A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou na última sexta-feira (16) o “Dia D” da educação visando implementar o texto da BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

O evento aconteceu simultaneamente nos Colégios Teresa de Oliveira (Fundamental I) e Monteiro Lobato (Educação Infantil); e durante a semana de segunda a sexta o  Fundamental II foi no Colégio Municipal, reunindo professores da educação infantil, ensino fundamental, diretores, assistentes e coordenadores pedagógicos.

As ações deste “Dia D” são consideradas pelo Ministério da Educação, o pontapé inicial para que as instituições de ensino comecem a colocar em prática a BNCC, documento que define o que todos os alunos têm o direito de aprender e que serve como referência para a elaboração dos currículos de todas as etapas da educação.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação Jurivaldo Carvalho, objetivos principai,, contribuir com o currículo do território maranhense e priorizar os conhecimentos essenciais que todos os estudantes de Presidente Dutra tem o direito de ter acesso durante sua trajetória desde a creche até o final do ensino médio. “Cada aluno do nosso município tem que ter acesso a esses direitos conquistados através da BNCC; e uma obrigação nossa de oferecer a cada um deles esse acesso com ensino de qualidade; é isso que estamos fazendo todos os dias”, relatou Jurivaldo Carvalho.

Ainda de acordo com Jurivaldo Carvalho, na prática, a Base Nacional Comum Curricular apresenta os conteúdos mínimos a serem desenvolvidos em sala de aula para as áreas de linguagem, matemática, ciências da natureza e ciências humanas em cada etapa escolar do estudante. “A proposta foi desenvolvida por determinação do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece metas, diretrizes e estratégias para a educação brasileira”, concluiu Jurivaldo.

adonias