Relatório do Ministério da Saúde aponta indícios de desvio de quase 1.850.000,00 e Saúde de Presidente Dutra pode virar caso de polícia.

Conforme noticiado por este blog em novembro do ano passado, após denúncia do médico Agripino Gomes Campos Neto (Leia aqui) de que o Hospital Biné Soares teria realizado alguns procedimentos para o diagnóstico de Glaucoma, o que não ocorreu, o Ministério da Saúde, através do Departamento Nacional de Auditoria do SUS, apresentou o Relatório de Auditoria N.º 11762, apontando a prefeita Irene Soares, a Ex-Secretária Municipal de Saúde Terezinha Aquino Moto Cruz, o Sócio Proprietário da Clinica Oftalmocentro de São Luis e o Oftalmologista Marcos André Oliveira Braga, como responsáveis por desvio um milionário no setor de saúde de Presidente Dutra. Foi o que concluíram os Auditores do MS, conforme se ler nas folhas 21 e 22 do citado documento em poder do blog. Clique na imagem para ampliar.

Abaixo, trechos contidos no Relatório acima.

“O Gestor é reincidente na não conformidade detectada, relatada também na constatação nº 121753 do Relatório de Auditoria nº 10.665 do DENASUS/MS”.

Sobre a Justificativa: “O Sócio Proprietário Enzo Vinícius Alves Pinto Ferraz, apresentou a mesma justificativa para SEIS constatações do Relatório Final de Auditoria encerrado, em 03/02/2012, sem apresentar justificativas específicas para constatações acima”

Continua o Relatório: “Em suas justificativas, Enzo Ferraz afirma que fora a sua assinatura no contrato com a Prefeitura de Presidente Dutra, não assinou nenhum outro documento sequer. No entanto, como Sócio Administrador deveria ter assinado a produção cobrada/recebida da Secretaria Municipal de Saúde. Além de não apresentar documentação comprobatória dos serviços cobrados, reafirma a falta de conferência e falta de assinaturas nos formulários de BPA-1 (modo papel) que deveria conter os atendimentos/procedimentos realizados, que conforme descrito no Manual Técnico Operacional do Sistema de Informações Ambulatoriais SAI/SUS essas informações devem ser preenchidas pelo prestador de serviço e assinadas pelo responsável pelo Estabelecimento de Saúde. Indaga se a responsabilidade a cerca das irregularidades verificadas não seria da Clinica vencedora da licitação. Alega que com os recursos repassados pela contratante, após dedução dos impostos, foram adquiridos colírios e materiais de expediente, sendo repassado o restante dos recursos ao médico responsável pela execução dos serviços Marcos André Oliveira Braga, o que supostamente o desobrigaria de eventual ressarcimento dos recursos públicos. O fato é que sendo o representante legal da Clinica Oftalmocentro e signatário do contrato celebrado com a Prefeitura de Presidente Dutra é responsável também pelas irregularidades encontradas. A equipe não acata as justificativas apresentadas”.

CONCLUSÃO

“A auditoria realizada no Município de Presidente Dutra evidenciou que a população não recebeu os atendimentos informados no Sistema de Informação Ambulatorial do SUS, referente aos procedimentos de Diagnóstico e Tratamento de Glaucoma. A Validação, o Processamento e a Autorização de pagamentos para esses procedimentos causaram prejuízo tanto para o erário, quanto para a população, gerando proposição de ressarcimento no valor total de R$ 1.847.668,42 (UM MILHÃO, OITOCENTOS E QUARENTA E SETE MIL, SEISCENTOS E SESSENTA E OITO REAIS E QUARENTA E DOIS CENTAVOS), decorrente de pagamentos por PROCEDIMENTOS NÃO REALIZADOS e/ou REALIZADOS DE FORMA IRREGULAR por não obedecer ao definido na legislação pertinente”, diz o Relatório.

Quer entender melhor o caso? Clique nos links abaixo.

Auditoria do Ministério da Saúde: Diretores do Hospital Biné Soares negam atendimento oftalmológico.

Irene Soares monta estratégia para defender Secretária de Saúde.

Vereador Jarbas Araújo foi o único a defender Terezinha Cruz.

Auditores do Ministério da Saúde ouviram também a Secretária Municipal de Saúde.

Agripino registra Boletim de Ocorrência e saúde municipal vira caso de polícia.

Vereadores de oposição pedem rigor na apuração das denúncias contra a Secretaria Municipal de Saúde.

Vereadores de oposição entregam denúncias a Fátima Travassos.

Secretária Municipal de Saúde de Presidente Dutra é jogada para “escanteio”

Irene Soares exonera Terezinha Cruz e contrata amigo do namorado para tentar tapar o rombo na Saúde

16 thoughts on “Relatório do Ministério da Saúde aponta indícios de desvio de quase 1.850.000,00 e Saúde de Presidente Dutra pode virar caso de polícia.

  • 14 de julho de 2012 em 13:16
    Permalink

    Quero ver o que o Senhor Raimundinho da Audiolar tem a dizer sobre tanta falcatrua. Será que ele vai continuar posando ao lado da prefeita ou vai esperar coisa pior explodir? É ver para crer

  • 14 de julho de 2012 em 13:55
    Permalink

    Espero que a justiça seja feita, é inaceitável políticos corruptos continuem no poder. Também espero que chegue a todos envolvidos a punição, agora é esperar e ver no que dá..

  • 14 de julho de 2012 em 14:17
    Permalink

    Vão fazer igual fizeram nas eleições em que o Dr. Joaquim Fiqueiredo apoiou a Irene. O Dr. Joaquim Figuiredo se escondeu e disseram que com a Irene iria ser diferente. Agora a Irene se esconde e diz que o Raimundinho vai ser diferente. Diferente como? É o mesmo famigerado grupo ( Zezão, Itamar, Dionizio, Jarbas, Paizinho, Os Serenos, Os mesmos babões que mamam na prefeitura, etc, e etc). Vai mudar o quê ? Vejam que do outro lado ( grupo) , é tudo igual. Fizeram parte da administração desastrosa o inelegível Jurandir Carvalho e da administração do outro desastroso Dr. Joaquim Figueiredo. Os mamadores de têtas que estavam com a Irene, fizeram iguais a ratos quando o navio está afundando. Foram os primeiros a abandonarem rumo ao outro grupo com as mesmas intenções. Só os tolos para votar nesses . São os mesmos se alternando.

  • 14 de julho de 2012 em 15:09
    Permalink

    Kkkkkkkkkkk!!!! Chupa essa Irene mais a Teresinha e o teu candidato!!!!!!!!

  • 14 de julho de 2012 em 15:49
    Permalink

    Eita Adonias, mas isso não foi bomba não, foio bicho mesmo… mas tinha q ser logo agora? em meio a tanta euforia? 1.847.668,42? É não…. é engano… Foi tudo engano…. engano dos auditores, da secretária, no Dr. Agripino, engano meu, engano seu….. o povo se enganou mesmo com Irene…… Vala-me DEUS

  • 14 de julho de 2012 em 16:19
    Permalink

    Meu querido o Sr. Raimundinho não tem nada a dizer, pois ele não cometeu nem uma infração, ele só é o candidato indicado por ela, mas não fez parte do governo dela. Se for por isso o Dr. Juran, tambem tem que dar explicações sobre os problemas envolvendo seu irmão, Dr. Jurandy, que foi Prefeito e hoje não pode nem se quer se candidatar por problemas em suas prestações de contas. Então resumindo; o SR. Raimundinho não precisa nem olhar para estas publicações, pois ele é honesto e sabe trabalhar, e quando for eleito, vai consertar essa cidade…

  • 14 de julho de 2012 em 17:00
    Permalink

    hehehehe, vamu ver pra crer essa palhacada…..

  • 14 de julho de 2012 em 18:36
    Permalink

    Governozinho só de ladrões. Mas o Povo de Presidente Dutra vai dar a resposta no dia 07 de outubro e com certeza, a próxima administração vai mandar colocar na cadeia esses GATUNOS do dinheiro público diga-se da saúde), a Prefeita 31, seu namorado e outros Assessores, entre outros. Há, o rombo também deve estar com certeza, na educação, iluminação pública, icms, receitas próprias, etc e pasmem, no transporte escolar e na merenda dos alunos. Haja roubalheira ao vivo.

  • 15 de julho de 2012 em 17:46
    Permalink

    Falar que o Raimundinho é outra pessoa é óbvio. Dizer que ele é diferente da prefeita Irene Soares também está corretíssimo. Mas afirmar que ele não vai ter que abafar esses rombos na prefeitura aí ninguém pode acreditar. Se não e existisse esse tipo de acordo claro que a Irene não o apoiaria. Segura Raimindinho da Audiolar que ainda vem muita coisa aí para você dizer que é dIferente.

  • 15 de julho de 2012 em 17:49
    Permalink

    Por que que o Raimundinho é tão diferente da Irene e aceitou ser apoiado por ela e por um governo marcado por desvios de recursos e corrupção? Cadê o vereador Jarbas que defendeu tanto esse caso da saúde e agora parece que se calou? Adonias, é bom você mandar uma cópia desse documento para o Jarbas pois ele deve estar dizendo por aí que essas páginas são falsas.

  • 15 de julho de 2012 em 23:38
    Permalink

    A prefeita é mesmo uma artista. Monta um esquema milionário de desvio de verbas na saúde e depois que o caldo engrossa joga a culpa toda na ex-secretária de saúde e pernanece fingindo que nada aconteceu. Pessoas de dentro da prefeitura dizem que coisas mais féias estão para explodir e só nos resta saber quem serão os culpados dessa vez. KKKK

  • 16 de julho de 2012 em 11:36
    Permalink

    Adonias você merece um troféu de “Cultura Inútil” porque n unca vi suas denúncias saírem do seu blog de 350 mil acessos (feitos por 18 desocupados). Tá com 08 anos baixando a lenha nessa Prefeita Irene Soares, falando gatos e cachorros e…nunca v i acontecer nada. Eu já tou preocupado é em saber o que foi que o Nenzim fez pra ter prisao decretada, fugir , ser afastado da prefeitura 3 ou 4 vezes etc. etc. .,e o Tema que soube que foi preso. Me explica aí o que tá acontecendo com tuas denuncias., porque voce se esforça tanto pra ver tudo certinho, briga, publiuca, denuncia, bota a boca no trombone… e resultado que é bom Deus me livre: nem voto reverte.

    Resposta: Senhor Carcará, só mesmo uma cabeça como a sua pra querer instituir o troféu de “Cultura Inúltil” a este Blog, te garanto que este seu pensamento não reflete a um por cento dos nossos leitores. Acho que você está mesmo é se deciando por não ver as denúncias aqui publicadas darem em nada. Se não acontece nada com sua patroa Irene Soares, isso não é propblema meu e sim da justiça. Faço a minha parte e se você fosse um pouco mais inteligente e se preocupasse com o bem estar do município estaria também fazendo a sua parte.

  • 17 de julho de 2012 em 14:48
    Permalink

    NA VERDADE PRÉ CANDIDATO NÃO TEM NADA A VER COM O ATUAL PREFEITO , POIS TENHO CERTEZA QUE SE O JURAN GANHAR NÃO VAI REPETIR O QUE FEZ SEU IRMÃO PREFEITO NO PASSADO. SERIA BOM SE OS CANDIDATOS VIESSEM COM UMA PLACA NA TESTA SE VAI SER BOM OU RUIM. O BOM MESMO É AVALIAR O PASSADO E O PRESENTE DOS CANDIDATOS E DEPOSITAR UM VOTO DE CONFIANÇA. QUE VENÇA O MELHOR…

    Resposta: Mas ninguém está fazendo juízo da personalidade de ninguém. O que se questiona é que Raimundinho da Audiolar e seus parentes e amigos mais chegados, vomitam que ele é sério e independente, mas é o candidato apoiado pela prefeita Irene Soares e seu grupo, isto por si só já mancha sua biografia.

  • 17 de julho de 2012 em 15:07
    Permalink

    Mas eu fico pasma com tanta bajulação, tanta defesa inutil de certos seres humanos q acessam nosso blog amigo Adonias . Digo nosso, por ser esse o único canal de informação a q a sociedade presidutrense tem acesso e q mostra a realidade dos fatos. Realmente, podem não dar em nada as divulgações, veiculações (não chamaria de denuncias pois estas foram feitas por outros e divulgadas aqui) de tantos ROUBOS cometidos pela atual administração municipal , podem não dar em nada, mas q são verdade isto são e está comprovado; Seu Rimundo pode não ter nada com isso, mas diferente de dona Irene Sereno ele não é não, tanto é q estão juntos e unidos, farinha do mesmo saco. Isto é notorio, visivel e ninguem, nem o mais bajulador de todos os bajuladores poderia econder.

  • 17 de julho de 2012 em 23:37
    Permalink

    Caro Adonias,

    A existência de grupos, grupelhos e outros elos de ocasião e oportunismo nos transportam a comentário que fiz alguns tempo em seu blog e você respondeu afirmando (com outras palavras, mas assim entendi) que a política de Presidente Dutra tinha como pedra angular os grupos de diversos matizes.

    A ação de grupos remete ao nepotismo, ao clientelismo, ao paternalismo, ao corporativismo e outros ismos, além de assalto aos cofres públicos, do se “dar bem”, do ser esperto, do ter uma boquinha no governo, do ganhar sem trabalhar, do ser fornecedor de órgãos públicos sem a devida licitação ou de licitação de cartas marcadas, etc. No vale-tudo reputações são atingidas e jogadas ao solo, pois a simbiose dos grupos independe de ideologia política, o que se busca justifica aquela máxima cretina do “que feio é perder a eleição”.

    Então podemos, por dedução, concluir que o atraso da cidade na infraestrutura, na cultura, no esporte, no laser, na educação, na segurança e no modus operandi de fazer política devemos debitar aos grupos que ante ao bem-estar do povo optam pela manutenção do status quo e interesses pessoais escusos a exemplo do caso em questão. Só assim se justifica a ineficácia das administrações desastrosas de Joaquim, Jurandir e Irene. Todas gravitaram em torno de grupos.

    O câncer da administração pública é a corrupção que não se debelará com doses homeopáticas, resta uma ação cirúrgica para exterminá-la e neste diapasão é que entendo que nos desvios de conduta da ex-secretária de saúde somente ela e o governo a que pertenceu devem explicações à justiça e à sociedade.

    Tentar buscar respostas ao candidato “oficial” que não participou ou participa do governo e pelo qual não o vejo responsável em apresentar justificativas e defesas dos desmandos do governo não é de bom alvitre, assim como a assertiva vale para as demais candidaturas.

    Por acaso cabe ao candidato Juran justificar os desastres do governo Jurandir, pelo fato de serem irmãos?

    Vejo pelas notícias que consigo captar na web que o candidato Raimundinho não é um neófito, porém distancia de um operador político conhecido como “raposa felpuda” e esta maléfica coabitação com grupelhos e outros elos de ocasião e oportunismos precisa ser bombardeada e ele será levado a fazer a ruptura em pleno desenvolvimento de sua campanha, sob pena de amargar uma acachapante derrota nas urnas.

    A candidatura Raimundinho ao se posicionar e estabelecer o foco de sua campanha, indubitavelmente terá que considerar sua condição de candidato ungido da batuta do grupo da prefeita recordista em rejeição, da ação própria de seu partido (apesar das defecções oportunistas de última hora do Biné Soares que sempre esteve ao lado da “titia” e ao ser preterido pelo grupo pulou do barco e quer posar de bom samaritano) e do apoio decisivo do grupo Terceiro Via.

    Candidatura oficial é vitrine e como tal receberá pedradas de todos os lados, restando ao candidato, que nenhuma responsabilidade tem na defesa do governo, iniciar a operação de deslocamento de alguns membros dos grupos que lhe ungiu.

    Ainda não vimos nada. Vale a pena vê o vídeo com a entrevista do jornalista José Nêumanne Pinto sobre “aquele que se acha Deus” e acima de tudo –
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vkhZ81tX32M para entendermos o que dizia Rui Barbosa em 1914
    “‘De tanto ver triunfar as nulidades,
    de tanto ver prosperar a desonra,
    de tanto ver crescer a injustiça,
    de tanto ver agigantarem-se os poderes
    nas mãos dos maus,
    o homem chega a desanimar da virtude,
    A rir-se da honra,
    a ter vergonha de ser honesto”.
    Rui Barbosa

  • 18 de julho de 2012 em 00:44
    Permalink

    A unica forma de se fazer uma LAVAGEM completa na PREFEITURA é não elegendo o candidato da PREFEITA 31, minha gente pensem nisso, os BAJULADORES dessa prefeita inútil não iam correr atrás do candidato sem um acordo que lhes garantissem alguma BENESSES por mínima que fosse. PENSEM NISSO. Nossa PRESIDENTE DUTRA não MERECE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*