Por Franklin Carvalho

A disputa pela prefeitura se assemelha em partes na briga pelo trono das matas (ao menos em relação aos personagens)… Ora, temos cobra e lagarto (em Tuntum); coelho, sucuri e jacaré (em Dom Pedro); cururu, pato e pipira (em Presidente Dutra).
Algumas alcunhas surgem de determinada semelhança física, outras tem gênese no comportamento e outras no próprio estereótipo do candidato. Bizarras e infames que são, tais designações demonstram, por um lado, o caráter vil dos adversários que as criam, e do outro, o oportuno acolhimento do ofendido buscando aceitação da sua imagem.
A população, contudo, não se atenta que esse jogo, diferente do homônimo, tem como prêmio, não uma bagatela monetária, e sim o cargo máximo do executivo municipal.
Se a população esquece do valor de seu sufrágio, os “bichos” da política é que não o farão e ainda se aproveitarão da recompensa do “trono”. Tem-se que entender que o poder não emana do prefeito, o poder é fragmentado em cerca de 28 mil partes (no caso de Presidente Dutra), cada uma sendo um eleitor. Como estabelece a Constituição Federal em seu parágrafo único do artigo 1º: ” Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos…”.
Nossos representantes (os prefeitos), só exercem o nosso poder, exercício esse que deve ser pautado de impessoalidade, periodicidade, austeridade e compromissário com o interesse público municipal, determinações estas da própria Constituição. Devendo assim serem seguidores fiéis das aspirações dos verdadeiros detentores do poder (nós, o povo!).
Meus caros, não deixemos o “trono” da prefeitura cair nas “garras” de “bichos” torpes. Não deixemos nosso poder ser exercido por candidatos que buscam no erário público somente saída dos seus interesses, sem se importarem com nossos anseios… Busquemos então alguém probo e fiel às aspirações de seus eleitores!

10 thoughts on “Jogo dos bichos

  • 12 de junho de 2012 em 14:19
    Permalink

    Parabéns pelo artigo, Franklin Carvalho, você foi brilhante!

    Vamos torcer para que o “bicho preguiça” não permaneça dentro dos nossos governantes.

  • 12 de junho de 2012 em 14:35
    Permalink

    falando em bicho qua sera o bicho que vai representar a terceira via

  • 12 de junho de 2012 em 15:25
    Permalink

    Certo vams la, que CABRITO, pq ele pasta i vem de pastor……

  • 12 de junho de 2012 em 15:47
    Permalink

    Parabéns Franklin, pelo texto ficou explicito que a juventude revela-se nos momentos mais oportunos a sua brilhante capacidade de expor sua verdadeira essência de JOVEM, ser diferente e audacioso. Show de bola o texto.

  • 12 de junho de 2012 em 16:00
    Permalink

    pastor raimundo gomes a ovelha que precisamos em presidente dutra como prefeito.

  • 12 de junho de 2012 em 17:05
    Permalink

    é meu caro flanklin carvalho a circuntância que se encontra presidente dutra com muitos aproveitadores e oportunistas que só quer melhores proveitos pessoais.
    que nunca vão guia apenas, a felicidade de presidente dutra, fazendo o bem e levando consolo e alegria a muitos lares. depois dizem que se lanção a candidatos com idealismo na revolução, reunindos amigos, articulandos providências, marchando para os bairros e povoados da cidade prometendo se for eleto vou fazer na administração pública um progama de solidariedade e de justiça, amparando os que sofrem, vou recolher aos hospitais os que dele necessitam, vou abri escolas aos analfabetos, vou melhora a sorte do operário e do funcionário, vou viver sempre perto da pobreza e do povo mais isso tudo é mentira se aproximam deles no momento da necessidade como um instrumento de politicóides sem escrúpulos, com falsidades e, sobretudo, miserável moral daqueles que vivem sempre a sombra do povo. infelizmente gente é isso compromissos de civismo de dignidade e de altivez, não existe dedicação e de uma lealdade que honram o caráter de uma raça, não acredito que pena mais é assim.

  • 12 de junho de 2012 em 18:02
    Permalink

    Sukarno,

    Te garanto que nesse meio sempre haverá “TRAÍRA”, com todo respeito ao peixe, aliás, ela já deu as caras nesse início de processo eleitoral.

  • 12 de junho de 2012 em 20:45
    Permalink

    Parabéns Franklin pelo texto. Infelizmente o nosso Maranhão encontra-se infestado de sanguessugas na luta por um lugar no “trono”. E nós??? Continuamos deitados em “berço explendido” e nada fazemos para mudar essa situação. Entendo sua angustia e indignação.

  • 12 de junho de 2012 em 21:47
    Permalink

    Ok, Franklin permita que estes animais mensionados não sejam extintos, mas que eles também não destrua o seu próprio habitat, pois é impresionante a forma como alguns deles são tão nocivos a natureza.

  • 14 de junho de 2012 em 08:52
    Permalink

    frankle gostei do seu texto voce fala sobre o zoologico da politica ou seja a bicharada. infeslimente e isto que voce relatou mesmo. essa praga nao esta infestando somente a nossa regiao. infelismente a 50 anos vem infestando o maranhao e o povo fique de olho que a bicharada que infesta o maranhao esta firme e forte com o bixo pato em pres. dutra ok.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*