A Escolinha de Futebol Atlético Maranhense de Presidente Dutra-MA, foi fundada em 2010 pelo então proprietário professor Denildo Santos, surgiu de um projeto escolar quando o professor fundador ainda trabalhava na Unidade Integrada Governador Luiz Rocha, visto que, os atletas com idade entre 09 e 17 anos não tinham oportunidades na prática de futebol em nossa cidade
.Foi criada com intuito, em primeiro lugar de formar cidadãos e como os alunos/atletas tinham muito talento logo tomou proporções diferentes e de boa qualidade. Tem representado com muita dignidade e muito brilhantismo o futebol presidutense dentro e fora do estado do Maranhão.
Foi a primeira escolinha de Presidente Dutra a participar de torneios fora do estado do Maranhão, em 2011 e 2012 no Torneio Interestadual de Tocantinópolis. Conquistou vários títulos, dentre eles podemos destacar: • Campeão da COPA MINA DE OURO – IMPERATRIZ – 2013 – CATEGORIA SUB – 13 • Campeão COPA PINDARÉ DE FUTEBOL DE BASE – 2015 – -CATEGORIA SUB – 15 • Campeão COPA PINDARÉ DE FUTEBOL DE BASE – 2016 – CATEGORIA SUB – 13 • Campeão COPA NETO MARANHÃO – SÃO DOMINGOS – 2016 – CATEGORIA SUB – 17 • Vice-Campeão COPA BOM DE BOLA – TUNTUM – 2016 – CATEGORIA SUB – 14.
Hoje a Escolinha Atlético Maranhense tem parceria com Escolinhas e clubes do estado e fora do estado, esse trabalho tem oportunizado aos atletas avaliações em clubes grandes do futebol brasileiro e empréstimos às escolinhas e clubes da região a exemplo disso podemos citar o empréstimo de 6 atletas para a seleção de São Domingos em 2016 que alcançou o vice campeonato da Copa Maranhão Sub-17 ,empréstimo de 4 atletas para a Seleção de Fortuna que também foi vice-campeã da copa MaranhãoSub-15 , hoje o atlético maranhense tem Weslei Patati, Pedro Guilherme e Pedro Vitor, atuando pelo São Luis Futebol Clube de São Luis-MA, Warlei, Ruan, Josué , Henrique e Gustavo que estão defendendo o Sabiá de Caxias, Jeferson no Criciuma de Santa Catarina. E Paulo Fabricio que estava disputando o campeonato Piauiense pelo Piaui Futebol Clube onde foi campeão estadual em 2016, depois de uma passagem pelo Fluminense, embarcou neste domingo com destino a São Paulo onde vai integrar as categorias de base do Palmeiras.
O Atlético Maranhense hoje é referencia em categoria de base no Maranhão, a exemplo disso temos o Weslei Patati que passou um período de avaliação no São Paulo Futebol Clube e que está sendo monitorado pelo tricolor do Murumbi. Agora foi a vez do Paulo Fabricio, ter a oportunidade no Palmeiras. Esse blog em meu nome e de todos que compõe o Sistema Portal, desejamos ao Paulo Fabricio, Sucesso na sua vida Profissional, que Deus abençoe a sua carreira.
Por Dalvino Barbosa