Raimundinho e a campanha eleitoral de 2004

Por Natal Leite de Carvalho

Nos idos de 2004 participei ativamente da campanha eleitoral para prefeito de nossa esquecida Presidente Dutra. Naquela época, meu irmão, Raimundinho da Audiolar, polarizou o pleito com a hoje prefeita Irene Soares, vindo a perder a eleição por margem considerável de votos.
Naquela época, propalava Raimundinho em seus discursos que, se eleito, não faria da prefeitura cabide de emprego, pois os cargos públicos não seriam ocupados por parentes nem tampouco rateados entre as correntes vorazes do seu grupo político.
Criticou-se com veemência a postura do inexperiente candidato.
Ora, naqueles dias, para muitos, a postura adotada ainda em campanha demonstrava em clareza quão rígidos eram os métodos administrativos de Raimundinho, pois na história de Presidente Dutra jamais de admitiu gestão pública que não fosse compartilhada pela parentela. É da essência cultural do nosso povo.
O tempo, no entanto, encarregou-se de demonstrar que o inexperiente candidato na verdade se revelara excelente administrador, probo e fiel às suas convicções morais. Acertada, portanto, fora a sua postura.
Raimundinho tem 08 irmãos, dentre eles prósperos empresários e servidores públicos de carreira. Todos, porém, que escolheram o serviço publico como profissão adentraram pela porta estreita do concurso público. Diga-se, por oportuno, concursos sérios.
Em sufocante tristeza, reflito acerca do sofrimento vivido pelo concurseiro que, no silêncio das madrugadas, nos finais de semanas mortos, nas horas subtraídas do convívio familiar, ardeu em sólida esperança para ter o seu merecido cargo público, mas que teve roubada sua vaga com a chancela das autoridades públicas.
Aquele que negocia um cargo público age em promiscuidade maior que uma prostituta, pois esta vende o que lhe pertence: o seu próprio corpo. Aquele, não.
Desse cenário, concluo e vislumbro o que é mais perverso ainda: enquanto assistimos passivamente aos desmandos de um grupo político, uma outra questão se avulta de idêntica importância: haverá desejada transparência numa eventual gestão Arapuá?

Natal Leite de Carvalho é analista judiciário do TRT em Curitiba-PR.

29 thoughts on “Raimundinho e a campanha eleitoral de 2004

  • 11 de abril de 2012 em 01:15
    Permalink

    Belas palavras de um culto cidadão. Mas, com toda sua sabedoria ainda não teve ousadia de dar origem a uma bola de cristal. Pois, creio eu que, a vossa pessoa se beneficiando do “poder que uma bola de cristal tem” nunca iria imaginar o Sr. Raimundinho da Audiolar amoçando e jantando na casa da senhora Irene 31. Quem tem personalidade não se mistura com quem não presta!
    A atual… eu tenho a certeza que não vale nada.
    O intermediário, ta lhe faltando personalidade.
    O futuro tem a “fome de 680 mendigos”.
    Só uma bola de cristal para mudar o destino desse povo!

  • 11 de abril de 2012 em 09:42
    Permalink

    Caro Adonias,

    O nível de artigos e comentários do blog está aumentando a cada dia que passa, e com isso, é o leitor/internauta quem ganhar.

    Parabéns ao Natal Carvalho pelo artigo e ao Oliveira pelo comentário.

    Vale a pena fazer uma repetição de comentário feito em outra oportunidade aqui neste blog.

    “…é maneira de participação da comunidade que a torna alienada, passível de acomodação cívica, onde estamos sempre esperando acontecer.”

  • 11 de abril de 2012 em 13:54
    Permalink

    Como que o raimundinho não se mistura e no bater de uma lata na casa da Irene ele tá lá?!!!! Como que não se mistura e na compra do seu Helicoptero ele tinhao o Rigo Teles como Sócio?!!! Acorda Natal que o Raimundinho é da mesma laia dessa galera se não pior!!!! Pois um cara que faz confraternização da sua empresa e cobra em folha dos seus funcionários!!! A escravidão já acabou!

  • 11 de abril de 2012 em 14:42
    Permalink

    bonitas palavras caro natal, eu só não sei se o Raimundinho da audiolar acompanhado dessas pessoa faria as mudanças necessarias pra um bom funcionamento da maquina administrativa. mas o aeu questionamento em relação aos arápuás pegando pelo historico do grupo Jurandy, dr Joaquim e ele mesmo Juran Carvalho temos uma base do que ele faria em um concurso publico boa coisa n era, lhe afirmo. na verdade é que Nós presidutrense estamos num mato sem cachorro, se correr o bicho pega e si ficar o bicho come.

  • 11 de abril de 2012 em 16:17
    Permalink

    Sr. Jackson, quem te falou que a Audiolar fez uma confraternização em que foi descontado valores na folha? Desafio-lhe a provar essa história.

  • 11 de abril de 2012 em 16:35
    Permalink

    Natal, gostaria apenas de uma explicação? Pq então ele tenta ser candidato da PREFEITA? E QUAL SUA OPNIÃO?

  • 11 de abril de 2012 em 19:42
    Permalink

    Não podemos nos apegar ao achismo. A sociedade é que tem que ser embebida de consciência e cidadania. A escolha de um candidato é fato natural (podendo o mesmo ser ou não um bom administrador). Todavia, devemos legar ao ostracismo todo aquele político que tripudia da sociedade.
    Somente um povo contemplado com a luz da razão será capaz de escolher melhores caminhos. Os tombos são necessários e inevitáveis.

  • 11 de abril de 2012 em 21:56
    Permalink

    Sr Jackson me desculpe, mas em relação a confraternização da audiolar, venho lhe dizer que não foi descontada nenhum centavo na folha de pagamento. Vamos analisar a veracidade dos boatos. O grupo audiolar trabalha com seriedade e merece respeito.

  • 12 de abril de 2012 em 00:35
    Permalink

    Todos nós sabemos que o Raimundinho pretende ser prefeito de Presidente Dutra. Acontece que, pra chegar até lá ele precisa de apoio de um grupo político, pois só ele e seus irmãos (inexperientes na arte de fazer política não chegarão a lugar nenhun). Diante disso, faço um apelo: Evitem fazer comentários intelectuais e falso moralista, que nada tem haver com a realidade política de Presidente Dutra, pois não é o povo que tem quer aceitar suas ideologias, já que vocês são minoria, ao contrário, se querem realmente o poder terão que entrar nos moldes políticos de P. Dutra, senão terão que sentir o gosto de mais uma taquinha…Falo isso com toda propriedade e para o bem de vocês (bando de inexperiente).

  • 12 de abril de 2012 em 00:47
    Permalink

    Força Jovem Do Creolí, acorde e pare de sonhar em ser o candidato do Raimundinho a Vereador representando seu povoado Creolí. Você e seu avô estão pensando que o Raimundinho cai encher o bolso de vocês de dinheiro aí você terá uma grande votação na sua localidade. O Raimundinho é um empresário e como tal não dá grana para ninguém. Quantas pessoas você já viu o Raimundinho ajudando? Aposto que tenha.

  • 12 de abril de 2012 em 07:28
    Permalink

    mary inesperiente e vc a prefeita sempre teve grupo e o que ele fez para nossa cidade

  • 12 de abril de 2012 em 07:40
    Permalink

    O que me referir no comentário acima não diz respeito a candidatura política e sim as mentiras que citam procurarando benegrir a imagem dos cidadãos Presidutrenses..

  • 12 de abril de 2012 em 08:28
    Permalink

    Romulo vc e seu pai não tem personalidade, varias vezes vc xigou a prefeita e até com o uso de palavras de baixo calão e hoje vcs querem o apoio da prefeita, teu pai é um fraco, se acha!
    Raimundinho não tem voto, pra ter voto precisa de um grupo.
    Entra sozinho sem grupo, fica esperando pravê se da pra ganhar ao menos 500 votos!
    Eu aposto que os proprios funcionário vota contra !

  • 12 de abril de 2012 em 09:20
    Permalink

    Quem não tem personalidade é você, que se esconde atrás de um pseudônimo. Você não tem moral pra falar nada, “mostra a cara”, ai a gente discute.

  • 12 de abril de 2012 em 09:27
    Permalink

    KKKKKKKKKKKKKKKKK….eu me divirto com esses comentarios.Como diz o cantor “…lavar roupa todo dia,que agonia.”

  • 12 de abril de 2012 em 09:46
    Permalink

    O Verddeiro Just. de PK, Mas ele tem dinheiro…….

  • 12 de abril de 2012 em 10:05
    Permalink

    Caros Colegas Eleitores !!!

    Me desculpem , mais voces ficam perdendo tempo criticando as pessoas, esse Blog é muito legal , mais serve para voces ficaram por dentro no que acontece com nossa querida Presidente Dutra .Se Fulano ou Cicrano tem dinheiro , fala mal das pessoas ….Isso só diz respeito á eles , e outra quem se mete em politica , criando confusao acaba se dando mal , pois depois que passe estao todos juntos ! Vamos ser mais realistas, em vez de falarem sobre Educacao , Saúde, coisa que nao tem em Presidente Dutra.Ficam lavando roupa suja aqui no Blog.Quem tem suas desavenças que falem pessoalmente e nao fiquem de indiretas.
    Bom dia á todos e um bom trabalho

  • 12 de abril de 2012 em 10:14
    Permalink

    Engraçado que o Sr.Natal cita que o seu irmão é ”probo e fiel às suas convicções morais”,sendo que o mesmo era contra a prefeita Irene Soares e hoje é do lado dela,e vale lembrar daquele velho ditado popular “Digas com quem tu andas que eu te direi quem tu és”…Já me referindo a possível gestão do Juran Carvalho não tenho o que comentar pois o mesmo ainda não foi um administrador de Pres.Dutra,então,o que me resta é fazer um apelo para que o próximo prefeito possa fazer um excelente trabalho e tirar essa nossa cidade do buraco.

  • 12 de abril de 2012 em 18:46
    Permalink

    Fico espantado com a hipocrisia deste CARLOS HENRIQUE, todos as vezes que dar uma opinião ele acaba caindo em contradição, veja bem ele fala em racionalidade, conscientização, politização do povo, porem se o povo votar desta maneira como ele tanto clama, quem sairá prejudicado é o ccandidato dele o senhor JURAN CARVALHO, pois se a população votar racionalmente como ele tanto pede se candidato cairá no ostracismo, assim como caiu seu irmão JURANDY CARVALHO. então, ti dou um conselho para de mandar comentarios de coisas que voce não acredita.

  • 12 de abril de 2012 em 20:08
    Permalink

    CARO ADONIAS, SEU BLOG É MUITO BOM,POIS NOS MANTÉM INFORMADOS DE TUDO QUE ACONTECE EM NOSSA PRESIDENTE DUTRA, SOU UMA DAS QUE TODO DIA ACESSO-O , OBRIGADO POR TUDO ! AGORA QUERIA LHE PEDIR, SE É QUE POSSO ? NÃO POSTE ESTES COMENTÁRIOS SEM NEXOS ,DESSES BLOGUEIROS QUE SÓ QUEREM FALAR MAU DAS PESSOAS ” XINGAMENTOS LAVANDO ROUPAS SUJAS EM REDES SOCIAL, ORA PORQUE NÃO VÃO SE ENFRENTAR CARA-A-CARA ,E DEIXEM O ESPAÇO PRA QUE OUTRAS OPINIÕES SEJAM FEITAS E NOS DEEM MAIS RAZÕES PRA TANTO .!

  • 12 de abril de 2012 em 20:33
    Permalink

    Na verdade a maioria dos comentários aqui apresentados tem o mesmo proposito, puxar a brasa para o seu espeto, de tal forma que sempre ao final tem la sua ideologia politica, se fossemos justos nem um dos candidatos apresentados até agora seriam dignos de ser prefeitos de nossa cidade, dai qual a questão ser levantada, em quem votar? para quem votar? de uma coisa eu sei com ou sem ideologia os nomes foram e serão apresentados e cabe a nos eleitores fazer o que cada um de nos achamos certo, daí é só esperar!! e torcer para que o nosso voto seja digno e honroso.
    ok!!! Senhores: Natal carvalho/ Oliveira/ Jackson.
    SÓ UM DETALHE A APRESENTAR POUCOS AQUI NO SITE COLOCAM NOMES REAIS, POR ESSE MOTIVO NEM SÃO DIGINOS DE COMENTÁRIOS POIS ATÉ NA HORA DE DÁ UMA OPNIÃO SE ESCONDEM ATRAS DE ANTÔNIMOS.

  • 13 de abril de 2012 em 08:22
    Permalink

    Eu sou eleitor de Juran Carvalho, o que leio nas entrelinhas dos comentários é que querem fazer comparações entre Juran e Jurandir, mas cada tem um sua própria personalidade, seu´caráter e pelo pouco que conheço de Juran Carvalho ele é um cidadão acima de qualquer suspeita. Acompanhei de perto seu trabalho quando foi Secretário de Saúde e diga-se de passagem um excelente secretário, acho que nenhum médico de nossa cidade que trabalhava no hospital municipal o antigo FUNRURAL na época em que Juran foi secretário pode reclamar da sua gestão, pois o mesmo não fez distinçao entre grupos políticos. O hoje programa de Agentes Comunitários de Saúde foi implantado em nosso município por ele e antes que alguém conteste a informação afirmo que foi, pois, na época eu era conselheiro do Conselho Municipal de Saúde e pare instalar o programa precisava da aprovação do conselho, época em que o referido conselho funcionou de verdade, hoje nem sei se existe mais. Tenho informações de que o Dr. Juran fez um excelente trabalho a frente da AGED.

  • 13 de abril de 2012 em 08:52
    Permalink

    Bom a todos,
    Já tinha lido o post, quando o senhor Natal o postou alguns posts atrás, e realmente é muito interessante.
    Agora, temos que ser realistas, e dizer a verdade:
    1º – Ética política, isso existe? ainda mais no Maranhão? – Todos nós somos sabedores do que acontece no Maranhão, aqui vemos pessoas se degladeando em uma eleição, e aliados na outra, vide a família Sarney junto ao PT. Lembro-me bem em Imperatriz, quando o Senhor Lula falou certas verdades sobre a família Sarney, da Oligarquia, do Coronelismo existente. E mais uma vez, fomos telespectadores assíduos, e vimos o PT se unindo ao PMDB, vimos LULA dizer que Roseana era uma grande mulher, integra. Vimos ele dizer que Sarney era o homem mais inteligente que já conheceu, e mais tantos adjetivos que não acreditei saírem da boca do Sr. Lula.
    E o Senhor Cafeteira, que nas eleições para governador, na qual perdeu, falou horrores da Roseana e família, e no entanto, épocas depois, se uniu à família, pois, caso contrário não se elegeria Senador. É assim meu povo, não adianta, realmente uma hora adversários mortais, outras vezes, aliados desde criancinha. Não existe essa palavra ÉTICA.
    2º – A globalização, a internet, faz com que saibamos de coisas muito mais rápido que antes, esse mundo digital faz com que debates como este sejam eficientes, bom pra saber o que ta acontecendo no mundo, e as ideias dos nossos amigos. Agora, voltemos à realidade, quantos moradores, quer dizer, eleitores de PK tem acesso a este mundo, será se o povo do Angical tem acesso, ou quantos moradores da zona rural já acessaram a internet? infelizmente, quanto mais o povo é leigo, “analfabético digital”, menos conhecimento tem, e mais fácil fica a manipulação por parte daqueles que tem a máquina pública ao seu alcance. E pra piorar, PK tem o mal do fanatísmo, quando o povo se alia a uma família, fecham os olhos (com algumas exceções) pra tudo aquilo que acontece ao seu redor, por mais que seja corrupção, concussão, prevaricação, ou tantas outras coisas. Só em receber uma camisa, uma cesta básica, algo que nem pode, o povo já brilha os olhos, e alí é como se fosse um anjo que caiu do céu. Então, por mais correto que seja um, ou mais safado que seja outro, em Presidente Dutra, o que ganha eleição, é apenas quando foi investido em grana, quem doou mais coisas, etc.
    Como sempre digo, enquanto não mudar a CULTURA e a EDUCAÇÃO, a gigantesca maioria do povo não terá acesso à verdade, e os corruptos irão reinar por muito tempo.

  • 13 de abril de 2012 em 12:52
    Permalink

    Esse comentário estratégicamente programado do Natal parece uma mistura de demagogia com tentativa de enganação.
    Onde está a integridade ética de Raimundinho quando vive mendigando apoio da Prefeita?

    Num eventual apoio de Irene a Raimundinho, quem concorda o que com quem? Raimundinho aprova a gestão de Irene e se propõe continuar ou Irene reconhece que é um fracasso e assumindo mea culpa apoiando Raimundinho? Com a palavra os dois. Natal pode ser o porta-voz.

  • 13 de abril de 2012 em 23:41
    Permalink

    Política é negócio e todo mundo sabe disso. É assim no Brasil e em qualquer parte do planeta. Aqui, por conta da sensação de impunidade e da vigência daquela famosa frase “você sabe com quem está falando?”, o vale-tudo perdeu os limites, assim como os políticos.

  • 14 de abril de 2012 em 14:05
    Permalink

    MARY, para refletir!
    – Por que no seu comentário, ao invés dirigir-se ao autor da matéria, prefere intitulá-lo e a seus irmaos – que são 08 e tem NOMES -, de “bando de inexperientes”? Desejas denegrí-los? Ou inferiorizá-los?
    – Reconhecemos nossas habilidades maiores no empreendedorismo, nos negócios e o Serviço Público. Porém não nos tira o direito de manisfestar a cidadania política. Afinal, é um direito democrático de todo cidadão.
    – Ideologia é a materia prima para uma política séria. Quem tem ideologia, significa ter objetivos reais, perserverança, comprometrimento. Quem tem ideologia não “pula de galho em galho”.

  • 15 de abril de 2012 em 00:50
    Permalink

    Para os filhos do Francalino: nessa frase Quem tem Ideologia não “pula de galho em galho” pergunto em 2004 seu irmão concorreu a prefeito pelo o grupo dos arapuas e hoje esta querendo concorrer pelo grupo soares aonde ficou sua Ideologia? e quem esta pulando de galho em galho? será que nós eleitores temos uma memoria fraca e não lembramos disso ou vc só porque tem um império acha que são melhores que nós. acho que o comprometimento cidadão no seu comentário não esta com a população nossa cidade esta falida por conta da atual administração e seu irmão SR. Raimundinho pessoa integra e de respeito esta negociando com essa prefeita corrupta. cadê sua Ideologia?

  • 15 de abril de 2012 em 11:15
    Permalink

    De início, discussões sobre austeridade e qualidade administrativa política são de fundamental importância para a temporada vindoura de outubro, contanto egos mais exaltados que se escondem sobre o anonimato digital devem ser ponderados e algumas vezes até descartados…
    Como cidadão estando no exercício que me cabe de direitos políticos e liberdade de pensamento, venho a tecer algumas considerações, peço apenas que meus laços de parentesco não atrapalhem na interpretação desse post…
    Algumas vezes para alcançarmos nossos objetivos devemos ser como um rio que dá voltas, meandros e supera obstáculos para chegar ao mar. Da mesma forma se mostra a política, as vezes aliar-se a alguém não significa falta de caráter ou identidade de ideologias, as vezes significa humildade, saber que sozinho não se chega ao destino almejado.
    Como se é sabido, um grupo de empresários, professores, profissonais liberais e demais trabalhadores se uniram, deixaram sentimentos mesquinhos de lado e partilharam a ideia de uma conscientização política e participação popular na administração da coisa pública, formando assim Terceira Via. Ora, pessoas das mais diversas camadas, tão diferentes entre si e com pensamentos tão diversos, sob o prisma de verem a cidade que moram abandonada e sentirem a necessidade eminente de fazerem algo, de tentarem mudar, acabaram por fundar esse grupo político acima citado. Atitude que não se mostra inédita, posto que ocorreu nas campanhas de Raimundinho (2004) e Juran Carvalho (2008), porém agora independente de um candidato, independente de nomes, buscando uma melhora da qualidade de vida da sua terra. Atitude louvável e que necessita ser mais aplicada.
    Para tolos que pensam que o exercício da cidadania se restringe a órbita da votação, espelhem-se na postura mencionada (não digo em aderir ao grupo, mas a tentativa de fazer algo) e ajudem também na mudança de hábitos e rumos da nossa querida “PK”…

  • 19 de abril de 2012 em 21:12
    Permalink

    Eu acho tudo isso uma falta de vergonha, pois afinal: Como pode que várias personalidades se transformem totalmente apenas em busca de apoio político?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*