Inaugurada Sede Própria da Vara do Trabalho de Presidente Dutra

Com a presença da Desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, Presidente do Tribunal Regional do Trabalho 16ª Região, foi inaugurada no final da tarde desta terça-feira 25/10 a Sede própria da Vara do Trabalho de Presidente Dutra. A solenidade contou ainda com as presenças do Juiz Titular Bruno de Carvalho Montejunas e do ex Manoel Lopes Veloso Sobrinho, promotores, juízes e prefeitos de cidades vizinhas. A prefeita de Presidente Dutra, Irene Soares que estava acompanhada do seu secretário de Governo Afonso Celso Sá Sereno e do procurador do município Afonso Walter de Meneses Sereno, disse que se sentia honrada ao ver um prédio tão bem estruturado para atender a população do município: “Me sinto feliz e honrada em ter dado minha contribuição através da prefeitura para que este sonho de toda população local e da região que procura a Justiça do Trabalho tenha se concretizado, facilitando o acesso de quem procura um serviço rápido e eficiente”. Irene se referia à doação do terreno para construção da nova sede feita pela Prefeitura e autorizada por unanimidade pela Câmara Municipal. A presidente do TRT Márcia Andrea destacou a importância de Presidente Dutra como pólo de desenvolvimento regional: “A construção da nova sede da Vara do Trabalho de Presidente Dutra é um sonho almejado pelos magistrados, servidores, advogados, cidadãos e usuários desta justiça. Presidente Dutra é hoje um dos mais florescentes centros produtores do Estado, importante entroncamento rodoviário e ponto de interligação dos sistemas energéticos da CHESF e Eletronorte e ocupa hoje, merecidamente posição de destaque entre os mais promissores pólos de desenvolvimento agrícola, comercial e industrial do Maranhão”, afirmou em seu discurso. O prédio da nova sede da Vara do Trabalho que custou aos cofres públicos R$ 848 mil reais conta com um amplo estacionamento, secretaria, sala de audiências, banheiros adaptados, rampas de acesso e balcão de atendimento adaptados para cadeirantes. O Juiz Bruno de Carvalho fez questão de mostrar todas as instalações aos presentes.

Trabalho reconhecido

A Vara do Trabalho de Presidente Dutra foi instalada no município em dezembro de 2005 e atualmente atende 14 municípios da região. Em 2010 se destacou sete vezes em caráter itinerante resultando em 873 audiências e atingiu o maior índice de conciliação da região, neste mesmo ano houve acordo em 1.069 dos 1.787 processos resolvidos. Foi por estes motivos que a VT de Presidente Dutra recebeu o Selo de Qualidade em Prestação Judiciária, conferido às varas trabalhistas que obtiveram os melhores resultados em 2010 na execução, conciliação, solução de processos antigos, prazo de julgamento, atendimento à demanda e redução da taxa de congestionamento. A seguir as fotografias da solenidade de inauguração. Clique na foto para ampliar.

One thought on “Inaugurada Sede Própria da Vara do Trabalho de Presidente Dutra

  • 31 de outubro de 2011 em 10:49
    Permalink

    Relevante conquista do povo de Presidente Dutra/MA.

    Não tenho a menor dúvida de que a instalação dessa Vara do Trabalho irá repercutir diretamente numa doença crônica que existe nas grandes e, principalmente, nas pequenas cidades do Brasil: O trabalho informal (trabalho escravo, desumano, degradante etc.)

    É necessário, agora, que o Ministério Público do Trabalho, órgão de importância extraordinária no combate ao trabalho degradante, atue como fiscal das relações de trabalho.

    Resposta: Outro e obrigado pelo comentário.

    Abraço, Adonias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*