Ibope: Roseana na liderança; Dino empatado com Jackson

Marco Aurélio D’Eça
Da editoria de Política

A governadora Roseana Sarney (PMDB) mantém a liderança na disputa pelo Governo do Estado, segundo pesquisa do Ibope/TV Mirante, divulgada ontem. Ela tem 46% das intenções de voto, 25 pontos percentuais à frente de Jackson Lago (PDT) e Flávio Dino (PCdoB), que agora estão empatados, com 21% cada. Ainda de acordo com o levantamento, o candidato do PSTU, Marcos Silva, registrou 1% das intenções de voto. Saulo Arcangeli (PSOL) e Josivaldo Corrêa (PCB) não pontuaram nesta pesquisa, que encontrou ainda 9% de indecisos e 2% de eleitores que decidiram votar nulo ou em branco.

O Ibope também divulgou o quadro de votos válidos (quando não são incluídos os votos nulos, brancos e os eleitores indecisos). Neste caso – que é o sistema usado na totalização pela Justiça Eleitoral –, Roseana teria 52% dos votos, contra 23% de Jackson e para Flávio, o que garantiria a ela a vitória no primeiro turno. Josivaldo Correa e Marcos Silva teriam 1% e Saulo Arcangeli continuaria sem registrar percentual algum.

A pesquisa foi feita com 1.204 eleitores em todas as regiões do estado, entre os dias 14 e 16 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TER), sob o número 34465/2010, e no TSE, sob o número 30242/2010.

Segundo turno – Em comparação coma pesquisa anterior, divulgada pelo Ibope em 27 de agosto, Roseana Sarney manteve-se estável, variando apenas dentro da margem de erro. Ela tinha 47% e agora tem 46%. Jackson Lago perdeu quatro pontos – tinha 25% e agora tem 21%. O candidato do PCdoB, Flávio Dino, cresceu de 13% para 21% entre os dois levantamentos.

O Ibope realizou também simulação de segundo turno entre os principais candidatos. Numa disputa entre Roseana e Jackson, a governadora venceria por 53% a 30%. Contra Flávio Dino, a vitória dela seria de 49% a 34%. Uma eventual disputa de segundo turno entre Jackson Lago e Flávio Dino seria vencida pelo candidato do PCdoB, com 39%, contra 29% do pedetista.

Com informações O Estado do Maranhão.

One thought on “Ibope: Roseana na liderança; Dino empatado com Jackson

  • 20 de setembro de 2010 em 10:52
    Permalink

    O Ibope retirou a Região Sul da pesquisa contrata pela TV Mirante sobre intenções de voto para o Governo do Estado. A mesma foi divulgada amplamente na última sexta-feira, (17), através de televisão, jornais, rádios e sites de notícias alinhados ao grupo Sarney, como sendo realizada em todas as regiões do Maranhão.

    Na edição deste domingo (19) o do Jornal O Estado do Maranhão, do qual a candidata da coligação “O Maranhão Não Pode Parar”, Roseana Sarney (PMDB) é sócia, revelou textualmente em sua coluna Estado Maior: “Há um dado curioso da pesquisa do IBOPE que só ontem chamou atenção dos analistas e observadores da cena política. O Instituto simplesmente retirou do levantamento a região sul do estado”. E acrescenta em outro parágrafo: “O ex-governador Jackson Lago também tem desempenho importante na região, que ficou de fora dos cálculos de votos do estado”.

    A pesquisa do Ibope a qual o Jornal se refere está registrada no TRE-MA, sob o protocolo 34465/2010 e coloca a candidata Roseana Sarney com 46% das intenções de voto, enquanto aponta os candidatos Jackson Lago (PDT) e Flávio Dino (PCdoB), empatados com 21% cada um e foi divulgada como sendo feita em todas as regiões do Estado.

    Na avaliação de vários analistas políticos, a exclusão de uma importante região do estado desqualifica a pesquisa e pelo mesmo motivo não poderia ter sido divulgada como geral.

    Outros dados curiosos extraídos dos dados da pesquisa disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral é quanto ao número de entrevistados por município. O Ibope pesquisou, por exemplo: 14 eleitores em Capinzal do Norte – município com 7.220 eleitores e 14 eleitores em municípios como Pinheiro e Balsas – colégios eleitorais de mais de 50 mil eleitores.

    O candidato ao Senado, Edson Vidigal, cobrou do Ibope explicação com urgência, pois os números divulgados não condizem com a realidade, e como tal, prejudicam a candidatura de Jackson Lago, que lidera com vantagem no sul do Maranhão, exatamente a região excluída.

    O ministro ainda chama atenção para os prejuízos causados na candidatura pedetista diante da divulgação dos números que o colocam em queda.

    Ao tomar conhecimento dos números divulgados, o candidato Jackson Lago disse que o grupo está sendo mais modesto este ano. “Em 2006 as pesquisas colocavam ela com mais de 70% e acabamos vencendo e este ano vamos vencer novamente”, disse Jackson sob os aplausos da multidão na cidade de Bom Jardim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*