JEPRE´S 2017: Congresso Técnico define os participantes dos XIX Jogos escolares de Presidente Dutra.

Aconteceu na última terça feira (2), no auditório da Escola Municipal Joana Lima de Macedo, o Congresso técnico que definiu as modalidades e categorias que  serão disputados nos XIX Jogos escolares  Presidutense, o Congresso técnico foi presidido pelo Coordenador de Esportes do município Cesar Mauro (Nem), estavam presentes o Secretário Municipal de Esporte, Lindoma (Pio) e todo quadro de funcionários da Secretaria Municipal de Esportes do município, alem dos representantes das escolas. A competição será disputada por alunos de escolas da rede pública municipal , estadual e particular, serão ao todo 25 escolas, sendo: 14 da rede municipal, 5 da rede pública estadual e 6 da rede particular. Serão 15 modalidades, Futsal nas categorias Fraldinha,Pré-Mirim,Infantil e Infanto, Futebol de Campo nas categorias  Infantil e Infanto, vôlei de quadra e vôlei de areia nas categorias Infantil e infanto, Badminton nas categorias Infantil e infanto, e as modalidades individuais,Dama, Atletismo, Jiu jitso, Karatê e capoeira, todos nas categorias Infantil e infanto, essas modalidades com exceção do futsal, Fraldinha,Pre-Mirim e Mirim  serão disputadas pelos alunos atletas do sexo masculino e Feminino.

Mauro Cesar (Nen ) Coordenador das SEMDEL

Os Jogos Escolares Municiais de Presidente Dutra é uma realização da Prefeitura municipal de Presidente Dutra-MA, através da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Acontece no período de 26 à 28 de maio para as modalidades individuais e de  02 à 11 de junho,para as modalidades coletivas.

A Importância dos Jogos Escolares.

Todos sabemos que o esporte é um instrumento educacional que propicia o desenvolvimento tanto individual quanto social da criança, do jovem e do adolescente, através da prática esportiva promovemos a socialização, a rotina, o cumprimento de regras, o respeito, a persistência, o saber competir, o aguardar a sua vez, o romper limites, o saber ganhar, o saber perder e muitos outros quisitos.É uma fonte inesgotável de conceitos éticos e morais tão importantes para a formação do individuo. E desde que o atual gestor municipal Dr Juran Carvalho, assumiu o município de Presidente Dutra, todos esses benefícios estão sendo levados aos alunos atletas, os jogos escolares aconteceram ininterruptamente,isso trouxe um ganho significativo para os alunos de  Presidente Dutra,além desses benefícios surgiram muitos destaques do esporte que brilharam no cenário esportivo maranhense. Em 2015 tivemos o melhor jogador de Badminton do Maranhão,o aluno Atleta, Daniel Carvalho do Carmo Soares,recebeu o prêmio Troféu Mirante,o aluno Atleta Gabriel foi Bicampeão maranhense de Jiu Jitso, o aluno atleta Luis Almeida,ganhou varias medalhas de Badminton chegando em praticamente todas as finais que participou, o aluno atleta Luis Felipe Vilanova, maior medalhista nos Para-JEMs, representou o maranhão em campeonatos nacionais.Nas modalidades coletivas  tivemos o Colegio Teresa de Oliveira vice-campeão nas modalidades Futsal e futebol de campo, a escola José Gomes Cabral do Povoado Angical que foi também vice-campeão maranhense no futebol de campo. Foram muitas conquistas, é comum já no mês de janeiro encontrarmos alunos com seu tênis ,ou sua raquete ou sua chuteira indo treinar, todos já tem a certeza que os jogos irão acontecer. Comentou o Coordenador de esporte  Cesar Mauro (Nem).

Gabriel, Bicampeão maranhense de Jiu Jtso -representou o maranhão em campeonato nacional
Luiis Felipe maior vencedor de medalhas no Para-JEMs
Daniel e o treinador Joelson Reis,com o troféu mirante
José Gomes Cabral  Vice Campeão Maranhense
Pmeação nos JEPRs
Luisinho, ganhou muitas medalhas,destaque no Badminton

 

Por Dalvino Barbosa

Dalvino Barbosa

Professor Dalvino Barbosa.Graduado e com Especialização em Matemática, pela UEMA. Jornalista Reg. 001879/MA. Procuro sempre fazer o melhor dando o máximo da minha capacidade, Amo minha família,maranhense com muito orgulho.