Assassinado ex-prefeito de São José dos Basílios

Dois pistoleiros assassinaram há poucos instantes o ex-prefeito de São José dos Basílios Francisco Ferreira Sousa, o Chico Riograndense. Informações dão conta que o ex-prefeito foi vítima de uma emboscada no povoado Poção, interior de São José dos Basílios, cidade onde foi prefeito por dois mandatos e teria sido atingido por quarenta tiros. Os pistoleiros fugiram e a polícia está a procura. Ainda não se tem detalhes se o crime teria motivação política.

De acordo com informações da I Companhida Independente da Polícia Militar de Presidente Dutra, os criminosos estavam numa moto prata sem placas no momento do assassinato fugindo do local se embrenhando nas matas do município. Todo o contigente da Polícia Militar da região comandado pelo Capitão Machado está fazendo barreiras nas principais saidas de São José dos Basílios na tentativa de prender os dois pistoleiros. O Secretário de Segurança Pública do Estado Aluízio Mendes está enviando mais reforço e um delegado especial para o local.

Prefeito

Naturalde Pedreiras, Francisco Ferreira Sousa, mais conhecido como Chico Rio Grandense, era casado, tinha 69 anos e  comerciante em Dom Pedro onde morava há vários Anos. Em 1999 resolveu entrar para a política, se elegendo pelo PPB (hoje PP) o segundo prefeito de São José dos Basílios, reelegendo-se em 2004 pelo PFL. O atual prefeito Joãzinho das Crianças foi o candidato de Riograndense em 2008 eleito com larga maioria.

post atualizado às 10:50h

3 thoughts on “Assassinado ex-prefeito de São José dos Basílios

  • 8 de janeiro de 2012 em 21:15
    Permalink

    Meu profundo pesar pelo falecimento desse amigo. Externo à sua família, em especial à minha colega Dra. Samara.

  • 14 de janeiro de 2012 em 10:08
    Permalink

    O Jornal Pequeno apurou que em vários assassinatos, ocorridos desde a década de 90, ‘Chico Riograndense’ apareceu como suspeito de ser mandante ou de ter envolvimento com supostos mandantes. A acusação chegou ao JP por meio de militantes de movimentos sociais que atuam na região maranhense dos Cocais.

    As vítimas dos homicídios e atentados, segundo a denúncia que chegou ao JP, foram:

    . ‘Zezim Capeta’ (ex-‘prestador de serviços’ de ‘Chico Riograndense’, morto a tiros por dois pistoleiros em 1994; cobrava uma dívida do ex-prefeito;

    . Rubem (filho de ‘Zezim’, investigava o assassinato do pai; Rubem e um homem que estava com ele foram mortos a tiros);

    . ‘Chiquinho Borges’ (irmão do ex-prefeito Wilson Borges, espalhava em São José dos Basílios não ter medo de ‘Riograndense’; outro homem que estava com Borges numa moto também foi morto; ambos, a pauladas);

    . Pedro Mendes (também assassinado a pauladas, no Povoado Mucunã, dias depois de discutir com ‘Chico Riograndense’ por causa de um terreno);

    . ‘Júnior do Posto’ (baleado com 5 tiros, dias depois de brigar com Maurício, um dos filhos de ‘Riograndense’);

    . ‘Pires’, do município de Dom Pedro (morto a tiros; cobrava um débito de ‘Chico Riograndense’);

    . Almir (vaqueiro do fazendeiro e candidato em segundo colocado nas duas últimas eleições, João Barbosa; teve uma discussão por motivos políticos com Mardem, um dos filhos de ‘Riograndense’, durante a campanha de 2008; logo depois, Almir foi atingido commais 10 tiros por pistoleiros, na saída da fazenda de João Barbosa, juntamente com a mulher, que perdeu um braço);

    . Josemir (morador do Povoado Altamira; trabalhou num posto de combustíveis de ‘Riograndense’, localizado no Povoado Serra do Dico, e, ao ser demitido, levou o ex-patrão à Justiça do Trabalho; foi morto a tiros).

    Todos esses casos devem fazer parte da investigação sobre o assassinato de “Chico Riograndense”, que a partir de hoje (9) está a cargo do delegado Edmar Cavalcante, titular da Regional de Presidente Dutra.

    Retrato falado – De acordo com a delegada Karla Simone Saraiva, que participou das investigações preliminares, os dois matadores do ex-prefeito terão seus retratos falados confeccionados ainda nesta semana, baseados no depoimento do trabalhador rural Loriel Pereira da Silva, que estava no Fiat Strada conduzido por “Riograndense” quando o veículo foi atacado.

    Loriel foi baleado num dos braços, mas sem gravidade. Ele já informou à polícia as principais características físicas dos pistoleiros, que não usavam capacetes. Todos os tiros que acertaram “Chico Riograndense” – quatro na cabeça e um no ombro – foram efetuados com a moto e o carro em movimento, segundo Loriel. Atingido, o ex-prefeito perdeu o controle do carro e saiu da estrada, indo parar num matagal.

    A motivação do assassinato – cuja linha principal de investigação da polícia é crime de encomenda, já que nada foi levado da vítima – ainda é desconhecida. O motivo pode ser vingança, pelos assassinatos em que o nome da vítima foi envolvido, ou disputa política, já que ‘Chico Riograndense’ pretendia candidatar-se a prefeito nas eleições deste ano – agora, pelo PDT, partido ao qual se filiou no ano passado.

  • 3 de março de 2012 em 17:59
    Permalink

    Dizem que uma das estratégias utilizadas pelos criminosos quando pretendem eliminar uma pessoa é antes disso destruí-lo moralmente diante da sociedade para que o crime depois seja aos poucos aceito como normal, “acerto de contas”, dando vazão a velha máxima de que “quem planta colhe”, ou “olho por olho, dente por dente…”

    Não acredito que a motivação do assassinato de Riograndense – cuja linha principal de investigação da polícia é crime de encomenda, já que nada foi levado nada da vítima – seja vingança, pelos assassinatos em que o nome da vítima foi envolvido, pois essas acusações feitas “naquela carta” são inverdades, cujo objetivo foi desmoralizá-lo e manchar o seu nome – homem de bom caráter, correto nos negócios e na vida pública.
    Acredito que este crime é um crime político, já que ‘Chico Riograndense’ pretendia candidatar-se a prefeito nas eleições deste ano – e era cotado pela maioria dos basilios para ser o futuro prefeito de São José dos Basílios.
    No desespero e em busca do poder político, os adversários políticos de Riograndense, arquitetaram este plano diabólico que, covardimente o assassinaram. Retirando-o do cenário político de São José dos Basílios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*