Por Sukarno Cruz Torres

No passado, o que reinou em Presidente Dutra, foi o coronelismo, ameaças, fraudes eleitorais, currais eleitorais e o voto de cabresto. Era a velha prática política quem mandava nos pleitos eleitorais.

No rápido debate público que se forma em Presidente Dutra, a situação tende a não mudar. Sinto até saudades de uma frase do então candidato a prefeito, José Olavo Sampaio, que dizia: “SEM ÓDIO E COM AMOR”. Mesmo com esta frase sendo o slogan da sua campanha, ele foi tragicamente assassinado antes do período de eleições.

Os pré-candidatos e seus seguidores, passam a querer desqualificar os outros com todo o tipo de adjetivos depreciativos, chamando-os de corporativistas, direitistas e esquerdistas, todos aqueles que ousaram se opor aos seus pacotes de idéias e promessas.

Com dificuldades para fechar em torno dos seus projetos, os pré-candidatos fazem a distribuição antecipada de cargos, o que se desnuda pela informação incontroversa, divulgada a ‘boca pequena’ nas ruas.

Um dos grandes problemas da máquina pública municipal é a falta de controle sobre os resultados. Um governante assume o cargo e após as eleições, aceita todo tipo de indicações para os cargos, depois de quatro anos, o ciclo recomeça. Nesse intervalo, salvo exceções, a máquina se acomoda, perde agilidade e volta ao marasmo que sempre marca os finais de governo.

Para os gestores, deveria ter metas claras e previamente definidas, que deveriam ser atingidas no decorrer do mandato, sob pena de ficarem imediatamente inelegíveis e com o seu patrimônio indisponível. Os funcionários deveriam ser escolhidos por mérito, e os que não conseguirem manter a ‘máquina azeitada’ poderiam ser substituídos sumariamente.

Para a população, o efeito dessas duas medidas certamente teria um bom impacto. Pelo menos, é isso o que se espera. Até porque entre as metas estará sempre a melhor qualidade do serviço prestado pelo município. E para isso, esse município irá contar com os melhores servidores de que dispõe independentemente da opção partidária que eles tiverem.

No geral, os fatos e especialmente os métodos de gestão pública falam por si.

 

Sukarno Cruz Torres é Presidutrense, Mora em São Luis e é Analista Financeiro e Técnico em Contabilidade.

adonias

Comentar

COMENTÁRIOS (6)

  1. Chuvisco do campo santas

    28/03/2012

    Engraçado quando acunhada desse cara ai era secretaria de saúde ele nao demonstrava todo esse idealismo!!! Agora que ela foi pra rua ele quer da uma de analista político!!! Pq vc nao usou sua sabedoria para aconselha-lá??? Me compre um bode Sukarno!!!!

  2. LuLu

    29/03/2012

    Aguarde Adonias que vc terá uma surpresa logo, logo!!! Cuidado pra não dah Diarreia!!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

  3. MARCELO BOY

    29/03/2012

    ô meu caro sukarno você sonha de mais, nois estamo no brasil e principalmente no estado mais pobre do país.
    os candidatos de presidente dutra sempre aspira posições políticas,com disputa ascensões pardidárias,e sempre visar seus proprios interesses se aproximam da pobreza e do povo no momento da necessidade.
    nunca pratica caridade,, não acodi o sofredor, não vai a hospitais, visitar o enfermos que necessitado,não melhora a sorte do fucionarios; não abri novos hospitais e ambulatórios,não da assistência hospitalar,não abri nova escolas tor falando isso que não fazem depois de eleito.
    sempre nomeeia para atender a fins políticos, não satisfaz a necessidade dos serviços públicos, sempre faz promessas ilusórias,e sempre é hipócrita.corteja aplausos insinceros, e cobiça glórias indevidas.
    eles são falsos e desleais hipnotizadores,dos quais o povo está farto e cansado.o povo de presidente dutra não sabe discernir e reconhecer quais são os hipócritas e quais os seus benfeitores desinteressados. não sabe quem é sincero, e fidelíssimo e leal.
    FALO ISSO MAIS SOU MAIS UM IDEALISTA QUE FALA O QUER PENSA MAIS GOSTEI MEU CARO SUKARNO CRUZ MUITO BOM.

  4. Te conheço

    29/03/2012

    Meu karo você esqueceu de quem é filho, ou si faz de besta.

  5. Rogério Damasceno

    29/03/2012

    Acho que vc está por fora da pulítica, pois ameaça não é coisa do pasado. esse povo dos arapua continuameaçando g3ente

  6. Jackson

    30/03/2012

    O que deve ter de esculhambação para o juran nesso blog e essa besta do Adonias nao publica não tpa escrito!!! Rapah deixa de ser besta que isso nao adianta sua anta! As minha ele nao bota uma, agora qndo se fala nos outro candidatos ele coloca em letras garrafais!!! Oh como ele é triste.

    Resposta: É isso que você acha, que só tem esculhambação aqui. Tem não. Só quem escreve essas idiotices utilizando vários pseudônimos é você, os demais, são pessoas de respeito, mas como você quer avacalhar esse espaço porque não dou rezo na cartilha de sua “patroinha” fica escrevendo bobagens. Meu amigo, até gosto do seu texto, você sabe disto, aproveite de forma melhor escrevendo algo que não seja despresível como sempre vem fazendo. E olha, é melhor ser Anta do que ser aquele “outro” animal que você é. Deixe de envergonhar sua “irmandade” e saia do aramário rapaz.

Deixe uma resposta









*