A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Dutra, realizou no último Sábado (16) o Dia ‘D’ da Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Nos postos de vacinação foram disponibilizadas doses suficientes das 14 vacinas que foram ofertadas ao público-alvo da campanha, que foi aberta às 8h da manhã e encerrou às 5h da tarde.

A Campanha de Multivacinação, que vem sendo realizada em todo o país desde segunda-feira (11) e prossegue até dia 22 deste mês, é uma ação do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Presidente dutra, que tem como meta vacinar 100% das crianças menores de cinco anos, crianças de nove anos e também adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. O objetivo é reforçar o acesso às vacinas principais e atualizar o calendário vacinal desses grupos, para evitar o reaparecimento de doenças já controladas ou mesmo eliminadas no municipip.

Entre as vacinas que foram disponibilizadas neste Dia ‘D’ estão a BCG – ID, Hepatite B, dT (dupla tipo adulto), Penta (DTP/Hib/Hep B), Febre amarela, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (vacina oral contra pólio), dTpa, VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano), HPV, Vacina Pneumocócica, Vacina meningocócica e Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela).

No caso da HPV, devem vacinar meninas a partir dos nove anos e meninos, a partir dos 11 anos de idade. Já a vacina contra a febre amarela, por exemplo, que precisava ser tomada a cada 10 anos, houve mudanças com relação ao período de imunização. Agora são apenas duas doses que imunizam de forma permanente. Crianças podem ser vacinadas a partir dos seis meses de vida. Caso não sejam imunizadas nesta idade, devem tomar a primeira dose aos cinco anos e a segunda após 30 dias.

A vacinação continua e pode ser feita durante a semana até o dia 22 de setembro no Hospital Eligio Abath. “Quem já tomou a primeira dose, deve estar com intervalo de seis meses para que possa tomar a segunda dose”, declarou Verônica Martins, coordenadora de vacinação da SEMUS.

 

adonias


Facebook
Twitter
Instagram