Cartão do SUS é obrigatório inclusive para usuários de planos de saúde

Do Blog de Luis Cardoso

O Ministério da Saúde determinou que toda a população brasileira, isto inclui os usuários de planos de saúde da rede particular, devem tirar o Cartão Nacional de Saúde (o Cartão do SUS).

O objetivo é mapear a saúde nas diversas regiões do país, já que o cartão funciona como um registro nacional, uma espécie de identidade da saúde das pessoas. Essas informações vão permitir ao Governo Federal a elaboração de políticas públicas voltadas à realidade de cada região.

Vale esclarecer que o prazo para retirada do cartão vai até 2015. Até lá as pessoas serão atendidas normalmente. Os usuários de planos de saúde devem tirar o cartão porque existem procedimentos e situações em que o atendimento é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e neste caso o plano de saúde ao qual o usuário é vinculado, deve arcar com parte da despesa.

O novo sistema, por ser nacional, não permite a duplicidade de cartões, evita a realização de exames repetidos, por simples discricionaridade do paciente, racionaliza os serviços e previne o desperdício. Além de garantir os repasses financeiros de acordo com os serviços prestados em cada localidade.

Para retirar o cartão, basta apresentar carteira de identidade, certidão de nascimento, (no caso de cadastro de crianças) e comprovante de endereço nas unidades da rede de saúde mantidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O cartão também pode ser tirado com os agentes comunitários de saúde. Na rede privada, que possui convênio com o SUS, no momento do atendimento pode ser solicitado o cartão.

Aldonora Belo, Hospital da Criança, Hospital da Criança, Hospital geral, Hospital Presidente Dutra, Aquiles Lisboa, Maternidade Benedito Leite, Maternidade Marly Sarney, Juvêncio Matos, Upas, Socorrão I e II, Apae, Hospital de Olhos. Vale lembrar que estes locais tiram o cartão apenas para as pessoas que estão em atendimento.

Quem não possuir o cartão pode ser atendido para casos de urgência e emergência. Para consultas e exames, só com o cartão.

3 thoughts on “Cartão do SUS é obrigatório inclusive para usuários de planos de saúde

  • 18 de abril de 2012 em 12:07
    Permalink

    adonias vc pode botar a relacao dos filiados no ptb se vc tiver? seria bem interessante

    Resposta: Vou ver isso.

  • 20 de abril de 2012 em 11:54
    Permalink

    CARO AMIGO ADONIAS, PARABENS PELO TRABALHO INFORMATIVO À POPULAÇÃO DE PRESIDENTE DUTRA. EM RELAÇÃO À MATERIA SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO CARTÃO DO SUS OU CARTÃO CIDADÃO, SOU CIDADÃ, MORO NO MESMO ENDEREÇO HÁ 11 ANOS E JAMAIS RECEBI UMA VISITA DE AGENTES DE SAÚDE EM MINHA RESIDÊNCIA. ACHEI A MATÉRIA MUITO IMPORTANTE O QUE ME LEVOU A TECER TAL COMENTÁRIO. UM ABRAÇO E BOA SORTE. VAMOS QUE VAMOS.

    Resposta: Muito obrigado minha querida Mestra.

  • 24 de abril de 2012 em 20:27
    Permalink

    Se não entendi mal a sua querida Mestra disse que achou a materia importante. Então acredita-se que ela leu e se leu está claro que o cartão do SUS é adquirido nas unidades da rede estadual de saúde ou com os agentescomunitários de saúde. Tem que ir atrás querida Mestra. Acabou aquele negocio na boquinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*