População aprovou segunda edição da ‘Caravana Governo de Todos’

00135_foto_naelreis_acoes_em_capinzal_encerram_2a_ed_da_caravana_6_7721388153513772136Mais uma rodada da ‘Caravana Governo de Todos’ foi encerrada com grande sucesso, levando serviços e ações à população do médio sertão. Na sexta-feira (7), a Caravana esteve em Santo Antônio dos Lopes e Governador Archer, já no sábado (8) esteve em Capinzal do Norte. Quem pôde tirar documentações, fazer consultas médicas e exames como mamografia e preventivos, e se beneficiar com outros tantos outros serviços ofertados, aprovou a iniciativa do Governo do Estado.

O evento itinerante é uma articulação da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos do Maranhão (Secap), em parceria com outras pastas do Governo do Estado, oferecendo serviços como os do Viva, atendimentos na Carreta da Mulher, demandas da saúde, assistência para produtores, ouvidoria, além de atividades culturais e esportivas. A intenção é fazer ações que são realizadas permanentemente pelo Governo do Estado chegar, de forma concentrada, a quem mais precisa e tem mais dificuldade de ter acesso a estes serviços.

00135_foto_naelreis_acoes_em_capinzal_encerram_2a_ed_da_caravana_5_8044204485717685936
O secretário de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, explica que a Caravana tem outra importante missão, que é ouvir, diretamente, o que a população tem a dizer. “A Caravana já passou pela Baixada Maranhense e agora chega aqui, se configurando como uma experiência exitosa, com vários secretários de Estado, levando várias ações do Governo,  É uma grande oportunidade de diálogo permanente com a população, de renovação de compromissos e a atualização de parcerias com os gestores municipais”, destacou o secretário Márcio Jerry. 

Por onde passa, a Caravana vai mudando vidas e dando acesso fácil e gratuito a quem passou uma vida inteira com direitos negados. Dona Maria Lúcia Oliveira, 58 anos, é um exemplo claro disso. A moradora de Santo Antônio dos Lopes tem 19 filhos e pela primeira vez na vida na passou por uma consulta médica e realizou exames para verificar a saúde, através da Caravana. “Eu nunca fiz exame de nada, uma vez verifiquei minha pressão, mas só isso mesmo. Tive meus 19 filhos em casa. E hoje tive essa oportunidade”, contou dona Lúcia.

Os atendimentos que dona Lúcia passou foram oferecidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) que entre tantos atendimentos,  garantiu à população das três cidades consultas médicas, aferição de pressão e glicemia, orientação e exame de hanseníase, cuidados com a saúde bucal teve limpeza dentária e aplicação de flúor, além de educação em Nutrição. A Vigilância Epidemiológica também garantiu  todas as vacinas ofertadas pela rede pública de saúde. O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, também acompanhou as atividades da Caravana Governo de Todos. “Essa é uma ação que aproxima da população os serviços oferecidos pelo poder público estadual. Na área da saúde, aproveitamos a caravana para ampliar o alcance das nossas atividades, especialmente as voltadas para a prevenção de doenças”, ressaltou o secretário de Saúde.

00135_foto_naelreis_acoes_em_capinzal_encerram_2a_ed_da_caravana_7_4083933371782199084
No Maranhão, o câncer de cólo de útero é o câncer que mais acomete mulheres. Diante deste dado alarmante, a Caravana tem sido acompanhada da Carreta da Mulher, que realiza de forma itinerante consultas e preventivos. A Secretaria  de Estado da Mulher (Semu), através da Carreta e do Mamógrafo Móvel também disponibilizou mamografia, exames de HIV, sifilis e hepatite, além de orientação sobre a Lei Maria da Penha. A técnica de enfermagem Simone Sousa, de Capinzal do Norte, levou a mãe, que aos 63 anos, nunca realizou a mamografia, indicado para mulheres acima dos 50 anos. “Hoje eu trouxe a minha mãe para fazer a mamografia, há tempos a gente tenta conseguir esse exame e ainda não tinha dado certo. Essa oportunidade de hoje foi muito bem vinda, esse serviço é muito bom!”, defendeu Simone.  

As ações na área da saúde beneficiaram pessoas como a dona de casa Leosnira Almeida, 47 anos, de Governador Archer. “Eu estou achando bom demais, ficou mais fácil pra gente, a gente vai no posto e nem tem as vacinas para todo mundo e hoje foi tudo fácil”, relatou a dona Leosnira, que fez todos os exames disponíveis e tomou vacina contra febre amarela. 

Quem procurou a caravana ainda pôde contar com os atendimentos do Viva que garantiu, entre outros serviços, contar com emissão de 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do balcão do cidadão, que incluíram emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços online, além de orientações ao consumidor. Foi o caso da estudante Larissa Oliveira, de Santo Antônio dos Lopes, que tem 15 anos e agora pôde tirar primeira carteira de identidade. “A carteira de identidade é um dos documentos mais importantes para o cidadão, então, sem ela a gente fica como um indivíduo oculto, agora é o meu reconhecimento como uma pessoa do Brasil”, relatou a adolescente que, através do Viva, teve seu direito legal assegurado. 

A ‘Caravana Governo de Todos’ desenvolveu vários outros serviços. A Secretaria de Estado de Controle e Transparência, por exemplo, dispôs de ouvidores espalhados três municípios para coletar sugestões e pleitos da população a serem desenvolvidos pelo Governo do Estado. Também teve entrega de sementes do Programa ‘Mais Sementes’ e atendimento ao agricultor familiar.

A Sagrima e Aged fizeram esclarecimentos sobre a febre aftosa. Já a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) aproveitou para reunir com os professores da rede estadual dos municípios, realizando as escutas pedagógicas que tem como objetivo debater estratégias para melhorar os índices educacionais. E Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social ofereceu informações a cerca do programa Bolsa Escola e reunião técnica com os profissionais do CRAS, CREAS  e Gestão do SUAS.  A programação, nas três cidades, foram sempre encerradas com a apresentação da Cia Cambalhota para a criançada. 

Esta segunda edição ainda contou com a participação dos secretários de Estado de Saúde, Carlos Lula, de Ciência e Tecnologia, Jonathan Almada, de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, de Projetos Especiais, Pierry Januario, de Juventude, Tatiane Pereira, da Mulher, Laurinda Pinto, e a deputada estadual Ana do Gás.