poder ajudar o município na obtenção dos recursos no governo federal.

    Deu no Jornal do Brasília

    Caesb no Maranhão

    Diante da presença da governadora Roseana Sarney, o presidente da Caesb, Fernando Leite, firmou uma parceria com a Caema, a empresa de saneamento do Maranhão, para levar água potável para todos os maranhenses. O programa priorizará a busca de eficiência administrativa, comercial e financeira, além de projetos de engenharia de água e esgotos. A Caesb foi escolhida pela governadora Roseana Sarney por ter sido moradora do DF por muito tempo e julgar que a empresa brasiliense leva água potável de excelente qualidade para mais de 99% do DF, além coletar 94% dos esgotos, com 100% de tratamento. A parceria foi assinada no Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão.

    Assim, caro Adonias, vejo a oportunidade do poder local, com a participação de todos, iniciar a busca por soluções definitivas dos problemas com a drenagem e canalização do córrego Riachinho e da qualidade da água potável, na cidade de Presidente Dutra.

    Obrigado,

    Ademir Barbosa
    Brasília DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*