Gestão é aprovada por 79% dos lulistas e 63% dos bolsonaristas

Nova pesquisa Quaest, contratada pela TV Mirante/Globo, mostra o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), com 71% de aprovação, o que o coloca entre os mais bem avaliados do País. A avaliação geral do administração estadual também é positiva: 46% classificam como ótima ou boa, 35% regular e apenas 12% negativa.
Aliado direto do presidente Lula, Brandão conduz uma gestão técnica, pragmática e municipalista, marcada por ações conjuntas com o governo federal e resultados concretos em áreas essenciais.

Segundo a Quaest, o governador tem apoio expressivo entre eleitores de diferentes visões políticas:
- Lulistas: 79% aprovam, 17% desaprovam;
- Esquerda não lulista: 69% aprovam, 25% desaprovam;
- Independentes: 72% aprovam, 21% desaprovam;
- Direita não bolsonarista: 60% aprovam, 35% desaprovam;
- Bolsonaristas: 63% aprovam, 32% desaprovam.
Os dados regionais mostram crescimento expressivo: 79% de aprovação no Sul, 73% no Oeste e 73% no Leste, além de 80% entre pessoas com mais de 60 anos.
Com 61% dos maranhenses afirmando que o estado está no rumo certo, Brandão se consolida como um dos governadores mais bem avaliados do Brasil, combinando alta aprovação popular, capacidade de diálogo e habilidade de unir opostos políticos — uma façanha rara no atual cenário nacional.
O levantamento do Instituto Quaest ouviu 1.404 pessoas entre 15 e 20 de outubro, em 66 municípios maranhenses, por meio de entrevistas presenciais, com base na PNAD 2025 e no Censo 2022.
Números da aprovação de Brandão, da direita à esquerda:

Explicações para o desempenho positivo
Aliados do governador explicam sua avaliação positiva citando o fato de o Maranhão ter assumido papel central na saída do Brasil do mapa da fome, por haver conseguido retirar mais de 1 milhão de pessoas da extrema pobreza, em 2023. Em 2025, o governador lançou o programa Maranhão Livre da Fome, que busca erradicar definitivamente a miséria no estado, com foco em mulheres, inclusão produtiva e acompanhamento em saúde.
Outro ponto mencionado pelos aliados é que o governador Carlos Brandão ter perfil de centro-esquerda e de diálogo, superarndo a polarização política e conquistando nos mais variados os grupos ideológicos.
Tocando uma gestão municipalista, em contato direto com os 217 prefeitos do Maranhão, Brandão também executa programa de obras e serviços agressivo, com mais de 3 mil entregas realizadas e 800 em fase de conclusão, abrangendo estradas, escolas, hospitais, centros de hemodiálise, transporte escolar, segurança pública e tecnologia educacional.