Governo do Estado inaugura unidade do Viva em Barra do Corda nesta segunda-feira (27)

fb_img_1461761125532

A população do município de Barra do Corda será contemplada com uma unidade do Viva nesta segunda-feira (27), com atendimento de segunda a sexta, de 8h às 12h. Com esta unidade, localizada na Avenida Pedro Neiva de Santana, S/N, bairro Altamira – em frente ao Quartel de Polícia, o Viva passa a fazer parte da vida dos cidadãos maranhenses da região central do Maranhão, com serviços essenciais à efetivação da cidadania e à garantia de direitos constitucionais.

A solenidade de inauguração da nova unidade contará com a presença do governador Flávio Dino, do diretor geral do Viva, Duarte Júnior, do prefeito do município, Wellryk Costa, de secretários municipais e estaduais, além da população em geral.

A instalação da unidade do Viva em Barra do Corda integra o projeto de expansão, descentralização e reestruturação do órgão. Atende ainda às diretrizes do governo do Estado no que diz respeito ao acesso aos serviços públicos, oferecendo mais qualidade, conforto, segurança e acessibilidade ao público. A unidade tem capacidade para mais de 500 atendimentos diários, com 10 postos de serviços e 13 guichês.

Serão oferecidos serviços de documentação, como emissão da 1ª e 2ª vida do RG, CPF, Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho, alistamento militar e orientação e atendimento ao consumidor. Entre os parceiros, estão a Prefeitura Municipal de Barra do Corda; o Procon/MA, que, com o posto em Barra do Corda, instalará sua 22ª unidade no Estado; a Receita Federal, a Secretaria de Estado da Segurança Pública, a Secretaria de Estado da Fazenda e o Ministério do Trabalho e Emprego.

Além da população barra-cordense, que, de acordo com dados do IBGE de 2015, já soma mais de 86 mil habitantes, a unidade do Viva tem capacidade para atender também aos cidadãos dos municípios de Formosa da Serra Negra, Tuntum, Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Fernando Falcão, Joselândia, São Roberto, São Raimundo do Doca Bezerra e Itaipava do Grajaú.

“Barra do Corda é um município importante do centro do Maranhão e certamente será um polo de atendimento para a população da região. Além dos serviços de emissão de documentos, teremos também os serviços do Procon/MA para orientação e defesa dos direitos do consumidor, algo inédito na cidade. Estamos trabalhando para garantir cidadania e o desenvolvimento social de todos os maranhenses”, afirmou Duarte Júnior, diretor geral do VIVA e presidente do Procon/MA.

O prefeito de Barra do Corda, Wellryk Costa, o município é o maior polo da região e a população carecia de serviços prestados com mais rapidez e eficiência. “A partir do momento que conseguimos atender as pessoas com qualidade estamos realizando o nosso papel de gestor público. O VIVA de Barra do Corda é mais uma prova da nossa parceria com o Governo do Estado que vem transformando para melhor a realidade da nossa região”, disse.

Projeto de expansão e descentralização

Após Coroatá e Barra do Corda, mais cinco municípios serão contemplados com unidades do Viva ainda em 2016: Codó, Chapadinha, São Luís (no Shopping da Ilha), Santa Luzia do Paruá, Coelho Neto, Pastos Bons e Imperatriz, onde a unidade será reestruturada com a mudança para o Shopping Imperial.

Na capital, duas mega unidades já foram inauguradas, no Pátio Norte Shopping, localizada na Estrada de São José de Ribamar, e na Av. Beira-Mar, no centro histórico. As duas juntas têm capacidade para mais de 10 mil atendimentos diários. Além disso, os serviços mais demandados (emissão de RG, CPF, Antecedentes Criminais e outros serviços online) estão também disponíveis em três postos de atendimento instalados em locais estratégicos de São Luís: Shopping da Ilha (Maranhão Novo), Shopping Passeio (Cohatrac) e FUMAC (Vila Janaína).

O objetivo destes postos é descentralizar os serviços, levando-os para mais perto da população a fim de otimizar o atendimento. O posto do Viva no Shopping da Ilha tem ainda a vantagem de funcionar das 10h às 22h, oferecendo ao trabalhador a oportunidade de ser atendido após o expediente normal.

Os cidadãos podem contar ainda com o atendimento móvel e com as unidades distribuídas pelo interior do Estado, em Açailândia, Bacabal, Balsas, Carolina, Caxias, Coroatá, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, São Bento e Viana.

Para o segundo semestre de 2016, o posto do Shopping da Ilha será transformado em uma unidade de grande porte com 60 guichês de atendimento e contando com todos os serviços já disponíveis nas outras unidades. Em Imperatriz, a unidade será transferida para o Shopping Imperial, onde dobrará o número de guichês, passando de 30 para 60.