Prefeita Irene Soares se recusa receber sindicalistas.

A prefeita de Presidente Dutra Irene Soares inventou uma nova modalidade de negociar com categorias de base (Sindicato): é a figura do atravessador. Pelo menos foi essa proposta apresentada pelo Secretário Municipal de Educação Carlos de Oliveira Filho na noite de quarta-feira numa reunião realizada com pouco mais de trinta professores em uma das salas do Colégio Teresa de Oliveira. O secretário foi “curto e grosso” ao afirmar que a prefeita Irene Soares falou que não vai receber os representantes do SINTESPEM – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal. E disse ainda que a proposta de Irene Soares é que seja escolhido um professor de cada escola, forma-se então um grupo para na próxima segunda-feira dia 27/04 as 16h ir conversar, Ops! ouvir o que ela (prefeita) tem a oferecer aos servidores. Esse mesmo grupo leva a “proposta” para os diretores do Sindicato, que por sua vez discutirão em assembléia pra saber se a categoria aprova ou não. Que chic, não? Acorda Alice! Resta saber se os professores vão aceitar mais essa humilhação por parte da administração municipal. O clima ficou tenso durante a reunião e os professores que não concordaram com a tal proposta, deixaram o local imediatamente. Na entrada da escola eles afirmaram que foram desrespeitados, acusando o Secretário de tê-los chamados de irresponsáveis e seceduc014baderneiros. Ouvido pelo Blogue, o Carlos de Oliveira (foto) nega a acusação e disse que foi mal interpretado, “Eu falei é que aqui só tinha gente competente e de responsabilidade e é por isso que eu estou aqui pra tentar resolver essa situação” afirmou o secretário. Indagado sobre o real motivo dela não querer receber os sindicalistas ele foi enfático: “Eu não sei. Ela disse que não quer receber o pessoal do sindicato e pronto!”.

Sem compromisso

O histórico de compromissos assumidos com o SINTESPEM e não cumpridos pela prefeita Irene é vasto e não é de hoje. Sabem quantos acordos a prefeita fez com o pessoal do sindicato pra cumprir? NENHUM. E o desrespeito com os servidores públicos é tão grande, que não se estranha ela não querer receber representantes da categoria. Muitas das reuniões na primeira gestão Ireneana foram feitas somente com secretários, teve uma que ela (Irene) estava em São Luis e participou em conferência por telefone. Que chic de novo, héim? E a última, pasmem! Irene botou tanta banca que só se reuniu com três diretores do sindicado e se a reunião acontecesse em São Luis, e não é que eles foram “bater lá, rapaz?”. Voltaram alegres, para ficarem tristes poucos dias depois. Tudo que foi combinado com a prefeita na capital, não foi cumprido. Quer dizer: Foram só serem bestas, perderam tempo, dinheiro com despesas e muita paciência. É humilhação demais, não acham?

Ato público

Na última segunda-feira 20/04 os professores municipais fizeram um ato público de advertência com o objetivo de chamar a atenção da prefeitura para negociar reivindicações da classe que entre outras coisas, reclama da má aplicação dos recursos do FUNDEB, do grande número de contratados desnecessários na área de educação do município e a não implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários das Categorias. Se não houver qualquer tipo de negociação até a próxima segunda-feira dia 27/04, os professores prometem entrar em greve por tempo indeterminado no dia seguinte 28/04. Agora é esperar o que vai acontecer, uma vez que a prefeita resolveu não receber os representantes do sindicato.

Nota de repúdio

Durante toda tarde desta sexta-feira, o SINTESPEM veiculou em carros de som pelas principais ruas da cidade uma Nota de Repúdio ao Secretário de Educação e a retaliação da prefeita Irene Soares a membros do Sindicato. Confira depois todo o teor desta nota aqui no bloque.

4 thoughts on “Prefeita Irene Soares se recusa receber sindicalistas.

  • 25 de abril de 2009 em 18:03
    Permalink

    É FACIL É SÓ O PESSOAL FRETAR UM ONIBUS E IR Á FORTALEZA OU SÃO LUIS E POSSIVELMENTE TERÃO ALGUMA CHANCE DE ENCONTRA-LA;OU VCS ACHAM QUE ELA IRA MELAR OS PES DELA NESTE SOLO FÉTIDO QUE ELA É OBRIGADA A PISAR EM EPOCA DE ELEIÇÃO

  • 27 de abril de 2009 em 01:39
    Permalink

    O que nos deixa mais indignado Adonias é que muitos deste professores não tem coragem de ir às ruas reinvidicar seus direitos. Pelo fato de terem votado nesta prefeita ou por ter rabo preso devido a algum aparentado ter ganho contrato na prefeitura. Com o povo no cabresto a senhora toda poderosa Irene pinta e borda. Infelizmente a maioria dos professores é quem saem perdendo. A prefeitura de Presidente Dutra paga o pior salério da região.

  • 27 de abril de 2009 em 10:10
    Permalink

    É fato consumado, os professores da rede municipal entraram em greve realmente, hoje pela manhã vi os alunos do colégio teresa de oliveira sendo liberados, fico triste em ver tal situação, afinal esses alunos irão pagar a conta que é responsabilidade da prefeita, estudarão até dezembro, janeiro, fevereiro. Que saudades dos tempos que os mesmo estudavamos até novembro. e agora o que falta parar espero que o municipio não pague por uma má administração.

  • 28 de abril de 2009 em 14:07
    Permalink

    Somostotalmente a favor de uma greve, desde que não prejudique ninguém. Acho que nesse caso, não há necessidade da greve, mesmo que as autoridades de Presidente Dutra nãoqueiram sentar para conversar, os professores deveriam se sentir maior e simplesmente dizer não à greve. Afinal a nossa prefeita não está tirando nada deles, só não está pondo. Acredito que a única solução deste caso seria se fosse descontado cada dia de faltas, era de imediata a volta dos professores a sala de aula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*