Flávio Dino destaca importância do controle social sobre os recursos da merenda escolar.

flavidino2O Deputado Federal Flávio Dino (PCdoB/MA), destacou a importância do controle social sobre os recursos da Merenda Escolar. A declaração foi feita durante a abertura, nesta segunda-feira do Seminário, “O papel social do contador nos gastos públicos” promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC/MA).

O parlamentar maranhense é autor de cinco emendas à Medida Provisória 455/2009 que dispões sobre a alimentação escolar e o programa “Dinheiro Direto na Escola”. As emendas de Dino tem por objetivo aprimorar a MP, a fim de que se torne um instrumento capaz de assegurar a transparência dos recursos aplicados e um maior controle social, que na opinião do parlamentar, precisa ser incentivado.

Com informações da assessoria do deputado Flávio Dino.

6 thoughts on “Flávio Dino destaca importância do controle social sobre os recursos da merenda escolar.

  • 18 de março de 2009 em 10:30
    Permalink

    Caro Adonias, queria lhe parabenizar pela matéria sobre a palestrar ministrada pelo nobre Dep. Flávio Dino. Além de um bom orador ele é um excelente deputado, considerado um dos melhores dentre 513 deputados. Em 2006 tive a honra de votar em Flávio Dino, pervazendo um total de 227 votos em nossa querida Presidete Dutra, nas eleições de 2010 certamente estará entre os mais votados de PK. Abraço.

    Resposta: Obrigado pela visita meu caro Júnior.

  • 18 de março de 2009 em 11:52
    Permalink

    Adonias, sou filho de Presidente Dutra, tenho a honra e o prazer de fazer parte desse time que assessora o Dep. Flávio Dino. Queria compartilhar com o Júnior e milhares de Presdutrenses a certeza da seriedade e competência que o Dep. Flávio Dino vem travando junto com o povo maranhense e brasileiro por um: MARANHÃO JUSTO E UM BRASIL LIVRE. Acompanhe o mandato de Flávio pelo site http://www.flaviodino.com.br
    Parabéns pelo blog e obrigado por me manter informado e mais próximo do meu querido PK. abraço

  • 18 de março de 2009 em 21:26
    Permalink

    Blogue do Ed Wilson

    OUTRAS OPÇÕES PARA A ESQUERDA NO MARANHÃO

    O blogue já defendeu, mais de uma vez, a criação de uma frente de esquerda para disputar o Governo do Estado em 2010.
    A princípio formada por PC do B e PT, a coligação pode ser encabeçada por Flavio Dino candidato a governador e Bira do Pindaré a senador.

    O propósito da frente é sair do maniqueísmo e da polarização Sarney/anti-Sarney, construir um conteúdo programático consistente para o desenvolvimento do Maranhão e distinguir-se na disputa intra-oligárquica.

    Há quem pense diferente quanto à formação da chapa. É o caso do sociólogo e professor universitário Francisco José Araújo.

    Para ele, o caminho de Flavio Dino (PC do B) é a renovação do mandato de deputado federal. E Bira do Pindaré (PT) deve tentar uma vaga na Câmara ou na Assembléia Legislativa.

    Veja os argumentos do professor no texto abaixo:

    “Considero até pertinente a proposta de Flávio Dino ser candidato a governador, mas para isso deve ter garantido o que chamo de presença de campanha, isto é, estrutura e recursos para fazer a sua campanha chegar minimamente nos 217 municípios.

    Essencialmente, garantir campanha regular e diária nos 80 maiores redutos eleitorais e poder fazer campanha massiva no G-9, formado pelos maiores colégios eleitorais do Maranhão.

    Porém, penso que Flávio saindo para deputado federal é a melhor opção. Vejamos: fica consolidada a imagem de político atuante, fortalece seu nome na capital (onde dificilmente não terá uma votação acima de 40 mil votos) e não vai sofrer ataques, ficando mais forte para a próxima eleição municipal.

    Se Bira do Pindaré fizer a aposta no Senado corre um sério risco de jogar fora a oportunidade de ter um mandato. A campanha para o Senado vai ser terrível. Terá inúmeros candidatos com recursos e apoios municipais. O tempo está passando e se ele ficar sem mandato mais uma vez é complicado.

    Considero a melhor opção para Bira sair candidato a deputado federal ou estadual. Numa coligação com Flávio as chances de termos três deputados federais crescem bastante. Por quê? Porque temos outros grandes nomes que podem sair como deputado federal, por exemplo, Rodrigo Comerciário e outros.

    Bira saindo como deputado estadual garante a ampliação do número de deputados do PT na Assembléia. Enfim, são alternativas mais viáveis de sobreviver politicamente.

    Deixa essa missão de disputar o Senado ao homem de sete vidas do Saco das Almas (deputado federal Domingos Dutra). Na disputa majoritária vai ter muito confronto direto, ataques etc. O homem de sete vidas já tem um discurso pronto para isso e tem acesso a outros segmentos partidários.

    O PT ou se pensa coletivamente em fortalecer o partido ou vai amargar a condição de nanico no Maranhão. A força eleitoral petista tem caído ano após ano. Vide as eleições municipais.

    Essas candidaturas devem levar em consideração a condição e o interesse do partido e não somente as estratégias das facções.

    Se o caso é combater oligarquia, não se deve perder de vista que o maior sustentáculo dela é ter a maioria das cadeiras do Senado e da Câmara dos Deputados. O enfraquecimento da oligarquia passa por não permitir que tenha a maioria dos deputados federais e estaduais.

    Sendo que é mais importante agora centrar nos federais. Uma bancada federal de oposição diminui a margem de manobra no plano nacional.

    Sorte, PT!”

  • 19 de março de 2009 em 07:52
    Permalink

    De fato, a melhor forma de controle é aquele exercido pela própria comunidade, que está próxima dos fatos. Mas isso, no Brasil, e principalmente, no Maranhão, é utópico. Não se pode esperar, muito, por exemplo, do pleno exercício de tal controle de comunidades deficientes em educação, que têm na realização de suas necessidades básicas o mais importante. Além disso, fazer o referido controle exige um certo preparo técnico, pois analisar uma prestação de contas, por simples que seja, imprenscinde de um pouco de conhecimento de legislação. Sabe-se, por outro lado, que iniciativas de preparo do controle social vêm sendo ensaidas por alguns órgãos, como a CGU, que desenvolve um programa permanente, chamado Olho Vivo, que tem nas comunidades interessadas o preparo para o exercício do controle social.

  • 19 de março de 2009 em 09:36
    Permalink

    Amigo Adonias, quero lhe parabenizar pela matéria divulgada sobre o tema merenda escolar de autoria do nosso Deputado Flávio Dino, pois o mesmo tem lutado pela moralização do recurso da merenda escolar. è um deputado atuante e também um grande defensor do movimento sindical, digo isto porque sempre está presente nos seminário e congressos do SINPROESEMMA – Sindicato dos Professores do Estado do Maranhão. O ultimo encontro que tive com ele foi nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2009, quando da realização do 3º CONTEMA em São Luis, na eleição da nova diretoria do SINPROESEMMA, da qual eu faço parte como Secretário de Articulação Intitucionais. Onde mais uma vez observei sua preocupação com a coisa pública.

  • 25 de março de 2009 em 11:55
    Permalink

    Caro Adonias, é bem verdade que o recurso da merenda ecolar deva desvencilhar-se das mãos de diretores e secretários de educação, pois estes são os verdadeiros algorzes da merenda escolar.

    Aquie vai uma informação extra: Voçê sabia que a merenda escolar do Colégio Fiquene, em Presidente Dutra, fica guardada na residencia de sua diretora, Marlene? faça uma averiguação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*