Ser ou não ser candidato! Escolha fácil ou difícil?

Por Biné Soares

Enveredar pelos caminhos da política não vem sendo uma das escolhas mais fáceis na vida do ser humano, principalmente nos dias de hoje, em que a liberdade de imprensa juntamente com a fiscalização por parte de alguns Órgãos de Controle e da polícia, transformam rapidamente o cidadão comum em verdadeiro protagonista das matérias estampadas na mídia. De repente, o cordeiro se torna lobo ou o lobo perde a veste, bastando para tal a evidência de um fato atípico tornado público por mero desleixo, descuido ou por uma investigação por quem assim possa fazer. O caso Carlinhos Cachoeira e seus desdobramentos deixam claro o verdadeiro “inferno astral” porque passa uma pessoa que se envolve em escândalos envolvendo recursos públicos. O Senador da República Demóstenes Torres (sem partido – GO) em seu depoimento nesta semana na CPI do Congresso Nacional disse que “atualmente toma remédios para dormir que não fazem mais efeitos e que não consegue mais encarar seus amigos” diante de tanta vergonha. Assim, é que vemos o quanto o título de político passou a ser um adjetivo difícil na vida de algumas pessoas. Sem que façamos grandes comparações e guardando suas devidas proporções, presenciamos nos últimos dias na Região dos Cocais dois importantes fatos políticos que, repita-se, não denota o que fora explanado acima, mas que reflete a difícil escolha de carregar o nome de político. O atual prefeito de Tuntum, Chico Cunha e o pré-candidato e atual vice-prefeito de Gonçalves Dias, Christiano, desistiram abruptamente de suas candidaturas, alegando motivos ou escolhas pessoais. O certo é que a decisão tomada pelos dois pré-candidatos, um prefeito e outro vice, de não mais concorreram nas eleições de 2012 nos mostra um pouco da linha tênue que separa o público do pessoal. Acordos impossíveis de serem cumpridos e encargos pesados provavelmente assumidos para a continuidade de uma administração podem revelar num futuro próximo outros Carlinhos Cachoeira e outros Demóstenes Torres. Dos dias 10 a 30 de junho, prazo em que se esgotam as convenções para a escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, em todo o território nacional, novas surpresas poderão acontecer.

Biné Soares é advogado, especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pelo Instituto Processus de Brasília.

5 thoughts on “Ser ou não ser candidato! Escolha fácil ou difícil?

  • 3 de junho de 2012 em 02:08
    Permalink

    A LUCIDEZ DE QUEM VEM, AOS POUCOS, CONSEGUINDO SE REERGUER DEPOIS DE TER SOFRIDO UMA RASTEIRA POLÍTICA

    Em meio aos escombros, dada a passagem de um tsunami de covardia e trairagem políticas, sr. Biné Soares dá mostra de que vem conseguindo se reerguer.

    No texto acima, sr. Biné Soares consegue fazer uma análise política sobre o atual momento político em que vive não só Presidente Dutra/MA, mas também o Brasil.

    Antenado com o que acontece no cenário político, sr. Biné Soares mostra que é conhecedor do assunto, fazendo, inclusive, um prognóstico do pode ocorrer no cenário nacional, regional e municipal.

    A cada dia que passa, inquestionavelmente, fico mais convicto de que a dupla Biné e Juran é a melhor opção para governar Presidente Dutra/MA.

    Assina: André, que não é “IRMÃO DO RAIMUNDINHO TAMPOUCO ANALISTA JUDICÁRIO”.

  • 3 de junho de 2012 em 16:06
    Permalink

    Muito bom o artigo elaborado pelo jovem Biné Soares. Ele tem mesmo vocação política e noção de tudo que ainda pode acontecer.

  • 3 de junho de 2012 em 16:25
    Permalink

    Adorei o texto. Bem elaborado e consciente. Precisamos de políticos dessa envergadura. Presidente Dutra está ganhando muito com as atitudes do Bine Soares

  • 4 de junho de 2012 em 22:57
    Permalink

    A liberdade política não pode se resumir no direito de exercer a própria vontade. Ela reside igualmente no direito de dominar o processo de formação dessa vontade. (MATTELART;MATTELART,2005, p.191).

  • 5 de junho de 2012 em 09:00
    Permalink

    Valeu Biné! Estamos com vcs.Salve! Presidente Dutra. Assina: Anna, que não é “IRMÃ DO RAIMUNDINHO TAMPOUCO ANALISTA JUDICÁRIO”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*