Por Biné Soares

Enveredar pelos caminhos da política não vem sendo uma das escolhas mais fáceis na vida do ser humano, principalmente nos dias de hoje, em que a liberdade de imprensa juntamente com a fiscalização por parte de alguns Órgãos de Controle e da polícia, transformam rapidamente o cidadão comum em verdadeiro protagonista das matérias estampadas na mídia. De repente, o cordeiro se torna lobo ou o lobo perde a veste, bastando para tal a evidência de um fato atípico tornado público por mero desleixo, descuido ou por uma investigação por quem assim possa fazer. O caso Carlinhos Cachoeira e seus desdobramentos deixam claro o verdadeiro “inferno astral” porque passa uma pessoa que se envolve em escândalos envolvendo recursos públicos. O Senador da República Demóstenes Torres (sem partido – GO) em seu depoimento nesta semana na CPI do Congresso Nacional disse que “atualmente toma remédios para dormir que não fazem mais efeitos e que não consegue mais encarar seus amigos” diante de tanta vergonha. Assim, é que vemos o quanto o título de político passou a ser um adjetivo difícil na vida de algumas pessoas. Sem que façamos grandes comparações e guardando suas devidas proporções, presenciamos nos últimos dias na Região dos Cocais dois importantes fatos políticos que, repita-se, não denota o que fora explanado acima, mas que reflete a difícil escolha de carregar o nome de político. O atual prefeito de Tuntum, Chico Cunha e o pré-candidato e atual vice-prefeito de Gonçalves Dias, Christiano, desistiram abruptamente de suas candidaturas, alegando motivos ou escolhas pessoais. O certo é que a decisão tomada pelos dois pré-candidatos, um prefeito e outro vice, de não mais concorreram nas eleições de 2012 nos mostra um pouco da linha tênue que separa o público do pessoal. Acordos impossíveis de serem cumpridos e encargos pesados provavelmente assumidos para a continuidade de uma administração podem revelar num futuro próximo outros Carlinhos Cachoeira e outros Demóstenes Torres. Dos dias 10 a 30 de junho, prazo em que se esgotam as convenções para a escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, em todo o território nacional, novas surpresas poderão acontecer.

Biné Soares é advogado, especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pelo Instituto Processus de Brasília.

adonias

Comentar

COMENTÁRIOS (5)

  1. André

    03/06/2012

    A LUCIDEZ DE QUEM VEM, AOS POUCOS, CONSEGUINDO SE REERGUER DEPOIS DE TER SOFRIDO UMA RASTEIRA POLÍTICA

    Em meio aos escombros, dada a passagem de um tsunami de covardia e trairagem políticas, sr. Biné Soares dá mostra de que vem conseguindo se reerguer.

    No texto acima, sr. Biné Soares consegue fazer uma análise política sobre o atual momento político em que vive não só Presidente Dutra/MA, mas também o Brasil.

    Antenado com o que acontece no cenário político, sr. Biné Soares mostra que é conhecedor do assunto, fazendo, inclusive, um prognóstico do pode ocorrer no cenário nacional, regional e municipal.

    A cada dia que passa, inquestionavelmente, fico mais convicto de que a dupla Biné e Juran é a melhor opção para governar Presidente Dutra/MA.

    Assina: André, que não é “IRMÃO DO RAIMUNDINHO TAMPOUCO ANALISTA JUDICÁRIO”.

  2. George

    03/06/2012

    Muito bom o artigo elaborado pelo jovem Biné Soares. Ele tem mesmo vocação política e noção de tudo que ainda pode acontecer.

  3. Professor

    03/06/2012

    Adorei o texto. Bem elaborado e consciente. Precisamos de políticos dessa envergadura. Presidente Dutra está ganhando muito com as atitudes do Bine Soares

  4. Cachoeira

    04/06/2012

    A liberdade política não pode se resumir no direito de exercer a própria vontade. Ela reside igualmente no direito de dominar o processo de formação dessa vontade. (MATTELART;MATTELART,2005, p.191).

  5. Anna

    05/06/2012

    Valeu Biné! Estamos com vcs.Salve! Presidente Dutra. Assina: Anna, que não é “IRMÃ DO RAIMUNDINHO TAMPOUCO ANALISTA JUDICÁRIO”.

Deixe uma resposta









*