Programação infantil na Expoema inclui teatro de fantoches, palestras e visitação aos espaços do Governo

O público infantil tem à disposição na Expoema uma variedade de atrações, que vão além dos parquinhos. O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), preparou um roteiro de palestras e visitas que está encantando os pequenos.

“Eles já estavam na expectativa por isso e a gente percebe no olhar deles que está sendo um momento maravilhoso, um grande aprendizado pra eles e creio que eles vão sair daqui levando muitas informações e lembranças importantes”, disse a professora Larissa Silva, da U.E.B Santo Antônio.

Logo cedo as crianças, provenientes das escolas pública da Grande Ilha, assistem ao teatro de fantoches e palestras sobre febre aftosa, agroindústria familiar, agrotóxicos e doenças como a raiva, promovidas pela Aged.

Para o presidente da Aged, Sebastião Anchieta, essa é uma oportunidade de mostrar às gerações mais jovens a importância da defesa agropecuária e até de despertar vocações. “Estamos apresentando, de forma lúdica, as enfermidades que afetam humanos e animais. Há uma interação, podendo despertar aqui futuros profissionais das ciências agrárias e empreendedores do meio rural, além de cidadãos conscientes do papel da defesa sanitária e agropecuária para a saúde da população”, declarou.

Depois do lanche, a turma segue para visitação guiada aos espaços do Governo do Maranhão na Expoema, como a fazendinha e tanques de piscicultura, onde podem observar os animais de perto, e o espaço de produção agroecológica, com horta, minhocário, centro de produção de mudas e usina de produção de biofertilizante.

O secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, ressalta que a convivência com a realidade da agropecuária é também um estímulo para novos pontos de vista sobre a atividade. “É importante que as novas gerações percebam a importância da agropecuária para a economia e para a qualidade de vida das pessoas, a exemplo deste momento da economia maranhense, onde o setor é um dos grandes responsáveis pelo crescimento do PIB do Maranhão acima da média nacional. Saber de onde vem os alimentos que estão à mesa, o cuidado e a tecnologia que são empregados faz com que as crianças vejam com outros olhos a agricultura e a pecuária”, finalizou.

A Expoema segue até o dia 21 de outubro e a programação infantil do Governo do Maranhão vai até sexta-feira, 20.