CBF altera o formato de disputa da série D para 2020. A competição será estendida até o mês de novembro.

Taça da Série D — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A CBF publicou nesta quinta-feira (3) o calendário das competições profissionais masculinas para o ano de 2020. A temporada irá de 22 de janeiro a 6 de dezembro e contempla as competições coordenadas pela CBF, além dos campeonatos estaduais e competições continentais.

O Calendário apresenta mudanças como: Paralisação das competições nas datas FIFA, redução de 18 para 16 datas para a disputas dos campeonatos estaduais, criação da Super Copa do Brasil que será disputada entre os campeões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro de 2019. O jogo que definirá o campeão da Super Copa do Brasil acontecerá no dia 19 de janeiro, em local a ser anunciado. A principal mudança ficou com a alteração do formato de disputa do campeonato Brasileiro da serie D, a competição terá seu início no dia 3 de maio e a final em 22 de novembro.

Serie D. Como fica?

A competição passa a ser disputada por 64 clubes, em sua fase principal, sendo precedida por uma fase preliminar que movimentará oito clubes.

Play-off: A fase preliminar será disputada por 8 times com 4 grupos de 2, em jogos eliminatórios no sistema de ida e volta, avançam 4 para compor a fase principal da competição.

Primeira Fase. Essa fase conta com 64 equipes, que serão distribuídas em 8 grupos de 8 times, a disputa será dentro do grupo com jogos de ida e volta, classificando os 4 melhores colocados de cada grupo.

Segunda Fase. As 32 equipes serão distribuídas em 16 grupos de 2, e no sistema de mata-mata com jogos de ida e volta, avançando os vencedores do grupo.

Oitavas de Final: Os 16 clubes divididos em 8 grupos de 2, no  mata-mata com jogos de ida e volta, avançam 8 para as quartas.

Quartas de final: Essa fase com 8 clubes e no sistema de mata-mata com jogos de ida e volta já vai definir as 4 equipes que estarão garantidas na serie C de 2021.

Semi- final: Das 4  equipes restantes no sistema de mata-mata sairão as duas que decidirão o Campeonato Brasileiro da Serie D.

Final: As duas equipes classificadas na semifinal decidirão o título.

Por: Dalvino Barbosa

Dalvino Barbosa

Professor Dalvino Barbosa.Graduado e com Especialização em Matemática, pela UEMA. Jornalista Reg. 001879/MA. Procuro sempre fazer o melhor dando o máximo da minha capacidade, Amo minha família,maranhense com muito orgulho.