VERGONHA: Em Dom Pedro Servidores Contratados da Educação estão há três meses sem receber salários

O prefeito de Dom Pedro Alexandre Carvalho Costa foi eleito pregando voto de pobreza e se apresentava ao eleitor como o “liso”; pouco mais de um ano e meio à frente da prefeitura ele dá o troco em quem acreditou na conversa fiada de “liso” e na de que ele seria a solução para os problemas do município.

Que digam os servidores contratados da Secretaria Municipal de Educação que, pasmem, estão há 90 dias sem ver a cor do “faz me rir”. É isso mesmo, 3 meses de salários atrasados, e quando perguntam pelo pagamento ouvem a seguinte frase: “Não temos recursos para pagar os contratados da educação”. É simples, não tem dinheiro e pronto. E como é que esse pessoal faz pra comprar comida? Se manter?

E o que é mais grave; a prefeitura não cumpre a lei de pagar um salário mínimo; paga salários que variam de 400,00 (zeladores) a 860,00 (professores); atrasado e na maior humilhação, segundo os próprios contratados. Mesmo passando precisão e sem ter como manter suas famílias, os servidores dizem que não podem reclamar ou falar em fazer greve porque são ameaçados de demissão.

Alguns afirmam que não tem mais a quem recorrer. Já procuraram os vereadores, o prefeito Alexandre Costa e a secretária de educação e nenhum deles apresentou uma solução para o problema.

Nem mesmo o todo poderoso Secretário de Finanças Bruno Carvalho que é filho do prefeito Alexandre Costa diz se vai pagar ou não os contratados.

Depois de ficar sabendo da publicação deste post e de ser acionada por este Blog pedindo um posicionamento sobre o pagamento dos salários atrasados, a Secretária Municipal de Educação  Clenilda Almeida divulgou uma nota no grupo de Watsaap dos Contratados em que relata as dificuldades que sua pasta vem enfrentado e prometeu pagar o mês de Fevereiro no próximo dia 10 de maio sem data para saldar Março e Abril. Só pra lembrar, o mês de Outubro de 2018 foi pago em Fevereiro deste ano. Abaixo a nota.

“Boa tarde!

Afirmo aqui aos contratados da Semed que a remessa para pagamento de vcs será enviada ao banco dia 10. Às vezes é creditado na conta no mesmo dia, às vezes só no outro bem cedo.

Este pagamento será para quem iniciou os trabalhos no dia 11/02 , referente ao pagamento de fevereiro.

E conforme falei desde o início a todos que procuravam emprego, a Semed reduziu o número de contratados pq os recursos oriundos do FUNDEB são o suficiente pra pagarmos somente os efetivos, assim, é necessário que haja outros recursos para pagamento dos contratados.O que até o momento estava difícil.

Porém, reafirmo aqui o compromisso do prefeito Alexandre Costa e da Secretaria Municipal de Educação, que estamos trabalhando de modo a sanar este problema nesta secretaria, pois sabemos do esforço e da dedicação que vcs demonstram em seus trabalhos docentes ou não!

Os outros meses em atraso, também serão pagos, na medida em que os recursos forem creditados nas contas da prefeitura.

Agradeço a tolerância que tiveram até aqui. E afirmo mais uma vez: vocês receberão por todo o trabalho realizado.

Fiquem com Deus!

E saibam que estarei na luta também por vcs.”