FILME REPETIDO, A VELHA E VICIADA PAIXÃO POLÍTICA.

Por Sukarno Cruz Torres

Com o início da campanha política em Presidente Dutra, a postura de muitos cidadãos é completamente alterada e, com o passar do tempo, as paixões políticas e os interesses pessoais conduzem de forma quase absoluta o destino da política local. Observa-se claramente que os ideais se perdem dia após dia, enquanto a paixão política aflora cada vez mais forte. Neste ano temos um item novo que pode influenciar o pleito, que é a participação da juventude de forma mais efetiva e com maior liberdade de expressão. O texto que reproduzo a seguir é de Armando Alves, um taxista e membro do PV de José de Freitas-PI, adaptado para o momento político de Presidente Dutra, na sua verdade nua e crua.

É triste perceber que em nosso município essa realidade de paixão política decide as eleições à medida que tira das pessoas de bom senso o poder de decisão, para colocá-lo nas mãos de dois ou mais caciques da política local. O fenômeno é resultado da pouca cultura política da população e, também, do sistema eleitoral vigente no país que não exige qualificação dos políticos para serem candidatos a um cargo eleitoral.

Assim como a iniciativa privada normalmente exige do candidato a um emprego o seu “curriculum vitae”, para saber se o pretendente está apto a ocupá-lo com perspectivas de sucesso, o sistema eleitoral deveria também fazer o mesmo, impondo aos partidos políticos a obrigação de exigir de cada candidato a um cargo eletivo a comprovação de conduta ilibada e de conhecimentos suficientes para exercer a função que pleiteia. Essa providência evitaria que os municípios ficassem entregues aos analfabetos funcionais, que não têm capacidade para administrá-los dentro dos parâmetros que medem uma boa gestão e, igualmente, aos maus políticos, comprovadamente corruptos, que sempre usam o cargo para fartar-se do dinheiro público.

Mas, como em nosso sistema eleitoral não existem regras para definir o gestor público, qualquer cidadão, bom ou ruim, honesto ou corrupto, sábio ou ignorante, pode candidatar-se ao cargo, e essa lacuna muitas vezes leva as cidades a serem administradas pelos incompetentes ou pelos aproveitadores. Fato que se repete nos demais cargos executivos e, também nos cargos legislativos, onde atualmente, encontra-se a maioria dos políticos picaretas desse país. Se a culpa dessa triste situação é do sistema eleitoral, também o é dos eleitores que, politicamente apaixonados por grupos ou partidos políticos, descartam o bom senso no momento de votar, e fazem de suas escolhas uma disputa eleitoral semelhante à de um jogo de futebol.

Aqui em Presidente Dutra é assim, fala muito mais alto ao eleitor o interesse pelo seu grupo político. O destino do município ele deixa entregue ao acaso, isto é, pouco lhe importa quem vai ser o prefeito da cidade, contanto que o eleito seja do seu grupo político. E, quase sempre, o escolhido pela população é um cacique local que, entra eleição e sai eleição, está sempre disputando o cargo de prefeito com outro cacique rival. Apenas a paixão política, que aqui se assemelha à paixão pelo futebol, pode explicar esse fenômeno. Cada eleitor tem seu grupo político, como cada torcedor tem seu time preferido. E, quando chega o período eleitoral, o processo político desenrola-se como um campeonato, onde cada ato político é como se fosse um jogo de futebol, em que as torcidas vestem camisas, gritam e brigam por um resultado eleitoral que satisfaça sua paixão.

Enquanto isso, são poucos os eleitores que vêem nessa disputa o destino do município e de milhares de pessoas sendo submetidas à superficialidade. Porém, quanto mais pararmos para pensar no fenômeno, entendemos menos porque tanta gente, aparentemente de bom senso e com instrução elevada, continua correndo atrás dos caciques políticos, mesmo quando percebem que eles já foram superados pelos novos tempos, ou ficaram inelegíveis em razão da incompetência ou da corrupção desenfreada.

Precisamos direcionar um olhar corrosivamente lúcido sobre os fatos da vida pública de Presidente Dutra. Nós como homens e mulheres conscientes devemos barrar a continuidade dessa política antiprogressista e doentia que impera na cidade. O debate preliminar, que a meu ver está começando em boa hora, deve transcender não só á mídia, mas também aos partidos políticos, e a população em geral tem o dever de externar suas opiniões. As escolhas dos futuros ocupantes de cargos políticos devem e têm que levar em conta suas histórias pessoais de vida, trajetórias de vida pública, onde o ponto alto será o compromisso com o bem comum, honestidade com o uso do dinheiro público e atenção com as verdadeiras e necessárias prioridades da população.

Esse é o espírito democrático onde os diferentes podem viver em harmonia. Não podemos silenciar frente às injustiças, pois a voz é nossa arma democrática, e a utilizaremos então, com coerência: se for Zé ou José, não importa, o que importa é que nosso município saia fortalecido.

3 thoughts on “FILME REPETIDO, A VELHA E VICIADA PAIXÃO POLÍTICA.

  • 26 de julho de 2012 em 21:59
    Permalink

    Seria idieal que todos compreendese dessa forma, sermos cidadão independentes e critos na hora de escolher nossos representantes. Mas somos envolvidos pelo um sistema políticos de interesses pessoas e interesses pelo Poder a qualquer custo, os exemplos vem dos partidos politicos que monopolizam o direito de escolha, a submissão dos políticos dos municípios com políticos do governador(a) do estado, a submissão do governador(a) com poder da presidencia da republica, do deputado, do senador da republica, enfim hoje o que vale, é ter o poder na mão, o resto são consequências, que a população elegeu pelo voto obrigatório.

  • 27 de julho de 2012 em 10:54
    Permalink

    Otimo comentario, essa e a relidade do nosso belo municipio de Presidente Dutra, politico sem compromisso com o povo, mais muito compromisso com os empresario que gastam um fortuna durante as companhas para receberem com juros de até 100% ao mês, na nossa cidade temos caciques que todo ano eleitoral está num çlado diferente só por interesse proprio.
    O pobre eleitor que ainda hoje só vota aonde o cacique manda ele votar, sem menos saber a conduta do conditato a prefeito a vereador a deputado e a governadores, na eleição para governador e para deputador esses caciques de Presidente Dutra ganharam uma fortuna vendendo votos desses eleitores fanaticos, cada vereador tinha um canditado a deputado a prefeita tinha um canditado o Juran tinha um, o jurandy tinha outro o Valeriano tim um, o Salomão tinha outro tambem o vice-prefeito Zezão tinha outro tambem, mais o incrivel que pareça nenhum canditado desses que eu citei não apoio a unica canditada de nossa cidade.
    Por isso neste ano meu voto e NULO, nenhum desses canditado merecem um voto desses pobres eleitores que todo ano são enganados pelo os politicos dessa cidades.

  • 27 de julho de 2012 em 15:10
    Permalink

    Infelizmente essa é a nossa realidade. Um Estado onde a corupção é acalantada pelo poder judiciário atrvés de seus infinitos mecanismos. Gostaria que alguém me explicasse qual é a verdadeira razão da existência das famosas liminares que são expedidas pelo poder judiciário. Estas, geralmente, beneficiam políticos de condutas duvidosas e às vezes comprovadamente corruptos. Parabenizo, em muito, nossos promotores que, quando podem, vorazmente combatem a corrupão, mas, infelizmente, tem seus esforços podado por tal intrumento jurídico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*