TRE realiza audiência pública sobre Biometria em Santo Antonio dos Lopes

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão – TRE, realizou na última sexta-feira (29) audiência publica sobre Biometria em Santo Antonio dos Lopes com o tema: A Digital de ada um faz a diferença. O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com as presenças do presidente do TRE Desembargador Cleones Cunha e da Secretaria Estadual da Mulher Ana do Gás.

Em sua palestra, Cleones Cunha discorreu sobre a importância do cadastramento Biométrico. “O que a Justiça Eleitoral visa com isso? Visa que todo eleitor, ao votar, coloque o seu dedo, para que não haja fraude no momento da votação, que ninguém possa votar pelo outro e que cada pessoa corresponda a apenas um voto”, declarou.

Segundo Cleones Cunha, todos os eleitores do Maranhão votarão nas eleições do próximo ano pelo sistema biométrico. “Exatamente, esse ano nós vamos terminar a Biometria no estado do Maranhão”, afirmou

Titulo Cancelado

A Juíza Eleitoral de Santo Antonio dos Lopes Talita de Castro Barreto alertou que o eleitor que não realizar o cadastramento biométrico obrigatório terá o título cancelado, motivo pelo qual pediu apoio para estimular os eleitores a comparecerem ao Cartório Eleitoral até o dia 27 de setembro, ultimo dia para se cadastrar. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira de 08:00h às 18:00h, inclusive aos sábados e domingos.

De acordo com Talita de Castro, o eleitor que não comparecer para fazer o cadastramento biométrico pode sofrer várias sanções. “Além ter o titulo cancelado o eleitor não poderá se candidatar, se for funcionário público poderá ter os vencimentos bloqueados, as instituições de crédito oficiais podem impedir o acesso ao crédito, estudantes podem ser impedidos de fazer matrícula no ensino superior e ele não terá (caso possua) o passaporte renovado e não participará de concurso público”, relatou a Juíza.

A deputada estadual e Secretária de Estado da Mulher Ana do Gás afirmou que a implantação do voto biométrico em Santo Antonio dos Lopes fortalece a lisura do processo eleitoral e prevalece a vontade do eleitor. “É importante que os eleitores compareçam para se cadastrar para que não fique de fora das eleições municipais do ano que vem”, declarou Ana do Gás.

Participaram da audiência, os vereadores Raurício da Lagoa Nova, Henrique Paiva, Vânia Barbosa, Anonio Biê, Picolé, Cibelle Napoleão e Júnior Abreu; as Secretarias Municipais da Mulher e de Educação Marta Carvalho e Raimunda Carvalho, respectivamente e a vice-prefeita Priscylla Freitas. A única ausência foi do prefeito Bigu de Oliveira que, apesar de ter sido convidado antecipadamente, não compareceu.