Graça Aranha comemora 60 anos de Emancipação política.

No próximo domingo ( 13)  de outubro , Graça Aranha  completa 60 anos de emancipação política-administrativa. Primitivamente, seu topônimo era Centro dos Periquitos, entretanto, com a vinda do padre Eurico Bogéia para celebrar a 1º missa, faz-se um plebiscito para alteração do nome, cujo resultado foi favorável, procedendo-se, de imediato, a modificação para Palestina.

O Povoado  cresceu bastante, passando a despertar o interesse dos políticos que começaram a pensar na sua emancipação. Tanto é que, em 1959, pela lei nº 06, de 10 de outubro, foi elevado à categoria de município, com o nome de Graça Aranha, desmembrado de São Domingos do Maranhão.

O município recebeu o topônimo de Graça Aranha, em homenagem ao grande poeta maranhense, nascido em São Luís a 20 de julho de 1868. Bacharelando-se aos 18 anos, foi romancista, dramaturgo, jornalista e diplomata e fez parte da Academia no Rio de Janeiro, a 26 de janeiro de 1931.

Confira a Lei de Criação do Município de Graça Aranha.

O Poder Legislativo do Estado do Maranhão decretou e eu promulgo a seguinte Lei: Lei n° 6, que cria o Município de GRAÇA ARANHA.

 

Art. 1° – É criado o Município de Graça Aranha, constituído pelo atual distrito de Palestina, desmembrado do Município de São Domingos do Maranhão, de acordo com os limites fixados na presente Lei.

Art. 2° – O Município de GRAÇA ARANHA terá a categoria de termo Judiciário e ficará subordinado à Comarca de Colinas.

Art. 3° – É elevada a categoria de cidade e convertido em sede do Município, com a denominação de GRAÇA ARANHA, o atual distrito de Palestina.

Art. 4° – O Município é constituído de um só distrito.

Art. 5° – São os seguintes limites do atual Município:

LIMITES MUNICIPAIS

I – Com o Município de SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO:

A partir dos limites com o Município de Gonçalves Dias, no cruzamento do rio Pucuman até a foz do rio Conduru, seguindo o curso do citado riacho Conduru até sua nascente, de onde segue em alinhamento reto até encontrar os limites com o Município de Presidente Dutra.

II – Com o Município de PRESIDENTE DUTRA:

São guardados os mesmos limites entre Presidente Dutra e o Município de São Domingos do Maranhão.

III – Com o Município de GONÇALVES DIAS:

Ficam respeitados os mesmos limites entre São Domingos do Maranhão e Gonçalves Dias, até alcançar o talvegue do rio Pucuman.

Art. 6° – A presente Lei entrará em vigor no dia de sua publicação.

Mando, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da presente Lei pertencer que a cumpram e façam cumprir tão inteiramente como nela se contém. O Senhor Primeiro Secretário da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, a faça publicar, imprimir e correr.

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, em 10 de outubro de 1959.

GONÇALO MOREIRA LIMA
Presidente, em exercício
JOSÉ GABRIEL DOS SANTOS NETO
1° Secretário
WILSON MARQUES
2° Secretário

PUBLICADA NO DIÁRIO DA ASSEMBLÉIA n° 125/126 DE 13 DE OUTUBRO DE 1959.

 

Para comemorar essa data tão especial, uma extensa programação foi preparada. As festividades de comemoração de 60 anos do município, teve  inicio ontem quinta-feira(10) quando a Secretaria Municipal da Assistência Social realizou a Caminhada da Melhor idade e Uma Palestra Sobre Outubro Rosa, aconteceram também, as culminâncias dos projetos educacionais.  “ Graça Aranha, 60 Anos Repletos” e Resgatando Brincadeiras.”

Já hoje sexta-feira (11), Maior parte da programação foi dedicada aos evangélicos, e teve início logo às 7h com a Marcha para Jesus, e termina com o Culto em Ação de Graça pelos 60 Anos de emancipação politica de Graça Aranha, com a pregação do Pr. Anax Carneiro e  a participação do cantor Fred Arrais. O  evento acontece na praça de eventos.  Às 8h A Secretaria Municipal de Saúde vai contribuiu  com uma Ação Social no Ginásio Poliesportivo

PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO 12/10

06:30hs –  Corrida da Emancipação.

7:30hs –  Café comunitário na Praça Nossa Senhora Das Graças

8:00h –  Campeonato Interescolar de Futsal (Ginásio Poliesportivo)

8:30hs – Momento de diversão com as crianças com sorteios de prêmios( Pastoral da Criança e Catequese) – Praças Nossa Senhora das Graças

14:h – 1ª Feira Literária Infantil ( Ginásio Poliesportivo)

17:00h – Caminhada da Paz

18:00h – Santa Missa (Praça de Eventos)

19:00h –  Apresentação de Coreografias das Paróquias (Praça de Eventos)

20:00h –  Show católico com a cantora Iris Regina.

PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO 13/10

05:00h –  Alvorada

6:30hs – Desfile Cívico em homenagem aos 60 anos

9:00h – Distribuição do Bolo

22:00h –  Festa Dançante com a Banda Brasa do Forró e o cantor Daniel Costa.

Por: Dalvino Barbosa.

Dalvino Barbosa

Professor Dalvino Barbosa.Graduado e com Especialização em Matemática, pela UEMA. Jornalista Reg. 001879/MA. Procuro sempre fazer o melhor dando o máximo da minha capacidade, Amo minha família,maranhense com muito orgulho.