A TRAGÉDIA QUE ABALOU O MARANHÃO: Há 22 anos Presidente Dutra perdia seu maior líder político Jean Carvalho num acidente de avião.

O 25 de março é uma data que os presidutrenses jamais esquecerão. Há exatos 22 anos a população ficou órfão do seu maior líder político, o ex-deputado estadual Jean Carvalho de Souza, morto num acidente aéreo.

Eram 15 horas daquele fatídico dia 25 de março de 1996, quando Jean Carvalho e mais dois colegas de parlamento, Waldir Filho e João Silva (dono do avião), todos do PFL (hoje DEM) embarcavam em São Luis rumo à Imperatriz onde participariam do Governo Itinerante da então governadora do Maranhão Roseana Sarney.

Deputados Wladir Filho, Jean Carvalho e João Silva

Durante o trajeto, O bimotor Embraer 810, de prefixo PT-EPL, desapareceu durante uma tempestade; chovia muito naquele dia. O então presidente da Assembleia, deputado Manoel Ribeiro, já estava no Plenário da Câmara de Imperatriz, quando fora alertado do desaparecimento da aeronave.

Tarde e noite de tristeza para todos os deputados e no dia seguinte tristeza maior ainda para os maranhenses, especialmente para Presidente Dutra com a confirmação da tragédia: a confirmação da queda do avião que transportava os parlamentares Jean Carvalho, João Silva e Wladir Filho.

Destroços do avião encontrados no meio de uma plantação de milho

Os destroços do avião foram encontrados no Povoado Tranqueiras, município de Monção a 141 quilômetros de Cajari.

Às 13 horas do dia 26 de março, os corpos mutilados dos três deputados e do piloto Antonio Vasquez foram resgatados. A tragédia comoveu o Maranhão. Políticos de todo o estado estiveram Presidente Dutra participando do velório do deputado Jean Carvalho, um político que em apenas um ano de mandato conquistou a simpatia e o respeito dos seus colegas na Assembleia, pela maneira séria e correta de agir e pensar, tanto que foi escolhido por unanimidade líder do PFL na casa.

Irmão do atual prefeito de Presidente Dutra Juran Carvalho, Jean Carvalho era médico de profissão e político por paixão. Ainda como médico residente liderou diversas caravanas com outros médicos ao município onde promovia atendimentos gratuitamente para a população, o que gerou um certo desconforto nos caciques políticos da época.

Já formado, volta para Presidente Dutra e passa a liderar um grupo político que acabou elegendo prefeito, o Irmão Jurandir Carvalho em 1992; no mesmo pleito Jean foi eleito vereador, com uma expressiva votação, fruto de sua atuação como médico de Presidente Dutra e do então povoado São José dos Basílios, onde ele construiu com recursos próprios um Hospital particular para atender os desassistidos.

Em 1994 conquista a primeira suplência e assume a vaga de deputado estadual. Jean Carvalho deixa um legado que muitos políticos não alcançaram até o momento; ou nem irão alcançar.