VEREADOR – Sua grande função: falar em nome do povo.

Por Sukarno Cruz Torres

Já praticamente definidas as pré-candidaturas ao cargo de Prefeito de nossa cidade, chegou a hora de pensarmos um pouco mais a frente, e perguntarmos:

Estamos bem servidos de Vereadores em Presidente Dutra?

Para entender como funciona o legislativo municipal e a importância do Vereador, fiz uma pesquisa a respeito do assunto e, aqui neste artigo, faço um resumo de forma genérica, sem fulanização, e quero dividir com os nossos leitores internautas. Sempre com a intenção de enriquecer o debate, agregar conhecimentos e informações para todos.

A Casa Legislativa municipal tem pelas mãos dos vereadores, a oportunidade de provar que é uma instituição eficiente, voltada a legislar em favor da causa popular. Cabe à Câmara dos Vereadores garantir a governabilidade da administração de seu Município. Para exercer a contento seu papel de representante do povo, o vereador deve ter grande disciplina partidária para que a ação de minorias não obstrua matérias de interesse da maioria, pois só desta forma parecerá coerente aos olhos do eleitor. Esta, também, é a melhor forma do político cuidar bem de sua cidade e de sua carreira. Acredito que as ações dos parlamentares sempre são julgadas pelas urnas, por isso precisam demonstrar coerência.

O Vereador humaniza o impessoalismo do Poder Público, encaminhando e buscando viabilizar as demandas da população. O trabalho legislativo começa no Município, na Câmara Municipal, onde o sentimento de valorização do bem-estar local é a força matriz do trabalho dos vereadores. Cada Município dispõe de vereadores para legislar e, na sua função maior, devem trabalhar para elaboração de projetos e propostas, que possam atender às necessidades em setores básicos, como educação, segurança e saúde. Este é o papel que cumpre ao Legislativo desempenhar. O vereador tem importância fundamental porque é no Município que os cidadãos moram e trabalham.

Os Municípios Brasileiros, por meio do Legislativo, vêm conseguindo propor idéias inovadoras que correspondem à crescente demanda básica das populações urbanas. É o caso do orçamento participativo, através do qual a população decide onde quer gastar o dinheiro público, as parcerias com a iniciativa privada, que viabilizam projetos sociais, os programas de renda mínima, que têm ajudado a fazer distribuição de renda, e os agentes de saúde, que vêm revertendo a mortalidade infantil.

 As responsabilidades dos Municípios estão crescendo e, paralelamente, as funções dos vereadores. O compromisso prioritário da vereança com seus eleitores é a assiduidade aos trabalhos parlamentares nas comissões e plenário. Só assim será possível dar a devida atenção às matérias em votação, geralmente voltadas aos interesses imediatos dos munícipes. A máxima “o poder emana do povo” é atendida pelo voto, porque em nome do povo, o poder é exercido. Precisa, por mais fortes que sejam as pressões políticas, manter credibilidade e autonomia para valorizar seu trabalho. Tem de saber mediar o desejo do povo e do governante, deixando para segundo plano seus interesses pessoais. Até porque o sistema partidário clientelista está em decréscimo no país e deve ser eliminado.

2 thoughts on “VEREADOR – Sua grande função: falar em nome do povo.

  • 28 de maio de 2012 em 23:31
    Permalink

    Adote um Vereador Câmara Municipal de PRESIDENTE DUTRA esses vereadores inimigos da ética, do zelo com o dinheiro público e quem compactua com corruptos, sao muitos bem agradados pela prefeita, por isso sao todos calados, boca fechada com medo de faltar a caxaxa de final de semana…

  • 30 de maio de 2012 em 11:31
    Permalink

    o raimudinho qer qe todo mundo fiqe babando. eli peca qe presidente dutra e qem presisa deli. mas e o contrari eli e qem presisa de presidenti dutra. porque tudo qe eli tem eli consegio aqi. eli tem e qe agradeser o povo de presidenti dutra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*