Governo contabiliza mais de 1. 300 atendimentos em dez municípios com Mutirão do Glaucoma

O Mutirão de Combate ao Glaucoma, ação promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou 1.349 atendimentos em dez municípios pertencentes a duas regionais de saúde, Itapecuru e Pedreiras (Vitória do Mearim, Arari, Cantanhede, Matões do Norte, Miranda, Igarapé Grande, Trizidela do Vale, Lago dos Rodrigues, Pedreiras e Bernardo do Mearim). 

A secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Teófila Monteiro, afirma que a realização dos Mutirões de Combate ao Glaucoma permite o acesso fácil à assistência médica oftalmológica a todos os municípios, inclusive àqueles mais distantes e combate de forma intensa a incidência da doença.  

“É um compromisso do Governo do Estado em ampliar o alcance dos serviços públicos de saúde e o cuidado com os olhos é algo básico, a que todos têm direito. A quantidade de pessoas diagnosticadas ainda é grande, mas vamos combater com a realização de mais mutirões ao longo de todo este ano. Além do mutirão oferecer aos maranhenses uma assistência especializada na área, o paciente ainda leva para casa o medicamento para prosseguir o tratamento”, disse.


Procedimentos durante a consulta

Durante a consulta, o paciente passa por avaliação médica e exames capazes de detectar o glaucoma ou outra patologia ocular. Os procedimentos verificam falhas no campo de visão central e periférica do paciente, além de medir a pressão interna do globo ocular e avaliar as estruturas do fundo do olho. 

A partir do diagnóstico, o paciente é encaminhado para o tratamento adequado ou para a cirurgia. Para combater o Glaucoma, o programa ainda oferece colírios gratuitos e orienta os pacientes sobre o uso correto da medicação. 

Juvenal Ribeiro, de 58 anos, nunca tinha ido ao oftalmologista e agradeceu pela oportunidade de acesso ao serviço. “Tenho dor nos olhos sempre e à noite não sabia o que fazer. Soube do mutirão e aqui estou para o médico examinar minha vista. A consulta com oftalmologista é sempre muito cara, ainda é uma especialidade de difícil acesso para os pobres, mas agora o Governo permite que todos possam cuidar dos olhos”, afirmou o aposentado. 

A dona de casa Antônia Diniz, mãe de três filhos com glaucoma, lembra bem das dificuldades que existiam antes do mutirão. “O colírio que o Governo fornece auxilia bastante porque sair daqui para ainda comprar o medicamento para os três seria difícil. O dinheiro não dá e acaba rápido. Agora, com os mutirões, meus filhos não ficam sem assistência nem remédio”, comemorou Antônia Diniz. 

Glaucoma

O glaucoma é uma lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira. A doença, muitas vezes assintomática, causa um aumento rápido na pressão intraocular. 

Pacientes com idade acima dos 40 anos e portadores de doenças como diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo devem estar atentos e participar das atividades do mutirão em seu município.