No 1º arbitral Federação apresenta 4 propostas para a forma de disputa do campeonato maranhense 2020.

Foto França Melo

Na tarde desta sexta-feira (18), a Federação Maranhense de Futebol (FMF),sediou a reunião do 1º arbitral sobre a forma de disputa do campeonato Maranhense da 1ª divisão, estiveram presentes, o Presidente da Federação Antonio Américo, o diretor de competições Hans Nina e representantes das oito equipes que disputarão a a competição, este ano a novidade foi a participação além do representante de cada equipe, a do treinador e 1 jogador. A federação propôs 4 formas de disputa. Os clubes têm até a próxima sexta (25/10) para apresentar outras propostas, e todas serão analisadas e em nova reunião marcada para o dia 28 de Outubro quando será decidido a forma de disputa.

Propostas Sugeridas pela federação.

Proposta 1: ( com 17 datas)

1 – Grupo único
2 – Todos contra todos – jogos de ida e volta
3 – Todos fazem 7 jogos como mandantes e 7 como visitantes
4 – Manter a divisão de renda
5 – Clubes do interior viajam 7 vezes na Primeira Fase
6 – Clubes da Ilha viajam 4 vezes na Primeira Fase
6 – Classificam-se os 4 primeiros
7 – Semifinal em 1 jogo – melhor campanha vantagem de jogar pelo empate e mandante
8 – Final em 2 jogos – melhor campanha vantagem de jogar a segunda partida como mandante em caso de empate a será através cobranças da marca do pênalti.

Proposta 2: ( com 11 datas)

1 – Grupo único
2 – Todos contra todos – jogos de ida
3 – Clubes do interior fazem 4 jogos como mandantes e 3 como visitantes
4 – Na Primeira Fase, 2 clubes da Ilha fazem 3 jogos como mandantes, 3 como visitantes viajando ao interior e 1 jogo como “visitante”, porém na própria Ilha e dividindo a renda
5 – Na Primeira Fase, 2 clubes da Ilha fazem 3 jogos como mandantes, 4 como visitantes, sendo 2 viajando ao interior e 2 jogos como “visitante”, porém na própria Ilha e dividindo renda
6 – Classificam-se os 4 primeiros.
7 – Semifinal em 2 jogos – melhor campanha vantagem de jogar a segunda partida como mandante em caso de empate a  disputa será nos  pênaltis
8 – Final em 2 jogos – melhor campanha vantagem de jogar a segunda partida como mandante em caso de empate a  disputa será nos  pênaltis.

Proposta 3: ( com 16 datas)

1 – 2 Grupos, com 4 clubes cada. Definição de grupos por sorteio. Definição de cabeças de chave?
2 – Primeira Fase: todos contra todos – jogos de ida e volta – dentro do grupo
3 – Classificam os primeiros de cada grupo, que fazem a final da fase – jogos de ida e volta. Mandante da segunda partida, melhor campanha. Empate em pontos e saldo de gols a  disputa será por pênaltis. Vencedor classifica para final geral.
4 – Segunda Fase: todos contra todos – jogos de ida – um grupo contra o outro
5 – Classificam os primeiros de cada grupo, que fazem a final da fase – jogos de ida e volta. Mandante da segunda partida, melhor campanha. Empate em pontos e saldo de gols a disputa será nos pênaltis. Vencedor classifica para final geral.
6 – Um mesmo campeão das duas fases será o campeão do campeonato de forma direta
7 – Final geral: jogos de ida e volta – melhor campanha faz segundo jogo como mandante em caso de empate em pontos e saldo de gols nas duas partidas , a  disputa  será por pênaltis.
8 – Equilíbrio de jogos como mandante e visitante, bem como de viagens, dependerá da formação dos grupos.

Proposta 4: ( com 14 datas)

1 – 2 Grupos, com 4 clubes cada. Definição de grupos por sorteio. Definição de cabeças de chave?
2 – Primeira Fase: todos contra todos – jogos de ida e volta – dentro do grupo
3 – Classificam os primeiros de cada grupo, que fazem a final da fase  jogo de ida. a equipe com  melhor campanha será o mandante, em caso de empate a disputa será por pênaltis.
4 – Segunda Fase: todos contra todos – jogos de ida – um grupo contra o outro
5 – Classificam os primeiros de cada grupo, que fazem a final da fase – jogo de ida e volta. a equipe com  melhor campanha será o mandante, se terminar empate a disputa disputa será por pênaltis.
6 – Um mesmo campeão das duas fases será o campeão do campeonato de forma direta
7 – Final geral: jogos de ida e volta – melhor campanha faz segundo jogo como mandante em caso de empate em pontos e saldo de gols nas duas partidas a decisão será na disputa por pênaltis.
8 – Equilíbrio de jogos como mandante e visitante, bem como de viagens, dependerá da formação dos grupos.

Por: Dalvino Barbosa

 

 

Dalvino Barbosa

Professor Dalvino Barbosa.Graduado e com Especialização em Matemática, pela UEMA. Jornalista Reg. 001879/MA. Procuro sempre fazer o melhor dando o máximo da minha capacidade, Amo minha família,maranhense com muito orgulho.