Segundo o Instituto Exata, Hildo Rocha vai ser o deputado federal mais votado do Maranhão

DSCN9981O Instituto Exata, em parceria com a TV Guará e a Federação das Indústrias do Maranhão, realizou nova pesquisa sobre a intenção de voto dos maranhenses para deputado federal que mostra o favoritismo de Hildo Rocha. Segundo a sondagem, o peemedebista é o primeiro na preferência dos eleitores para ocupar uma das 18 vagas do Maranhão na Câmara Federal.

Na pesquisa Exata/Fiema/TV Guará anterior, divulgada em agosto, Hildo ficou em 20º lugar. O crescimento, segundo coordenadores da campanha do peemedebista, é reflexo da presença do candidato nos municípios. Hildo Rocha tem bases eleitorais em todas as regiões do Estado e, desde julho, intensificou a sua presença nesses locais, onde faz questão de participar de todas as atividades promovidas pelas lideranças locais.

deputadofederalgraficoEmbora disputando o cargo pela primeira vez, Hildo Rocha não é desconhecido no cenário político nacional.  Ex-secretário estadual (Articulação Política e de Cidades) na gestão da governadora Roseana Sarney, ele teve atuação destacada como prefeito da cidade de Cantanhede, alcançando a presidência da Federação dos Município do Maranhão (Famem).

À frente da entidade, ergueu a bandeira municipalista, tornando-se uma referência na luta pela revisão do Pacto Federativo, que propõe a distribuição equitativa entre os entes da federação (União, estados municípios) dos recursos que o país arrecada com impostos. Aliado do desenvolvimento municipal, naturalmente congrega apoios de prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e centenas de lideranças municipais, em todas as regiões. Daí o favoritismo apontado pelo Exata.

Renovação

Além de Hildo Rocha, a pesquisa do Exata/Fiema/TV Guará mostra que haverá renovação de quase 80% das vagas do Maranhão na Câmara Federal. Ou seja, dos 18 ocupantes dos cargos desta legislatura, apenas 04 se reelegeriam. São eles: Davi Alves Júnior (PR), Alberto Filho (PMDB), Wewerton Rocha (PDT) e Sarney Filho (PV).

Realizada entre os dias 22 e 25 de setembro, o Instituto Exata ouviu 1.400 pessoas nas seis regiões do Estado, inclusive a ilha de São Luís. A sondagem foi espontânea, ou seja, não foi apresentada lista com nomes de candidatos. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*