Presidente Dutra, 67 anos! Há o que comemorar?

Por Helton Sousata

Com mais de seis décadas de emancipação política, a cidade de Presidente Dutra tem muito que contar. A cidade tem evoluído mui rapidamente por meio da classe empresarial que luta pelo crescimento desta que tem sido uma potência comercial. Pólo de muitos dos municípios circunvizinhos, o antigo distrito de Curador, hoje tem inúmeras construções que ampliam sua capacidade de crescimento e desenvolvimento.

No entanto Presidente Dutra ainda sofre com o desprezo do poder público que se limita a agir de forma equivocada e evasiva. Tão poucas foram as vezes que a administração pública prestou um bom serviço à população, que qualquer cidadão, é capaz de enumerá-las. Com uma história tão bonita, nossa cidade só está onde está porque tem um povo batalhador que não se deixa abater pelos mais adversos acontecimentos.

Ano vai e ano vem e a população sempre se contenta com as “grandiosas festas” promovidas pela Prefeitura Municipal, quase sempre com patrocínios ainda maiores do Governo do Estado que no restante do ano se faz ausente quando o município necessita de convênios que possam melhorar a vida da população. Mesmo assim, havemos de comemorar, afinal, chegamos aos 67 anos de “emancipação” política, se é que podemos dizer que Presidente Dutra é independente com a delegação de cargos por meio de grupos políticos que mais parecem dinastias. Balela é pensar que pelo simples fato de que hoje a cidade faz aniversário, o presidutrense se faz satisfeito. É inevitável questionar se vale mesmo à pena gastar tanto dinheiro em poucas noites enquanto o presidutrense perece por falta de saúde, educação e lazer de qualidade no resto do ano.Qual o preço da dignidade do cidadão nesses anos todos? E o que será que ele quer para sua cidade no dia em que ela aniversaria?

É nítido saber que o presidutrense, assim como eu, ainda se alegra por saber que sua cidade é forte o bastante para se manter íntegra depois de tantos golpes e desprezos sofridos ao longo desses anos. Creio que o sonho de todo cidadão presidutrense é ver sua cidade como ela merece: com os poderes executivo, legislativo e judiciário comprometidos com o bem estar dos cidadãos de forma a proporcionar momentos bons a toda à população não só em datas comemorativas como no aniversário da cidade ou carnaval, festas tão populares, mas que não atingem 100% da população. Eis a questão final: na situação em que se encontra o município, temos mesmo o que comemorar? Não sejamos hipócritas. Poderíamos até ficar triste, afinal, não há bem o que comemorar… Presidente Dutra, mesmo 67 anos depois de sua emancipação política, ainda continua como um distrito (largado à boa vontade de quem quiser). Mas como hoje é dia de festa, seria bom lembrarmos isso? “Não!” dirão os conformados. Mas digamos sim! Todo dia é dia de lutar pelos nossos sonhos e o meu sonho é ter o que comemorar no aniversário da minha cidade.

4 thoughts on “Presidente Dutra, 67 anos! Há o que comemorar?

  • 28 de junho de 2011 em 09:21
    Permalink

    os festejos deste ano foram os mais mediocres que já vi ao longo de minha vida em presidente dutra,e estou falando dos festejos vistos na praça e não na televisão local,aquela que aprendeu a maquiar e omitir a opinião da população (ou alguem ja teceu criticas sob a prefeita e elas foram transmitidas)ontem fui novamente a praça e dava pra ver o desanimo e a insatisfação dos brincantes,essa insatisfação é fruto do descaso e despreparo de uma gestão fraudulenta corupta e mediocre que graças a Deus estão com seus dias contados

  • 28 de junho de 2011 em 13:36
    Permalink

    È triste ver uma cidade maltratada, pelas mazelas, administradores sem menor compromentimento com a população que vive que a mercê de uma saúde fajuta, sem atendimento adequado, sem médicos, sem remédio, uma educação esquecida, escolas sucateadas, profissionais nao-valorizados, cidade sem o mínimo de infraestrutura, buracos por toda parte, trânsito caótico, e tbm nao podemos eskecer da violencia que nos aflinge constamente nao podemos sair de nossas casas tranquilos, pois nao sabemos se quando voltarmos nao encontraremos arrombada, sem os moveis, ou até mesmo sem saber se voltaremos vivos tamanha é a violência. mas triste fico sabendo que nao temos opçoes, os nomes que se apresentam informalmente aí pela cidade não nos dao nenhuma seguração de dias melhores. entao nao sei mesmo se temos algo á comemorar!!

  • 29 de junho de 2011 em 11:33
    Permalink

    Por isso não devemos apoiar os sucessores de Irene Soares, seja Aristeu, seja qualquer pessoa.

  • 29 de junho de 2011 em 16:53
    Permalink

    Na verdade isso não se deve a um único grupo político (visto que o poder já passou por todos eles e mesmo assim o descaso sempre existiu), deve-se tão somente à falta de compromisso de grande parte do eleitorado quanto ao voto (poder que lhe é delegado). Muitos dos presidutrenses vão às urnas como se estivessem indo à um velório de um desconhecido, sem preocupação com o que poderá acontecer depois que o “evento” terminar. Sou um brasileiro que se emociona quando chega o dia da eleição, sinto-me tão importante quanto a legislação diz que eu sou.
    Deixemos de ser eleitores de torcida, sempre preocupados apenas com o resultado do “jogo” para a futura “comemoração”. Que nesse ano vindouro o presidutrense esteja inteiramente ligado à visão futurista e não a momentânea. Precisamos nos preocupar com o futuro, com o nosso futuro, com o futuro de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*