Prefeito Juran Carvalho entrega termo de cessão de terreno ao diretor do CTA.

8c904b9a-d8ba-4bc9-b3bb-3a982b4c25cd
Coronel Ismael Fonseca e o Prefeito de Presidente Dutra Juran Carvalho

Na manhã desta quarta-feira (12), O prefeito de Presidente Dutra Juran Carvalho visitou a base do Centro Tático Aéreo em São Luís.

Na ocasião,  o gestor municipal aproveitou para entregar ao comandante do CTA Coronel Ismael Fonseca, o termo de cessão de um terreno do município localizado no Aeroporto cedido ao órgão por um prazo de 20 anos, onde será instalada uma base regional do CTA.

A cessão do terreno partiu de uma iniciativa pessoal do prefeito Juran Carvalho que, depois dos estudos feitos no local e do parecer da Procuradoria Geral do Município, enviou Projeto de Lei à Câmara Municipal sendo aprovado por todos os vereadores.

A implantação da base no município faz parte do programa de descentralização do CTA, executado pelo Governo do Estado. A base vai atender Presidente Dutra e mais 74 municípios da região, alcançando diretamente mais de 2 milhões e 300 mil pessoas.

O Coronel Ismael de Souza Fonseca se mostrou bastante feliz com a atitude do prefeito de ir entregar pessoalmente o documento; e enfatizou as potencialidades do município para receber uma base fixa do CTA. Além da localização – na região central do Estado – tem ainda como benefício o fato de já possuir uma pista de pouso, que vai receber iluminação para que passe a ter as condições de voo noturno, possibilitando atendimento 24 horas. “A posição do município é estratégica e quando foi pensado um lugar para esta nova base do grupamento, a cidade, também pela sua abrangência de população, se mostrou totalmente viável”, avalia o diretor do CTA.

Em contato com o Blog, Juran Carvalho falou da importância de uma base do CTA em Presidente Dutra.  “Vai trazer muito mais segurança para quem mora, não só no nosso município, mas pra toda região; são dois helicópteros pra atender mais de 70 municípios e cerca de dois milhões de pessoas a serem atendidas, seja na área da segurança, seja na área da saúde com remoção de pacientes em estado grave; então, é de suma importância, e nós não poderíamos deixar de dar a nossa parcela de contribuição para instalação dessa base do CTA aqui em Presidente Dutra”, declarou Juran Carvalho.

Na oportunidade,  o Coronel Ismael convidou o prefeito para conhecer o interior da base do CTA e o funcionamento das aeronaves.

0d51f0b1-c0cf-4846-aaf6-590de9086f70

770143e6-5238-4d80-a769-68a58706cd27

As equipes do CTA são formadas por efetivo das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, que atuam de forma integrada e com apoio da Secretaria de Estado da Saúde. O efetivo tem capacidade para atender ocorrência até o nível de alta complexidade, a exemplo de acidentes em BRs e MAs, locais de difícil acesso e salvamentos em mar.