Secretária Ana do Gás manda recado no Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e faz análise de sua gestão até aqui

A Secretária Estadual da Mulher, Ana do Gás, aproveitou a passagem do Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e também o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, para falar da importância da data. Na ocasião, a titular da SEMU, enviou um recado que serve de alerta para o cuidado que meninas e mulheres do Maranhão devam ter com a sua saúde.

“A saúde da mulher é um tema mais que urgente prioritário. Acredito que não há outro caminho que não seja a conscientização, para que nós mulheres possamos ter comportamentos preventivos conscientes. Daí a importância de datas como hoje, Dia Internacional de Ação Pela Saúde da Mulher e também Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, para que possamos sempre lembrar de discutir e divulgar esses temas. Hoje, à frente da Secretaria de Estado da Mulher, estou trabalhando ativamente nos Programas de Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças específicos para nossa classe, além de novos planos e projetos para ampliar ao máximo o trabalho. E aproveito a oportunidade para fazer um alerta e um apelo à todas as companheiras meninas e mulheres maranhenses, fiquem sempre alertas em relação aos sinais que seu corpo dá. Façam os exames preventivos no tempo certo e de acordo com cada idade!”, declarou Ana do Gás.

Preocupada com as questões relativas aos desafios que as mulheres enfrentam atualmente na sociedade, Ana do Gás, enquanto parlamentar, sempre lutou pela inclusão e divulgação da temática em seus trabalhos e nas suas andanças pelo Estado. Uma de suas contribuições como deputada, foi a criação de uma Lei de sua autoria, sancionada pelo governador Flávio Dino, que institui o dia 11 de março como “Dia Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer de Colo de Útero”, que tem como objetivo estimular ações informativas visando à conscientização da importância da prevenção da doença e de outras ações preventivas, como a aplicação da Vacina de Câncer de Colo de Útero.

Hoje à frente da Secretaria de Estado da Mulher, Ana do Gás se mostra cada dia mais fortalecida e motivada para lutar pelas causas das mulheres. Um dos destaques da SEMU que são as ações envolvendo a Carreta da Mulher que, junto com parceiros, oferece exames preventivos, mamografias, aferição de pressão arterial e glicemia, conduzidas por médicos, enfermeiros e técnicos, além de atendimento psicológico, assistência social, jurídica e serviços de cidadania, além de atividades recreativas, cultura e lazer, já fez aproximadamente 6.000 atendimentos além de distribuição de mais de 15 mil kits de roupas, desde que Ana do Gás assumiu a Secretaria.

“A Secretaria da Mulher está sendo para mim um grande desafio que estou enfrentando com muita honra, tranquilidade e orgulho. Aproveito para agradecer ao governador Flávio Dino pela oportunidade e à minha equipe de trabalho que tem se empenhado ao máximo para levar o que temos de melhor às nossas mulheres, além de já estarmos pensando e articulando novos projetos e ações, que com fé e muito trabalho, conseguiremos colocar em prática e beneficiar cada mais pessoas. Até o momento acredito que estamos indo muito bem e ainda vem muito mais por aí”, enfatizou a Secretária.