FUTEBOL MARANHENSE: De quem é a culpa? Dos Clubes? Ou da Federação?

O Calendário do Futebol profissional do Maranhão vai encerrar com a definição do campeão da segunda divisão em  duas partidas marcadas para os dois próximos  finais de semana, o primeiro jogo acontecerá no sábado (11) no estádio Correão em Bacabal onde o Bacabal vai receber o Timon às 16:00 hs, o campeão vai integrar a primeira divisão em 2018.

O ano tecnicamente foi bom para o Sampaio Correa, a equipe boliviana conseguiu o titulo estadual e o acesso à serie B em 2018 e para o Cordino Esporte Clube, a onça, ficou com o Vice campeonato estadual e pela primeira vez participou de uma competição nacional, ainda garantiu vaga na Serie D de 2018, Copa do Brasil, e Pré- Copa do Nordeste.  O  mesmo, não podemos falar em relação ao Moto, o Papão do Norte foi rebaixado para serie D, e Maranhão Atlético Clube, que mesmo fazendo uma boa campanha na Série D, não conseguiu o tão sonhado  acesso.

Fora de campo, o ano foi marcado por processos e mais processos no TJD-MA. No campeonato maranhense da primeira divisão, tivemos processos envolvendo escalação de jogadores irregulares, processos onde a pauta foi o regulamento da competição. A condenação do Bacabal na última sexta feira, que reverteu a vantagem do Bacabal na final do campeonato maranhense da segunda Divisão, deixou claro que a Federação e os clubes precisam repensar urgentemente o nosso futebol. Em relação aos Processos do TJD-MA, é necessário que se analise bem de quem é a culpa, da Federação? Ou dos Clube? Lógico que o maior prejudicado sempre será o clube, mas é inadmissível que denuncias similares tenham resultados totalmente opostos, como foi o caso do zagueiro Alex do Sampaio, que na sumula apareceu com o numero da camisa trocado, e a condenação do Bacabal, por ter trocado o nome de Carlos Henrique por Carlos dos Santos. Para que se tenha uma ideia, no campeonato Brasileiro da primeira divisão, no jogo entre Atlético Goianiense e Corinthians, o autor do gol da vitória do timão Rodriguinho, apareceu na súmula com o nome de Rodrigo Eduardo da Silva, conhecido como Rodrigo Sam, esse atleta nem no Corinthians jogava, o timão havia o emprestado para o Oeste de Itápolis. O nome do Rodriguinho é Rodrigo Eduardo Costa Marinho, sabe o que a CBF fez, assumiu o erro. Digo isso, porque tá na hora, da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do Estado do Maranhão (Ceaf-MA), orientar melhor os árbitros, principalmente aqueles que ficam responsável pela documentação dos jogadores, na checagem de nomes da relação com o documento de identidade, se o quarto arbitro do jogo Bacabal e Timon, tivesse tido esse cuidado, ele teria percebido que o nome do Carlos Henrique, estava diferente e  comunicaria  ao supervisor do erro de digitação,  teria evitado esse desgaste da Federação, até porque, é unanimidade a palavra de todos os presentes no estádio e segundo o treinador Marlon Cutrim, de que o atleta que consta na sumula, não participou do jogo, pois estava acompanhando junto com o seu torcedor na arquibancada. Por outro lado os clubes tem que analisar e estudar cada item do regulamento de uma competição pela qual a sua equipe vai participar, que os nossos dirigentes sejam mais profissional e menos torcedor, que vença aquele que melhor desenvolver o futebol dentro de campo. Espero   sinceramente que o ano de 2018 seja um ano de melhor organização para o bem do nosso futebol.

 

Por Dalvino Barbosa.

Dalvino Barbosa

Professor Dalvino Barbosa.Graduado e com Especialização em Matemática, pela UEMA. Jornalista Reg. 001879/MA. Procuro sempre fazer o melhor dando o máximo da minha capacidade, Amo minha família,maranhense com muito orgulho.