Quem disse que Sarney faz assim???

http://www.luiscardoso.com.br/wp-content/uploads/2013/09/sarney-e-lula.jpg
Sarney com Lula: aliança histórica e perene.

Uma das desculpas dos aliados do chefão comunista Flávio Dino para justificar sua adesão ao candidato do PSDB a presidente, Aécio Neves – em troca de apoio no Maranhão – é uma suposta postura histórica idêntica do grupo Sarney.

Mesmo se a tese fosse verdade, Flávio Dino tinha obrigação moral de ser diferente, exatamente por que prega “a mudança de tudo o que está aí” – e se faz o mesmo, então por que mudar?

Mas o problema para os aliados comunistas é que Sarney nunca fez assim.

Filiado ao PMDB desde 1984, o senador José Sarney apoiou em 1989 – na primeira eleição direta para presidente após a Ditadura – exatamente o candidato do seu partido, Ulísses Guimarães (PMDB). No segundo turno, optou por Luís Inácio Lula da Silva, mesmo tendo o PT como principal adversário.

Nesta época, Flávio Dino já se preparava para a carreira de juiz, carreira que começou em 1991. E pouco se envolvia em política partidária, apesar da militância no PT na adolescência.

Em 1994, o PMDB novamente teve candidato, Orestes Quércia, e Sarney esteve com ele, numa eleição vencida por Fernando Henrique Cardoso (PSDB) no primeiro turno.

Em 1998, o PMDB apoiou a reeleição de FHC. Sarney seguiu o partido.

aecio
Aécio com Dino: para o comunista, qualquer um vale, desde que lhe apoie.
Flávio Dino, na época, resumia sua vida pública à atuação de juiz federal, sem nenhum envolvimento com a política partidária – pelo menos publicamente.

Em 2002, Sarney tinha a expectativa de ver a filha, Roseana Sarney (então no extinto PFL), como candidata a presidente – apoiada, inclusive, pelo PCdoB, que Dino viria a controlar a partir de 2006. Mas um golpe armado pelo PSDB inviabilizou a candidatura da então governadora.

Considerando-se covardemente traído pelo candidato tucano José Serra (PSDB), Sarney decidiu apoiar o candidato do PT, Luis Inácio Lula da Silva, que venceu a eleição.

Em 2006, Sarney novamente apoia Lula, agora de forma oficial, já que o seu partido fazia parte da coligação. Nesta época, Dino deixa a magistratura e disputa eleição pelo PCdoB, defendendo Lula, da mesma forma que Sarney – e sem se incomodar com isso.

A postura de Sarney se manteve a mesma em 2010, mesmo com Flávio Dino dividindo o palanque de Dilma no Maranhão.

E com a dupla Lula/Dilma Sarney seguirá em 2014,  ao contrário de  Flávio Dino, que, após passar quatro anos como auxiliar de Dilma, agora está alinhado ao projeto de Aécio Neves (PSDB).

Como se vê, em anos e anos de vida pública, Sarney sempre se manteve coerente politicamente, ao contrário de Flávio Dino.

Que em apenas oito anos na política, mostra-se absolutamente volúvel em nome do poder…

3 thoughts on “Quem disse que Sarney faz assim???

  • 18 de abril de 2014 em 19:30
    Permalink

    o Sarney é uma boa pessoa? ???

  • 19 de abril de 2014 em 10:25
    Permalink

    Infelizmente,temos que aguentar esse tipow de comentário.

  • 20 de abril de 2014 em 12:38
    Permalink

    da mesma forma que Flávio se suja com apoios de uns, o lula também se mancha em apoiar o Sarney. o governo é um lixo, ninguém pode confiar em um dessa elite.
    z

    Resposta: O problema, meu caro Bruno, é que o Flávio Dino prega diariamente a mudança nas práticas de se fazer política, que vai ser diferente. E a cada segundo se mostra pior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*