REFLEXÃO SOBRE O “BELO MOMENTO” EM QUE A POLÍTICA BRASILEIRA SE ENCONTRA

Por Ronielton de Sousa

Infelizmente a grande, nítida e vergonhosa verdade de que se tem notícia é que o eleitor, principalmente o presidutrense, ainda hoje é movido pela paixão pelos “times políticos” que surgiram antes mesmo da chamada “democracia”. Desde os primórdios, o poder foi tido como herança familiar, repassado de tempos em tempos aos herdeiros do trono. E para quem acha que isso mudou com o decorrer do tempo está muito enganado. A pergunta é: “Quem não nasce no berço político não tem direito a chegar ao posto de “Excelência instantânea””? Não! Não tem. Pelo menos é que pregam os grandes “generais” da nossa bela política presidutrense. Acho que vale até a pena fazer menção à uma famosa frase de um famoso pensador local que dizia: “Quem pode, pode. Quem não pode, morre de fome!” Assim também é na nossa política: “Quem é filho ou apadrinhado por político pode chegar ao poder, quem é cidadão comum morre como servo mesmo!”

Deixou-se de lado a consciência de que todo “político” só é político porque foi contratado pelo povo, que pela Constituição Federal é tido como soberano, para garantir o bem estar público. No entanto, o que mais parece é que os “nobres” servidores públicos apenas contratados pelo período de quatro anos se acham no direito de se intitularem servidores vitalícios ou donos do cargo que pertencem ao povo como reza o 1º artigo da Constituição Federal de 1988 em seu parágrafo único que deixa estritamente claro que “todo poder emana do povo”.

O que mais entristece é a atitude conformada e grata que a população exprime quando o seu funcionário põe (mui modestamente) seu trabalho em prática. Exemplos disso são quando a emissora de televisão, pouco independente, insiste em mostrar, a qualquer custo, as “borras de café”, postas nos buracos que mais parecem crateras em ruas sem nenhum saneamento básico. Nessas horas sempre aparece um chefe de setor vislumbrando um tempinho no telejornal do meio dia. Essa mesma emissora de TV não encontra esse mesmo chefe de setor quando tem uma rua inteira interditada pela lama ou quando filma um acidente em que os pacientes são transportados dentro de uma “pampa” por aptidão de cidadãos comovidos com o descaso.

Sinceramente, fico muito preocupado com o futuro que darei aos meus filhos com uma sociedade que ainda dá “honra ao mérito” sem nenhum direito aos políticos quando põe em prática uma obra “engana eleitor”, quando na realidade isso tudo não passa da obrigação de cada um. Estou farto de precisar da saúde pública e receber o “tratamento vip” dispensado aos pacientes pelos bem pagos funcionários. Estou cansado de ver crianças na rua pelo simples motivo da já tradicional greve dos professores. Estou envergonhado por saber que a minha cidade ainda estão no comando pessoas despreparadas que só chegam ao poder por apadrinhamento político e não por representar a seguridade dos direitos essenciais à uma população miserável de conhecimento e milionária em atraso psicológico.  É chegada a hora de voltarmos às ruas se for preciso, deflagrar o grito de desespero, pois é neste momento que nos encontramos.

2 thoughts on “REFLEXÃO SOBRE O “BELO MOMENTO” EM QUE A POLÍTICA BRASILEIRA SE ENCONTRA

  • 2 de junho de 2011 em 17:13
    Permalink

    É tácito afirmar o quanto pessoas desinformadas e as vezes influenciadas por meia dúzia de pessoas tentam de alguma forma degredir a imagem da política. Isso é demonstrado quando uma pessoa traz à tona assuntos totalmente sem nexo somado a inveja de não ocupar, quem sabe, um carga político tão sonhado. É uma questão de querer se autovalorizar.
    É evidente que dizer que somente parentes de políticos tradicionais conseguem ser eleitos é algo falsíporo. Isso é demonstrado na nossa relidade local quando políticos como o vereador paizinho, de classe humilde, conseguiu seu mandato sendo o 3º vereador mais votado.

    Além disso, vim em público fazer críticas a políticos locais como o Vice-Prefeito da nossa cidade é fator de inveja, pois Zezão é referência de bom cidadão. Homem este que completará 30 anos de mandato político initerruptos, íntegro, bem sucedido na sua profissão de contabilista e que durante esses 30 anos vem honrando seus mandatos, pois uma prova disso é a crescente votação recebida, tendo um marco histórico de ser eleito vereador 3 vezes consecultivamente como o mais votado. Tal político que sempre foi perseguido, muitas vezes alvo de armação política para tentar incriminá-lo como no caso dos tijolos, mas esse é só um fato dentre tantos que demonstram tal inveja. Porém, como em vários casos, neste último sitado a resposta veio nas urnas, tendo Zezão conseguido vencer a eleição majoritária e se tornando vice-prefeito desta cidade e por cima ajudou seu filho, Aristeu Nunes, a conseguir uma marca nunca imaginada pelos opositores que falavam que ele não iria nem eleito, recebendo uma votação de 2200 votos e não desmerencendo nenhum vereador, colocou 700 votos de diferença para o segundo colocado. Isso tudo é a demonstração de carater, respeito, admiração e confiança que esta família recebe para melhorar nossa cidade a cada dia. Tais críticas são feitas porque sabem a força e a vontade que o povo tem de inovar, de colocar a juventude no poder e com o grande destaque do Vereador Aristeu Nunes, homem justo e de ficha limpa icomoda alguns temerosos de sua vitória.
    Diante disso, isso tudo mostra o pensamento de poucos de querer influenciar a cabeça da população falando mal, falando mal e falando mal. Contudo, mostrar e buscar melhorar Presidente Dutra não acontece. A democracia é feita por todos, venha, candidate-se e procure ajudar sua cidade de forma correta
    Adonias, antes que esses críticos venham falar besteira, sou eleitor de Aristeu sim e continuarei sendo até quando ele continuar mostrando trabalho a população e tenho certeza que será sempre. Ele sim é ficha limpa! Obrigado pelo espaço Adonias, caso possível queria que vc postasse esta nota no espãço do internauta, visto que a democracia é feita assim! Abraço!

  • 2 de junho de 2011 em 19:55
    Permalink

    A monarquia ainda se faz presente!

    Parece emblemático, e acredito que realmente seja. Contudo, o fato é que desde o início da humanidade, quando o ser humano decidiu se organizar em sociedade, nasceu a necessidade de grandes homens, líderes, movimentos e de governos que evitassem, impedissem a anarquia/monarquia (Governos de poucos).

    No transcorrer deste processo evolutivo, todavia, a história nos apresentou várias formas pelas quais os homens organizaram-se para viver em comunidades.

    O surgimento de várias formas e regimes de Governo foi o que mais marcou esse processo evolutivo da história.

    De maneira simples e objetiva, Regime político, na realidade, consiste em normas e instituições que normatizam/regulam a disputa pelo poder político e o seu exercício entre os cidadãos ou grupos sociais.

    Historicamente, nos tivemos dois regimes políticos, quais sejam: Autocracia e Democrácia.

    A Autocracia, na verdade, consiste no poder político exercido por uma única pessoa. Já a Democrácia, como todos nós sabemos, é aquele regime em que o poder emana do povo.

    E o que está acontecendo em Presidente Dutra/MA, na verdade, é a istalação de um Governo Monarquico, onde, lamentavelmente, a distribuição do poder e o controle do seu exercício não estão nas mãos da polução/cidadão/povo, mas sim nas garras de um grupo político.

    Todos os membros que estão inseridos na sociedade tem iguais direitos políticos. E é esse espírito de igualdade que caracteriza uma verdadeira soberania popular, alicerce de qualquer organização que tem como base o regime Democrático.

    Por fim, necessário se faz solicitar à população de Presidente DutrA/MA que acorde imediatamente e reflita sobre o atual momento da política na Cidade. Caso contrário, ela permancerá por mais algumas décadas sob o domínio dos monárquicos grupos políticos presente na Cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*