Secretaria Nacional de Segurança Pública realiza pesquisa no Maranhão

Secretário Marcos Affonso com pesquisadores da Universidade de Mato Grosso.
Secretário Marcos Affonso com pesquisadores da Universidade de Mato Grosso.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), está realizando uma pesquisa para relacionar o comportamento policial diante da população de rua. Uma equipe com representantes das duas instituições está em São Luís.

O primeiro contato da comitiva foi, esta semana, no Gabinete do secretário de Estado de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior. A equipe vai entrevistar integrantes das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Guarda Municipal e setores comunitários.

Por meio da pesquisa espera-se fazer um levantamento dos problemas na área de segurança para fundamentar propostas de criação de uma política de formação continuada, abrindo espaço para a melhor capacitação de agentes públicos.                     

Na reunião com o secretário, a equipe recebeu informações sobre a relação da segurança pública maranhense com a população de rua. Marcos Affonso destacou a iniciativa da Senasp e da UFMT em proporcionar uma pesquisa de alto nível, possibilitando um aprimoramento no conceito de Segurança.

 A pesquisa está sendo realizada Suely Dulce Castilho (pesquisadora em Educação e movimentos sociais), Cláudia Cristina Carvalho (professora da área de Educação), Edson Benedito Rondon Filho (coordenador do Centro de Pesquisa na Polícia Militar), todos vinculados à UFMT.

“A pesquisa possibilita visualizar a interatividade entre o policial e o cidadão. A finalidade é conhecer os problemas enfrentados na área de segurança e transformá-los em situações positivas”, explicou Marcos Affonso.

Para Suely Dulce, que é professora do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação da UFMT, conhecer de perto os problemas enfrentados diariamente nas relações envolvendo o agente de segurança pública e a população é uma das formas de aprimorar os serviços públicos oferecidos à sociedade.  “A meta é gerar e executar políticas públicas beneficie os agentes e a população”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*