Seduc inicia mobilização para alfabetizar 100 mil maranhenses

downloadfffffCom a meta de alfabetizar 109.205 de jovens (a partir de 15 anos) adultos e idosos, em 171 municípios maranhenses, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em ação conjunta com o Governo Federal, realizou, nesta terça-feira (29), o lançamento do ciclo 2013 (execução 2014 a 2015) do Programa Brasil Alfabetizado.

O PBA é um programa do Governo Federal em parceria com Estados, Municípios e Distrito Federal, que visa contribuir para uma política pública de educação de jovens, adultos e idosos, centrada na concepção de alfabetização como porta de entrada para a escolarização.

No último ciclo do programa, com execução no período de outubro 2013 a agosto 2014, foram alfabetizadas 75.357, em 6.039 turmas localizadas em 148 municípios maranhenses.

Para este novo ciclo (execução 2014 a 2015), a Seduc está convocando entidades parceiras, prefeituras, unidades regionais e secretarias municipais de educação para atingir a meta de alfabetizar 109.205 pessoas não-alfabetizadas, em 171 municípios, sob a coordenação de 1.693 alfabetizadores/ coordenadores e 8.467 alfabetizadores.

“Essa é uma ação de Estado. Superar o índice de analfabetismo é um compromisso de todos nós, gestores da esfera pública. Estamos fazendo um grande esforço para alcançarmos o maior número de pessoas não- alfabetizadas e garantir que, após o ciclo do programa, possam dar continuidade aos estudos em níveis mais elevados”, destacou o secretário de Estado da Educação, Danilo Furtado.

O período de inscrição acontecerá nos meses de agosto e setembro e as inscrições poderão ser feitas na Seduc, unidades regionais de educação e secretarias municipais. “É necessária a participação de todos. A superação do analfabetismo depende do compromisso de cada um de nós”, ressaltou Leila Tajra, coordenadora estadual do PBA.

Dalvino Barbosa

Professor Dalvino Barbosa.Graduado e com Especialização em Matemática, pela UEMA. Jornalista Reg. 001879/MA. Procuro sempre fazer o melhor dando o máximo da minha capacidade, Amo minha família,maranhense com muito orgulho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*