Por: Dalvino Barbosa
Com oito equipes na disputa, sendo cinco da Grande Ilha: MAC (atual campeão), Moto Club, Sampaio Corrêa, IAPE e Luminense, atual campeão da Série B. E com três representantes do interior: ITZ Sport (vice da Série B) e Imperatriz (vice da Série A de 2025), ambos de Imperatriz, e o Tuntum. O Campeonato maranhense de futebol 2026 terá inicio dia 11 de janeiro, nesta edição houve uma redução de datas definidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), serão apenas sete rodadas.
Fórmula de disputa
A primeira fase será disputada apenas com jogos de ida, os quatro melhores colocados avançam às semifinais, que terão jogos de ida e volta. O quinto colocado permanece na elite do futebol maranhense, o oitavo colocado já estará automaticamente rebaixado para serie B de 2027.
NOVIDADE:
O regulamento prevê uma mudança em relação ao rebaixamento, a vaga do segundo time a ser rebaixado, será disputada entre o sexto e sétimo colocados as duas equipes disputam um mata-mata de ida e volta.
Vagas nas competições Nacionais.
A competição classifica duas equipes para disputa da série D do Brasileiro, três na Copa do Brasil e duas na Copa do Nordeste. A federação aguarda a divulgação da atualização do ranking nacional por parte da CBF para manter este cenário.
Em 2026, o MAC estará na Série C do Brasileiro, enquanto Imperatriz, Iape e Sampaio vão para a Série D. O Moto aguarda o desenrolar de disputas em outras federações para saber se vai também para o Brasileiro. Na Copa do Brasil estarão Maranhão, Imperatriz e Iape. Enquanto que na Copa do Nordeste seguem Maranhão e Imperatriz, como campeão e vice de 2025.