
Uma grande operação policial movimentou a tarde desta última quarta-feira (03/12/2025) em Presidente Dutra no Maranhão, distante 332km da capital São Luis. A ação, comandada pela Polícia Militar, contou com o apoio da Força Tática do 18º BPM, do CTA e da Guarda Municipal e coordenação da Polícia Civil por meio da 13ª Delegacia Regional, resultando na apreensão de uma vasta quantidade de drogas, objetos de alto valor e armas de fogo.
O alvo da operação era Wesley Dias dos Santos, morador da Rua Vicente Sobrinho no Bairro Cohab em Presidente Dutra, apontado pela Polícia Militar como autor em um esquema de tráfico de drogas e investigado por diversos crimes na região central do estado. Uma testemunha, também esteve presente no local e colaborou com os relatos sobre a ação criminosa.

Fuga cinematográfica e confronto armado
Ao perceber a chegada das equipes, Wesley tentou escapar pulando muros, invadindo casas vizinhas e, segundo a polícia, chegou a ameaçar moradores para impedir que sua localização fosse informada.
Durante a perseguição, o suspeito teria efetuado disparos de arma de fogo contra os policiais, que revidaram. Ele foi atingido, socorrido e levado ao Hospital Socorrão, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com a polícia, Wesley era investigado por tráfico de drogas, assaltos, homicídios, porte ilegal de arma de fogo, disparos em via pública e por envolvimento com organização criminosa, além de responder a processo por tráfico no estado do Mato Grosso.

A operação resultou na apreensão de uma grande quantidade de entorpecentes, objetos de valor, eletrônicos e veículos. Entre os itens encontrados estavam:
Drogas
- 151 pedras de substância semelhante ao crack
- 4 tabletes de maconha
- 35 porções embaladas de maconha
- 3 porções de cocaína
- Sacolas com resíduos e pó branco (aprox. 480 g)
Eletrônicos, bebidas e utensílios domésticos
- 37 cigarros eletrônicos (vapers)
- Bandejas de cerveja Brahma e Skol
- Garrafas de Campari, gin e whisky
- Televisões de 70” e 50”
- Forno micro-ondas, mesa de som, balanças de precisão e carretinha de som
Itens de luxo e acessórios
- Anéis, pulseiras, cordões e relógios (incluindo um Invicta e um Technos)
- Tênis Adidas e Nike
Veículos
- Honda Biz vermelha sem placa
- Honda Biz branca (placa QBA1A64)
- Volkswagen Golf azul (placa OXS3G31)
Armas e munições
- Revólver Taurus calibre .38 (nº 888258)
- Munições calibres 36 e 38
- Estojo e projétil deformado
Dinheiro
- R$ 715,25 em cédulas e moedas

Além disso, foram recolhidos cartões bancários, comprovantes de depósito e uma máquina de cartão Moderninha Plus; itens que, segundo a polícia, reforçam a suspeita de movimentação financeira ligada ao tráfico.
De acordo com o Coronel Flávio Ramos, comandante de 18º Batalhão de Polícia Militar de Presidente Dutra, a ação foi bem-sucedida e afirmou que a apreensão representa um golpe significativo na criminalidade de Presidente Dutra e região.
As investigações continuam para identificar possíveis comparsas e mapear toda a rede criminosa relacionada ao suspeito.
Segundo o Delegado Regional de Presidente Dutra, Ulisses Alves, a operação também chama a atenção sobre a crescente sofisticação das estruturas envolvidas no tráfico na região, que vêm operando com armamentos, aparelhos eletrônicos caros e diversos veículos.

