O internauta comenta…

Enviado em 25/05/2009 às 7:50

Reforma Política

Sobre a reforma política desse país em tenho algumas solicitações:
1-Sobre a lista fechada:
Eu até concordo em lista, deste que os nomes de que vai ocupar o cargo sejam escolhidos em convenções como os dias de hoje, e que os eleitores fiquem conhecendo os representantes uns meses antes do dia da votação, e que tenha representante de todas as cincos regiões de cada estado.
Por exemplo:
Se o maranhão tiver 20 (vinte) cadeira na câmara , se agente dividir o maranhão em cinco regiões,pois cada partido tem que colocar 4 (quatro) representante por região para concorrer à câmara e não pode colocar mais que dois representantes da mesma cidade.
E assim os eleitores podem escolher o partido que tem os melhores nomes para lhe representar.
E se um dos integrantes desta lista vier se envolver em corrupção,quebra de decoro parlamentar e outras leis existentes hoje,não só ele perde o mandato mais o próprio partido com todos os representantes do seu estado, e vindo assume o segundo partido mais votado do seu estado.
2-O voto obrigatório:
Acabar com o voto obrigatório,deixar os eleitores livres para escolher se vota ou não numa eleição,com isso deixa de ter muito votos brancos e nulos.
3- Campanha:
No meu ponto de vista três meses para uma campanha e muito longa, então eu proponho apenas um mês de campanha.
E a propaganda política gratuita nas TVs e nos rádios, só poderá ser no mês de campanha,se algum partido vier fazer propaganda antes da campanha das eleições os partidos terá que arca com todas as despesas.
4-Mandato:
Também a minha sugestão e diminui o numero de deputados, senadores e vereadores.
Na câmara dos deputados teria que passar de 513 para 342 (que ainda e muito) e no senado de 81 para 54 ficando apenas dois representantes de cada estado, e também aumentar de 4 anos para 6 anos os mandatos de Presidente, Governadores, Prefeitos, deputados estaduais e federais e vereadores, e diminui os mandatos dos senadores de 8 anos para 6 anos.
E também uma pessoa só pode exercer dois mandatos em cada casa.
Por exemplo:
Um vereador só pode exercer dois mandatos como vereador de seu município e não poderá ser candidato em outro município , um deputado estadual só pode exercer dois mandatos como deputado estadual no seu estado e não poderá ser candidato em outro estado, o deputado federal só pode exercer dois mandatos como deputado federal para representar seu estado e não poderá ser candidato em outro estado, um senador só pode exercer dois mandatos como senador para representar seu estado e não poderá ser candidato em outro estado,um prefeito só pode exercer dois mandatos com prefeito no seu município e não poderá ser candidato em outro município, um governador só pode exercer dois mandatos como governador no seu estado e não poderá ser candidato em outro estado e o presidente só pode exercer dois mandatos de presidente no seu país.
Obs.Assim acabaria com esses políticos repetitivos em nosso país, por que cargo político não é profissão, como hoje estamos vendo em nosso país um deputado e um vereador que passa de cinco a oito mandatos consecutivos. E assim também diminui a corrupção no executivo e no legislativo.

Ferreira
Carlos.ferreira@ig.com.br

Gautama: STJ manda ouvir Jackson

Caiu para o juiz Ney Bello Filho, da Justiça Federal do Maranhão, a tarefa de citar Jackson Lago para que ofereça defesa preliminar no processo em que a Procuradoria Geral da República o acusa de peculato, corrupção passiva e formação de quadrilha. A carta de ordem (precatória de um tribunal para uma instância judiciária inferior), enviada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), já está publicada no saite da seção do Maranhão, http://processual-ma.trf1.gov.br/Processos. O número do processo é 2009.37.00.003638-8.
É possível que Ney Bello Filho se declare impedido de atuar no processo, com fundamento no artigo 252 do Código de Processo Penal. O pai dele, o engenheiro Ney Bello, ex-secretário da Infraestrutura dos ex-governadores José Reinaldo e Jackson Lago, é réu no mesmo processo criminal. Em 2007, juntamente com Zé Reinaldo, Paulo Lago e outros, Ney Bello chegou a ser preso e conduzido a Brasília pela Polícia Federal, na chamada Operação Navalha. Jackson, também denunciado pela PGR, não pôde ser imediatamente processado porque a Assembleia Legislativa do Maranhão negou a licença requerida pelo STJ. A recente cassação do mandato dele por corrupção eleitoral removeu o obstáculo formal. Quando Ney Bello foi preso, Jackson eximiu-se da responsabilidade, alegando que apenas mantivera no cargo uma pessoa da equipe de Zé Reinaldo. Mas ele é seu secretário também, argumentou um jornalista. A resposta — vista e ouvida na TV — foi contundente:

— Você é que está dizendo que ele é meu secretário. Que eu saiba ele está é preso.

Além dos sobrinhos Alexandre e Paulo Lago, também está sendo processado o ex-secretário de Relações Institucionais do governo Jackson, Wagner Lago, irmão do ex-governador. Todos são suspeitos de autorizar ou favorecer pagamentos ilegais e receber propinas, num esquema ancorado pela construtora Gautama, de Zuleido Veras. O empreiteiro figura no processo como “chefe da organização criminosa”.

Com informações do blogue de Walter Rodrigues

Deu no blog de Pedro Fernandes: entenda a Reforma Política

pedro.jpgA imprensa, os deputados, os analistas políticos… Todos estão falando e analisando sobre a Reforma Política que o Governo quer promover no Brasil, mas poucos estão explicando para o povo brasileiro que mudanças são essas. Vou tentar explicar aqui em poucas palavras:

Lista Fechada de Candidatos: Cada partido ou coligação escolhe um grupo de candidatos e formam uma lista. Os eleitores escolhem em que lista votar.

Financiamento Público de Campanha: As campanhas seriam financiadas exclusivamente pelo dinheiro público, vedando qualquer tipo de doação de pessoa jurídica ou física em dinheiro ou equivalentes, inclusive publicidade.

Cláusula de Barreira: determina que só terá direito a funcionamento parlamentar em todas as casas legislativas, para as quais tenha elegido representante, o partido que, em cada eleição para a Câmara dos Deputados, obtenha o apoio de, no mínimo, 5% dos votos apurados, não computados os brancos e os nulos, distribuídos em pelo menos um terço dos Estados e com o mínimo de 2% do total de cada um deles.

Inelegibilidade: O projeto torna inelegíveis candidatos condenados em decisão colegiada ou em decisão de primeira instância transitada em julgado.

Coligações: Acaba com as coligações partidárias para eleições proporcionais – de vereadores, deputados federais e estaduais. A proposta permite coligações para cargos majoritários, ou seja, governadores, prefeitos, presidente e senadores.

Fidelidade Partidária: O projeto prevê uma “janela” de um mês para a mudança de partidos pelos parlamentares que estejam exercendo seus mandatos e pretendam concorrer às próximas eleiçoes. A proposta também deixa claro que a expulsão do partido acarreta perda de mandato, mas dá condições para que o parlamentar se defenda. O mandato do parlamentar que deixar ou for expulso do partido sob legenda tenha sido eleito passará a ser exercido por suplente do referido partido.

Mais informações no blogue de Marco D’eça do Imirante.com

Ronaldo na Saúde, Samunda na Educação.

ronaldookO vereador Ronaldo Pereira de Freitas (DEM) assinou ato de posse na tarde desta quinta-feira 21/05 como o novo Gestor da Unidade Regional de Saúde de Presidente Dutra, a solenidade aconteceu em São Luis no gabinete do Secretário Estadual de Saúde Ricardo Murad, a nomeação foi bublicada no diário oficial do maranhão de quarta-feira 20/05. Ronaldo se licencia da Etronorte para ocupar o cargo que antes era ocupado por Marinete Moraes Nunes, esposa do vice-prefeito de Presidente Dutra Zezão. Segundo um assessor, o vereador Ronaldo não precisa se licenciar da Câmara Municipal para assumir o setor de saúde estadual do município.

 

Educação

A Professora Raimunda Barros da Silva de Oliveira, a nossa Samunda foi nomeada Gestora da Unidade Regional de Educação de Presidente Dutra, conforme diário oficial do dia 20/05.  Atualmente, Samunda exercia a função de diretora da Unidade Escolar Joana Lima de Macedo. Educadora experiente e competente, a ex-secretária municipal de educação com certeza não terá grandes dificuldades para administrar a pasta da unidade de educaçao que era comandada pela professora Mariinha Martins, irmã do vice-prefeito Zezão. Em breve vamos publicar aqui o nome de todos os ocupantes de cargos estaduais no município.

Um Balaio”Zinho” de Presidente Dutra no governo Roseana.

Muita gente estranhou o silêncio e o modo cabisbaixo que o vice-prefeito de Presidente Dutra José Nunes Martins, o Zezão andava nos últimos dias depois da queda do seu “chefe maior” Jackson Lago cassado pelo TSE por corrupção eleitoral. Quem o conhece bem, não estranhou não. Ultimamente Zezão estava se mexendo (ou maquinando) para ver se arranjava uma boquinha no governo que tanto esculhambou e arranjou mesmo. O filho de Zezão, Lucas Moraes Nunes Martins, segundo o Diário Oficial de 11 de maio teria sido nomeado no dia 27 de abril no cargo em comissão como Assessor Especial da Secretaria Estadual de Minas e Energia símbolo DGA cujo salário é de aproximadamente R$ 2.600,00 (Dois mil e seiscentos reais), o que equivale ao salário de um Gestor.  “Nada mal pra quem nunca trabalhou e pensava que estava por baixo”, avalia um eleitor roseanista roxo no município que enviou as informações ao blogue. A fonte foi questionada por este blogueiro se não se tratava de um homônimo (nomes iguais) ao que afirmou: “Seria muita coincidência por que o filho do vice-prefeito faz faculdade de medicina no CEUMA na mesma sala que o filho do Secretario de Minas e Energia Fufuca Dantas”. A seguir o trecho extraído do Diário Oficial do Maranhão.

Para acessar o DO clique aqui, selecione a data 11 de maio e na parte superior em localizar digite o nome de Lucas. (O arquivo está em PDF).

lucas-nunes-martins

Título de Cidadão.

Durante os dois e meio do desgoverno do cassado Jackson Lago, o então vereador e hoje vice-prefeito Zezão reinou absoluto em Presidente Dutra, dizendo-se o único representante do governo na região, chegando a nomear boa parte da família em cargos estaduais estratégicos no município. Zezão foi o autor de um Projeto de Lei na Câmara Municipal que concedeu o Título de Cidadão Presidutrense a Jackson Lago no final de 2008. O título foi entregue este ano no dia da inauguração do Socorrão de Presidente Dutra quando Jackson Lago já estava cassado pelo TSE. Com a palavra a governadora Roseana Sarney ou o próprio Fufuca Dantas, Secretario de Minas e Energia sobre o caso.

Roseana Sarney recebe o prefeito Nenzim e lideranças de Barra do Corda no Palácio dos Leões.

Vladimir Jesuíno, Fátima Arruda, Dona Santinha, Rosena, Nenzim, Sandra Helena, Pedro Teles, Nilda Barbalho, Cananéia e Tatá Milhomem.Em audiência no Palácio dos Leões em São Luis nesta segunda-feira 18/05, a governadora Roseana Sarney recebeu o prefeito de Barra do Corda Manoel Mariano Sousa, o Nenzim e lideranças locais. Durante a audiência o prefeito apresentou a Roseana diversas reivindicações, como: Melhorias nas estradas vicinais e nas áreas da saúde, educação e segurança. Nenzim fez um pedido especial à governadora: que ela resolva o mais urgente possível o problema de abastecimento d’água no município, segundo o prefeito, não é possível que uma cidade do porte de Barra do Corda tenha tantos problemas na distribuição de água e com tanta freqüência. Todas as solicitações feitas ao governo do estado visam melhorar as condições de vida da população Barracordense. Acompanharam o prefeito Nenzim na audiência com Roseana Sarney, o Secretário de Agricultura Vladimir Jesuino, a vereadora Fátima Arruda, a Secretária de Assistência Social Dona Santinha, a Assistente Social Sandra Helena Teles, o Secretário de Finanças Pedro Teles, as vereadoras Nilda Barbalho e Cananéia e o deputado estadual Carlos Alberto Milhomem.

Mais uma “obra” de Irene Soares desaba

inrene01A mureta de proteção de um dos lados do canal do riachinho próximo à ponte da Rua Um construída no final do ano passado pela prefeita de Presidente Dutra Irene Soares (foto) literalmente desabou. O sonho dos moradores de não terem suas casas alagadas virou pesadelo. A força das águas levou grande parte da mureta feita sem nenhum critério técnico, colocando em risco a vida de alguns moradores, até uma casa foi abandonada por seus proprietários. Confira nas fotos a seguir.

rua-um

casa-rua-um-0k1

Esta não foi a primeira vez que uma obra feita pela atual administração desabou. Primeiro foi outra mureta, a do estádio municipal a desabar por duas vezes depois de pronta, uma caixa d’água do povoado Calumbi também caiu, se espatifando no chão, meia hora depois de ser entregue à comunidade. Até os buracos que são tampados pela Secretaria de Obras do Município não resistem e o asfalto desmancha poucos dias depois. Ninguém da prefeitura comenta os casos e nem dá satisfações aos moradores dessas localidades que é quem são os mais prejudicados, isso sem contar os prejuízos causados por tanto serviço mal feito.

Jackson Lago não mentiu

O ex-governador Jackson Lago, cassado pelo TSE por corrupção eleitoral nunca mentiu quando diz que em dois do seu desgoverno entregou mais de 160 escolas no maranhão, reafirmação que está sendo feita diariamente na propaganda eleitoral do PDT no rádio e na televisão. Jackson diz que “entregou” e não “construiu”. Entregar é diferente de construir. Ao passar o comando do governo a José Reinaldo Tavares em 2002, Roseana Sarney deixou recursos liberados para construção de dezenas de escolas de segundo grau em todo maranhão através do Projeto Alvorada do governo federal. Tavares deixou as escolas praticamente prontas, coube a Jackson Lago entregá-las depois de eleito, inclusive uma foi construída em Presidente Dutra. Quem não se lembra daquela escola praticamente pronta ali no bairro CIBRAZEM fechada desde que José Reinaldo deixou o governo? Pois é, esta escola é uma das que Jackson diz com estardalhaço na propaganda do seu partido ter entregue aos presidutrenses. Mas é isso mesmo, ele só entregou, não construiu, então não está mentindo, está apenas querendo confundir a cabeça do eleitor, coisa que fez muito bem ao longo dos seus mais de 40 anos de vida pública vendendo a imagem de bom moço e de honesto.

Jackson pagou por, pelo menos, oito escolas inexistentes

cesar.jpg

Seguindo o procedimento do seu antecessor e patrono, José Reinaldo Tavares (PSB), que pagou por pontes que ligavam o nada a coisa alguma e por estradas fantasmas no interior do Maranhão, o governador Jackson Lago (PDT), cassado por corrupção eleitoral, pagou pelo menos oito escolas sem que elas existissem.

E o número pode ser maior.

O secretário de Educação, César Pires (DEM) realiza levantamento de todas as supostas escolas construídas no governo do pedetista. O relatório pretende desmascarar a farsa das escolas construídas por Jackson.

Nos oito casos já detectados, as contrutoras receberam todo o dinheiro das obras antes mesmo que elas tivesses sido atestadas. Os números só deverão ser conhecidos após divulgação do relatório.

Mas são milionários…

Mais informações no blogue de Marco D’eça do Imirante.com

Max Barros descarta Ribamar Hortegal na SINFRA

O Secretário da Infraestrutura Max Barros declarou à imprensa de São Luis que José de Ribamar Hortegal não tem a mínima condição de permanecer no cargo de chefe do Departamento de Projetos Especiais da SINFRA, ele será exonerado. Hortegal foi denunciado pelo Procurador Geral da República Antonio Fernando Sousa por suposto envolvimento com o bando de Zuleido Veras especializado em desviar recursos de obras públicas. Max Barros disse que a renomeação de Ribamar Hortegal foi um engano e disse mais: Optamos por mexer o mínimo possível nas funções técnicas. O engenheiro é reconhecido como profissional competente e então foi renomeado, mas depois verificamos que há esse problema e então, mesmo sem fazer pré-julgamentos, é claro que ele não pode ficar. E nem deveria.

Pelo menos um da “Navalha” está no governo Roseana.

navalha01Ao assumir o governo do estado pela terceira vez em 16/04, esta última depois da cassação de Jackson Lago pelo TSE, Roseana Sarney deveria extirpar dos quadros do governo todos, ou quase todos os integrantes do bando Gautama apanhados pela Operação Navalha da Polícia Federal numa das maiores “gatunagens” com o dinheiro público que já se teve noticia no maranhão, cujo bando foi denunciado pela Procuradoria Geral da República, acusado de diversos crimes, entre os quais corrupção passiva, formação de quadrilha, peculato, etc. O “presidente” deste sindicato do crime montado para roubar o dinheiro de convênios estaduais é o empresário paraibano Zuleido Veras e teria como integrantes alguns maranhenses bastante conhecidos como os ex-secretários Aziz Santos (do Planejamento), Ney Bello (da Infraestrutura) e Wagner Lago (Escritório Político em Brasília) e os ex-governadores José Reinaldo Tavares (PSB) e Jackson Lago (PDT) e ainda o ex-ministro, o Barracordense Silas Rondeau (Ministro de Minas e Energia). Pelo menos um integrante desta suposta “organização” o engenheiro José de Ribamar Ortegal denunciado pela PGR por peculato, corrupção passiva e formação de quadrilha, foi nomeado chefe do Departamento de Projetos Especiais, cargo que já exercia no governo cassado  de Jackson Lago. Tido no meio político como um engenheiro competente, Ribamar Ortegal é um dos sessenta denunciados pela PGR em conseqüência das investigações da Operação Navalha da Polícia Federal em nove estados e no Distrito Federal em maio de 2007. Confira aqui no link da PGR os nomes de todos os denunciados.

Acidente deixa três mortos na BR-226.

SÃO LUÍS – Um acidente envolvendo três veículos, sendo dois deles caminhões, causou a morte de três pessoas na manhã de hoje (16). O acidente aconteceu por volta das 9h, em um trecho da BR-226, perto do povoado de Cajazeiras, em Barra do Corda.

De acordo com as primeiras informações, morreram por conta da colisão o advogado e procurador do município Ronaldo Machado Farias, um funcionário da empresa de ônibus Boa Esperança, identificado como Luís Rocha e um dentista, identificado apenas como Alderico, morador do município de Jenipapo dos Vieiras.

Uma pessoa quarta pessoa, identificada como apenas Juninho, o “Anãozinho”, teve apenas ferimentos leves e foi levada para um hospital de Barra do Corda.

Os quatro estavam em um Honda Civic e iam de Barra do Corda para Tuntum, próximo ao povoado Cajazeiras BR, quanto o veículo foi “engavetado” por dois caminhões.

Com informações da TV Mirante

O internauta comenta

Caro Adonias, bom-dia!

Volto ao seu blog para contribuir com um pequeno comentário sobre a utilização dos recursos hídricos de Presidente Dutra.

Inicialmente seria importante que fosse disponibilizado aqui o teor do Projeto Lei 004/2009 que tramita na Câmara Municipal para que possamos ter uma visão mais ampla do assunto e aproveitarmos a oportunidade em que o governo do estado firma parceria com a CAESB – Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal e sairmos na frente.

Mês passado tive a oportunidade, em uma breve discussão com um político de alta envergadura da cidade, de levantar a questão da qualidade da água potável fornecida, assim como a drenagem e canalização do córrego Riachinho, em toda sua extensão urbana, com a construção de uma belíssima avenida urbanizada em suas margens.

A princípio o assunto salta aos olhos como uma grande utopia, mas exeqüível e oportuno para o momento que passa o Maranhão no que se refere a enchentes e calamidades públicas decorrentes.

Havendo projetos, assegura o Presidente Lula, não faltarão recursos.

Hoje, 16/maio, o Jornal de Brasília, na coluna Do Alto da Torre, noticia uma parceria que vem calhar. Aqui se encontra a grande oportunidade do poder local trabalhar um projeto dessa envergadura dentro dos Ministérios da Cidade e do Meio Ambiente.

A CAESB detém a expertise para a execução de uma ação integrada dessa natureza, além de poder ajudar o município na obtenção dos recursos no governo federal.

Deu no Jornal do Brasília

Caesb no Maranhão

Diante da presença da governadora Roseana Sarney, o presidente da Caesb, Fernando Leite, firmou  uma parceria com a Caema, a empresa de saneamento do Maranhão, para levar água potável para todos os maranhenses. O programa priorizará a busca de eficiência administrativa, comercial e financeira, além de projetos de engenharia de água e esgotos. A Caesb foi escolhida pela governadora Roseana Sarney por ter sido moradora do DF por muito tempo e julgar que a empresa brasiliense leva água potável de excelente qualidade para mais de 99% do DF, além coletar 94% dos esgotos, com 100% de tratamento. A parceria foi assinada no Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão.

Assim, caro Adonias, vejo a oportunidade do poder local, com a participação de todos, iniciar a busca por soluções definitivas dos problemas com a drenagem e canalização do córrego Riachinho e da qualidade da água potável, na cidade de Presidente Dutra.

Obrigado,

Ademir Barbosa
Brasília DF

Elizabeth Bonifácio Sá é empossada na CIRETRAN.

Numa solenidade simples e bastante concorrida, Elizabeth Bonifácio Sá, esposa do presidente do PMDB local, empresário Fernando Gonçalves, foi empossa como a nova diretora da CIRETRAN de Presidente Dutra a convite da Governadora Roseana Sarney. Presentes os vereadores Raimundo Nava, Jurivan Carvalho, Silvia e Ronaldo Pereira de Fretas. O líder político Juran Carvalho e o comandante da 11ª Cia Independente da Polícia Militar Major Arlan também prestigiaram o evento. Empresários e muitos amigos foram abraçar Elizabeth. De São Luis, veio Cilene Sudário, Gestora de Ações Regionais, representando o Coronel José Nogueira, Diretor Geral do DETRAN-MA, que em seu discurso disse: “Saiba que a missão é árdua, principalmente por tratar-se de uma mulher e uma minoria da sociedade ainda manifesta algum preconceito, mais eu tenho certeza que você Elizabeth, com a sabedoria típica das mulheres vai saber contornar e conduzir a história com maestria” completou Cilene. A CIRETRAN de Presidente Dutra é responsável pelo atendimento a 18 municípios da região, conta com 21 servidores em seu quadro funcional e o maior desafio a Elizabeth será mudar a imagem de um órgão viciado e mergulhado em denúncias de todos os tipos de tramóias supostamente praticados desde a sua criação em 2002. Elizabeth afirmou que aceitou o desafio por entender que muita coisa precisa ser mudada e disse ainda que vai lutar de todas as maneiras para fazer um grande trabalho e dar respostas urgentes a quem procurar os serviços da CERETRAN. Confira a seguir as fotos do evento.

fotos-01ok1

fotos-02ok

Tranqüilidade.

A Gestora de Ações Regionais do DETRAN-MA, Cilene Sudário tranqüilizou os servidores que trabalharam até o término dos seus contratos que os salários atrasados serão pagos religiosamente, “ninguém vai ficar sem receber pelo que trabalhou” afirmou. Questionada por este blogueiro a respeito das pessoas que foram contratadas no apagar das luzes do governo cassado de Jackson Lago por um tal de ICN –  instituto Cidadania e Natureza, Cilene foi enfática: “Este contrato não existe porque o governo anterior assinou e não homologou, então não tem valor nenhum”. Ela disse ainda que uma nova empresa já foi contratada para assumir o comando dos funcionários da CIRETRAN, isto porque, segundo ela, os convênios com as prefeituras foram extintos por serem ilegais.

Pagando Mico

Não adiantou nada o pombinha Clodomir Paz, ex-Diretor do DETRAN vir a Presidente Dutra querer impor na CIRETRAN esse ICN no final do governo cassado do seu chefe político Jackson Lago. Uma fonte muito bem situada dentro do órgão me disse que no dia da visita de Clodomir, a coisa fedeu por lá, teve muito bate-boca entre ele e alguns funcionários que não aceitavam perder benefícios conquistados. Do alto de sua arrogância, Clodomir, segundo essa mesma fonte chegou a demitir duas funcionárias só porque foi contrariado, uma semana depois foi ele (Clodomir) que dançou junto com o chefe maior, pra vocês verem como são as coisas. Para que não sabe ou não lembra, o ICN, Instituto Cidadania e Natureza é um órgão que foi criado pela ex-toda poderosa Alexandra Tavares com um único intuito, o de dilapidar os cofres públicos durante o governo do ex-marido José Reinaldo Tavares, porque não se tem notícia de nenhum grande trabalho desenvolvido pelo tal ICN no estado do maranhão.

O constrangimento do Delegado.

O titular da Delegacia de Homicídios de São Luis Delegado Guilherme de Sousa Filho passou por um enorme constrangimento ao chegar em Barra do Corda. Em companhia do agente João Santana que dirigia uma viatura caracterizada da Secretaria de Segurança, o Delegado Guilherme, levou um susto e foi surpreendido com o ronco da cirene de uma viatura Blazer do GOE – Grupo de Operações Especiais de Barra do Corda quando preparava para estacionar o veículo em que se encontrava. Do interior da Blazer desceram policiais do GOE fortemente armados com fuzis em punho, parecia aquelas operações do Rio de Janeiro quando a polícia invade os morros cariocas à procura da bandidagem. Ainda dentro do veículo o delegado Guilherme não entendia nada, somente depois que desceu foi que se deu conta de que estava sendo confundido com algum meliante. Se identificou e até brincou meio sem graça, “Será que é só porque eu sou pretinho?” Um dos policiais do GOE disse que se tratava de uma abordagem de rotina já que a placa da viatura era de fora. Guilherme Filho estava indo para Porto Franco, já dentro do restaurante onde parou para almoçar e mais calmo, o delegado disse que não entendeu o porquê de “tanto espetáculo” protagonizado pelos policiais militares do GOE, “Era tão simples eles estacionarem um pouco mais à frente e pedirem pra nós nos identificarmos, sinceramente isso foi um grande constrangimento que nunca aconteceu comigo” completou o delegado. Em tempo: Este Blogueiro presenciou toda a cena, também tinha ido almoçar no mesmo restaurante.

Elizabeth Sá é a nova diretora da CIRETRAN

Elizabeth e Fernando Sá
Elizabeth e Fernando Sá

A empresária Elizabeth Sá, esposa do presidente do PMDB local, ex-vereador Fernando Gonçalves vai mesmo dirigir a CIRETRAN de Presidente Dutra a convite da governadora Roseana Sarney. Elizabeth assume em substituição ao ex-vereador Raniere Mazile e já está respondendo pelo cargo desde a manhã desta terça-feira. A posse oficial acontece nesta quarta-feira 13/05 em solenidade que acontece no pátio do órgão a partir das 18h. Fernando e Elizabeth estão convidando amigos e correligionários políticos para prestigiarem o evento. A CIRETRAN é um órgão vinculado ao DETRAN e à Secretaria de Segurança e atende em torno de 15 municípios da região. Desde a sua criação que pipoca todo tipo de denúncia na CIRETRAN de Presidutrense, onde, segundo algumas denúncias se cobrava por todo tipo de taxas, até supostas cobranças de serviços que seriam oferecidos gratuitamente pelo DETRAN aos proprietários de veículos também seriam cobrados. Como se ver, o desafio de Elizabeth Sá é muito grande.

Prefeita terceiriza coleta de lixo e alguns garis perdem o emprego

Desde primeiro de maio é a Delta de Colinas quem está trabalhando na coleta do lixo de Presidente Dutra, a empresa foi a “vencedora” de uma licitação em que somente ela participou. A única empresa concorrente seria a do Maurício da CAEMA, mas foi desclassificada pela comissão de licitação do município por falta de documentos numa história mal esclarecida até hoje, segundo informou ao Blogue uma fonte de dentro da prefeitura. garis1Com a contratação da Delta, de cara, setenta e quatro garis haviam sido dispensados do emprego, depois de forte pressão e repercussão do fato durante sessão na Câmara Municipal (foto) cinqüenta deles voltaram ao trabalho, uns contratados pela Delta e outros pela prefeitura. Cerca de vinte foram sumariamente demitidos e já acionaram o advogado Cosmo do SINTESMPEM e estão reclamando seus direitos trabalhistas na Justiça do Trabalho. Donos de caminhões também estão reclamando, um deles disparou: “A prefeita só deixou ser contratado pela empresa de Colinas os carros que são de parentes dos vereadores dela”. A denúncia carece de investigação do Ministério Público. Outro fato que a prefeitura precisa esclarecer é o conteúdo do contrato com a Delta, Segundo informou um funcionário da prefeitura, pelo contrato a Delta tem que utilizar pelo menos um caminhão triturador, o que até agora não aconteceu, cabe aos vereadores, a população e a promotoria cobrar tudo que foi celebrado entre prefeitura e Delta neste contrato. Ou será que vai acontecer a mesma coisa que aconteceu no contrato passado? Depois volto a esse assunto.

De fora

Quem também foi vitima desse contrato com a Delta foi o empresário Salomão Soares, ex-sogro da prefeita Irene Soares. Pela primeira vez emcharles-02 vários anos ele não vai administrar o serviço de limpeza pública do município, aliás, há muito tempo Irene vinha arrumando um jeito de jogar Seu Salomão pra escanteio, agora encontrou. Resta saber se o serviço de limpeza oferecido pela tal empresa seja pelo menos da mesma qualidade do que era feito pela equipe comandada pelo Seu Salomão que durante todo esse tempo recebeu poucas críticas e reclamações. Vamos estar atentos a tudo isso. Da antiga equipe de Salomão Soares, apenas Charles Carneiro (foto) vai continuar empregado, ele continua como supervisor da limpeza pública ligado à prefeitura, vai fiscalizar o serviço da Delta. Menos mal.

Fiscalização do IPVA 2009 começa dia 13

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) dará início, a partir de quarta-feira (13), às ações de fiscalização referentes ao Licenciamento 2009. As blitzen vão acontecer em todo o estado com o principal objetivo de exigir o porte do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), expedido após o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2009. Em São Luís, as blitzen serão realizadas com a parceria da Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Os condutores que não estiverem de posse do documento de licenciamento terão seus veículos apreendidos.

“É importante deixar claro que as fiscalizações não têm o objetivo de punir nem de aplicar multas indiscriminadamente. Queremos sim, que os proprietários de veículos circulem de acordo com a lei, cumprindo a legislação de trânsito”, destaca o diretor geral do Detran, coronel José Nogueira Lago.

O Detran participa das blitzen com equipamentos que permitem a consulta em tempo real dos dados do veículo e do condutor, podendo encaminhar imediatamente ao pátio do órgão o veículo irregular. “Vamos trabalhar com duas equipes reforçadas no sentido de liberar a documentação dos veículos em tempo hábil”, informa o diretor operacional do Departamento, coronel Benedito Batista.

Os veículos com final de placas 1, 2, 3 e 4 serão fiscalizados nesta quarta-feira (09). A partir dos dias 16, 20 e 27, será a vez dos veículos com finais de placas 5 e 6, 7 e 8, e 9 e 0, respectivamente. A última parcela do IPVA venceu no dia 27 de abril e os proprietários de veículos, que ainda não pagaram o IPVA, podem regularizar sua situação pagando o imposto em cota única.

Confira o calendário de fiscalização:

Final de placas               Início da fiscalização

1, 2, 3 e 4                      13 de maio

5 e 6                               16 de maio

7 e 8                               20 de maio

9 e 0                               27 de maio

Com informações da SECOM

Trânsito na B-316 é liberado parcialmente

Antonio Coutinho do DENIT
Antonio Coutinho do DENIT

Desde as primeiras horas desta sexta-feira 08/05 o tráfego na B-316 próximo ao município de Alto Alegre foi liberado. Quatro bueiros de concreto e dois de aço estão escoando a água e os veículos passavam por apenas uma das vias da pista, o que causou muita demora. O engarrafamento no sentido Peritoró/São Luis checou perto de seis quilômetros devido ao grande número de caminhões que estavam parados em postos de combustíveis próximos aguardando a normalização. A polícia rodoviária organiza as filas de veículos nos dois sentidos. De acordo com Diretor do DENIT – Departamento Nacional de Infra-Estrutura e de Transportes Regional Caxias Antonio Coutinho, o problema vai continuar por mais trinta dias. “Um desvio será aberto ao lado da pista que rompeu para que possamos construir a ponte e resolvermos o problema definitivamente” afirmou Coutinho.

br-316-ii3 
Local onde aconteceu o rompimento na BR-316

Exercito

br-316-iiiUm helicóptero da FAB – Força Aérea Brasileira fez um pouso no meio da BR trazendo óleo diesel. Os barcos utilizados para a travessia de passageiros já foram recolhidos e os cerca de quarenta e sete policiais do exército do Piauí e Rio Grande do Norte ainda continuarão no local por mais uma semana mantendo a ordem. O inspetor De Paula da Polícia Rodoviário afirmou que o engarrafamento é momentâneo em virtude do grande número de caminhões parados há vários dias à espera de atravessar o onde foi rompido, “No máximo em três dias esse engarrafamento acaba e a grande demora na hora de atravessar, também”, afirmou De Paula.

Crimes não solucionados serão reinvestigados, garante Cutrim

SÃO LUÍS – A cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão se reuniu hoje (6) pela manhã e decidiu retomar as investigações de vários crimes que estão sem solução no Estado. Segundo o secretário de segurança, Raimundo Cutrim a sociedade precisa saber quem são os autores desses crimes. Para a nova cúpula da secretaria de Segurança Pública, não há crimes que não possam ser solucionados. Basta dar condições de trabalho aos investigadores e cobrar resultados.

 Crimes

Dentre os crimes cuja investigação será retomada, destacam-se:

 >> O caso Ivanildo Júnior, em Imperatriz. O estudante foi encontrado morto, depois de ter sido abordado numa blitz policial. Apesar da prisão de dois PM’s suspeitos, não há, ainda, autoria definida.

 >> Outro crime: o assassinato do prefeito de Ribamar Fiquene. Ita Alves foi morto com cinco tiros em julho de 2007, na zona rural do município.

 >> Urgência também para apontar cada um dos culpados pela morte do prefeito de Presidente Vargas, Raimundo Bartolomeu Santos Aguiar, o Bertinho, assassinado a tiros num emboscada, na BR-222.

 Novos plantões

 O secretário anunciou ainda a criação de mais três plantões de polícia, além dos quatro que já existem na Capital.

 Eles vão funcionar nos bairros do João Paulo, Maiobão e em São José de Ribamar.

Mais informações no Imirante.com

O internauta comenta

Caro Adonias,

Sensato, pertinente e oportuno o comentário do SUHARTO TORRES, ao seu post de 18 de abril, que me motivou a uma pequena manifestação, já que a exemplo do comentarista também somos presidutrense e um entusiasta pelo crescimento e desenvolvimento da cidade.

Suharto gostaria de parabenizar nossa Presidente Dutra pela musculatura que demonstra, quer pela bondade de Deus que a localizou no centro do Estado do Maranhão, pela visão dos que nos anteciparam e por último, pelo empreendedorismo de seus habitantes.

Rendo homenagens aos que vieram antes que vislumbrando alicerçar o caminho para as gerações futuras investiram sem destemor na educação de seus filhos, transformando, há aproximadamente 50 anos atrás, a cidade num centro de excelência do ensino no Maranhão. Esta vocação, esta conquista é a bandeira que tremula e orgulha a cidade. Quantos bacharéis, mestres, doutores, empresários e políticos Brasil a fora foram ai forjados, apesar das dificuldades reinantes.

Rendo homenagens aos professores: Hurbert Macedo, Olavo Sampaio, Onildo, Jesus “Carreiro”, Teresa e Maria Holanda, Socorro Barbosa, Rosa, Iêda Barros, Yedo Lobão, Hilton e muito mais. Eles, os padres e as freiras foram os grandes responsáveis pela musculatura que esta cidade exibe e por muito mais que lhe aguarda.

Nessa cidade podemos visualizar um futuro próspero e na contramão dos indicadores do Maranhão, destacamos: uma cidade bem servida de escolas, hospitais públicos e particulares, laboratórios de análise clínicas e de imagem, com alto índice de asfalto, energia elétrica, comércio forte e gerador de empregos e renda. Nossa cidade é grande.

Suharto corro o risco em afirmar, mas Presidente Dutra se beneficiará muito nos dois próximos anos, apesar da quase inércia do poder local.

Meu caro, participei da carreata na cidade no dia da cassação do Jackson Lago e percebi estampado no rosto das pessoas a esperança das mudanças. Se o Maranhão volta ao regime dos coronéis com o retorno do Sarney, o Brasil, que muito lhe deve, o reconhece como o grande expoente da república, logo, neste momento histórico, é importante a cidade ser aliada ao governo Roseana e ter filhos seus no seio deste governo, a exemplo da Socorro Barbosa, que hoje no cargo de Secretária Adjunta de Desenvolvimento Social do Estado, vem se movimentando em busca de maior inserção de Presidente Dutra no contexto do Estado do Maranhão.

Suharto, para suplantar suas carências, ação em curso pelo mercado e em grande débito do poder local, a cidade não pode deixar de abraçar a oportunidade e mostrar aos novos governantes sua importância no Estado e isso já começou a ser feito e com muita maestria. Presenciei a posse dos secretários de estado e nas movimentações da Socorro dentro do governo, naquela oportunidade e nos dias posteriores que estive em São Luiz voltei para Brasília com a sensação que agora é a hora de Presidente Dutra, necessitando tão-somente de união, de um grande acordo local, mais amor, menos divergências política que se confundem com inimizades e tendo a Governadora Roseana Sarney como a grande líder.

Este centro de excelência educacional carece de escolas técnicas e infelizmente também carece da presença do poder local, para harmonizar a cidade, controlar o trânsito permeado de adolescentes dirigindo automóveis e motocicletas e, sobretudo, transferir o complexo comercial da Praça do Mercado para um local que tenha estacionamentos e uma feira coberta que se possa primar um pouco mais pelo aspecto higiênico e crie condições para o comércio crescer, que na realidade é a alavanca do desenvolvimento da cidade.

Suharto, sua cidade pulsa, minha cidade é grade, forte e de um horizonte firme.
Nossa cidade basta somente de união.

Suharto senti falta do esporte, lazer e cultura. Na minha época – 35 anos já passados, tínhamos times de futebol fortes, de futsal, de vôlei. Tínhamos duas salas de cinema e movimentos culturais. Aqui carece da ação do poder local e neste sentido estou à disposição para cooperar com nossa cidade.

Saudações

Ademir Barbosa

Brasília DF

Em tempo:

Apraz-me escrever ao SUHARTO TORRES na esperança que ele seja filho de meus padrinhos José da Cruz e Maria Geni, com os quais tive a felicidade de manter uma boa conversa mês passado em sua residência ai em Presidente Dutra.

Irene Soares quer doar poços artesianos do município para a CAEMA

torneiraEncontra-se desde a semana passada na Secretaria da Câmara Municipal de Presidente Dutra o Projeto de Lei 004/2009 que autoriza o poder executivo (prefeitura) doar os poços artesianos e redes de distribuição d’água para a CAEMA dos povoados Calumbi, Palma, Creoli do Joviniano, São João da Lagoa e dos Bairros Lagoa Grande, Santa Maria e Remy Soares (CIBRAZÉM). De acordo com o PL os poços e as redes de distribuição d”água serão doadas no estado em que se encontram. O projeto para ser aprovado precisa de dois terços, ou seja: que seis vereadores votem a favor, a prefeita só tem cinco. Um vereador da oposição em contato com o blogue disse que vai apresentar uma emenda ao PL excluindo os poços artesianos e as redes de distribuição dos povoados, “Os quatro vereadores da oposição estão fechados nesse sentido, só aceitamos a doação dos poços da sede”, afirmou o vereador. O curioso é que alguns desses poços foram perfurados há bem pouco tempo pela prefeitura em convênio com o governo do estado, portanto, não dar pra se ter noção se estão dando prejuízos ou não para o município. Nada contra a doação, o que os moradores de cada bairro desses querem saber é o que a CAEMA vai oferecer por receber os poços assim de mão beijada. Sabemos que a CAEMA  é a responsável pela distribuição d’água em todo estado, agora, pegar um bem do município e doar desta forma sem a população ter nada em troca, só mesmo a conta pra pagar no final do mês é que não se pode concordar. Há vários anos a CAEMA não perfura um só poço artesiano em Presidente Dutra, fica só esperando a prefeitura perfurar para receber prontinho, assim fica fácil né? É só correr pro abraço. E é essa mesma CAEMA que não consegue manter nem a estrutura que tem, haja vista as inúmeras reclamações diárias da comunidade diante do péssimo serviço oferecido pela companhia. O que a prefeitura quer mesmo é se livrar de um pepino grande passando para a combalida e falida CAEMA e quem paga o “pato” ou a conta é a população.

O internauta comenta.

Vanderleia

Senhor Adonias esta é a primeira vez que comento em seu Blog, apesar de acompanha-lo a um bom tempo. Como representante da categoria dos auxiliares de enfermagem e participante das negociações, gostaria que você retificasse uma informação no que se refere ao acordo feito entre sindicato e prefeitura para categoria dos auxiliares de enfermagem. O que ficou acordado foi o seguinte:

* reajuste de salário de 18,28%, onde o salário ficou de R$ 550,00
* sobre este salário ficou acordado que teriamos mais 20% de insalubridade.

OBS:. No acordo não foi especificado o valor da porcentagem do reajuste salarial. O valor foi estipulado em R$ 550,00. Então se fizermos os cálculos o valor em porcentagem fica em torno de 18,28%

Nota do Blogue: Cara Vanderleia todas as informações a respeito das negociações contidas na matéria foram repassadas pelo SINTESPEM. Obrigado pela sua paticipação.

Governo define ações de prevenção contra gripe suína

O secretário Estadual de Saúde, Ricardo Murad, concedeu entrevista coletiva esta semana, no auditório da SES, para falar sobre as providências que estão sendo tomadas pela rede pública de saúde para prevenção da gripe suína. Ele declarou que a Vigilância Epidemiológica está atenta às recomendações do Ministério da Saúde e que, como já havia sido definido com o surto de gripe aviária, o Hospital Universitário (HUUFMA) será referência no atendimento, em caso de necessidade. Murad foi enfático ao declarar que a possibilidade de ocorrência da doença no Maranhão é pequena: “Não há motivo para pânico e estamos numa zona de baixo risco. Os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde estão sendo cumpridos à risca e há reforço na assistência e atenção especial da Vigilância Epidemiológica”. O superintendente da Vigilância Epidemiológica, Henrique Jorge dos Santos, informou que as pessoas que chegam a São Luís pelo Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado e pelo Porto do Itaqui estão sendo monitoradas e cadastradas, com especial cuidado àquelas provenientes dos países que já registraram casos. “Fizemos uma adaptação do plano estratégico que foi construído para a gripe aviária e estamos trabalhando em conjunto com a Anvisa”, esclareceu. Na próxima segunda-feira (4), chegará a primeira remessa de medicamentos, máscaras, óculos e luvas para prevenção da doença.  O secretário-adjunto de Planejamento da SES, José Márcio Leite, informou que o Ministério da Saúde reforçará também o número de anti-virais colocados à disposição da cadeia de atendimento. O secretário informou também que a SES está mobilizada para atender às vítimas das enchentes nos municípios do interior: “Demandas como equipes médicas, água potável, incluindo fornecimento alternativo em caso de necessidade, e medicamentos são, agora, prioridade”.

Prefeita apresenta proposta e servidores suspendem greve temporariamente

Assembleia na quadra do Colégio Teresa de Oliveira
Assembleia na quadra do Colégio Teresa de Oliveira

No último dia 28/04 a prefeita Irene Soares mais uma vez não quis se reunir com os dirigentes do SINTESPEM – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal e mandou para a reunião os secretários de Educação Carlos Filho, o de Administração Gustavo Mamede e o Procurador do Município Advogado Afonso Sereno, este último, pelo menos mais sensato. As duas partes tentaram entrar num acordo com o intuito de resolver o impasse e só não foi possível porque segundo os grevistas, “Os assessores municipais foram à mesa de negociação sem nenhuma proposta concreta e começaram a discutir uma possível motivação partidária para o movimento grevista, só que não deu certo, nós, dirigentes do SINTESPEM desbancamos todos os argumentos deles e a reunião terminou, decidimos então naquele momento que só retornaríamos a negociar quando o governo municipal tivesse uma proposta para discussão séria sobre as reivindicações das categorias” afirmou um sindicalista presente à reunião. No dia seguinte, 29/04 os representantes do governo municipal, mais uma vez sem a presença da prefeita apresentaram a seguinte proposta:

  • 1. Categoria Professores: Hoje todos os professores recebem cerca de R$: 600,00 em qualquer dos níveis. Pela proposta, os de nível médio passaram a receber R$: 700,00 (mesma proposta do sindicato); os graduados passaram a receber R$: 1000,00 (proposta do sindicato era para R$: 1050,00); os que detêm pós-graduação devem receber R$: 1200,00 (proposta do sindicato R$: 1060,00).
  • 2. Categoria: Agentes de Endemias: conquistaram 20% de adicional por insalubridade para os profissionais que estão em campo.
  • 3. Categoria auxiliares de enfermagem: 20% de aumento salarial.
  • 4. Categoria dos Vigias: 30% de adicional por risco de vida e 20% de adicional noturno.
  • 5. Categoria das Zeladoras: 10% de adicional por insalubridade.
  • 6. Categoria das merendeiras: 10% quando exercem função também de zeladoras, quando zeladores de hospitais e postos de saúde adicional de 20% de risco de vida e insalubridade.

Guardas municipais, Agentes Municipais de saúde e Auxiliares Administrativos não obtiveram êxito algum, segundo dirigentes do SINTESPEM, essas categorias não se mobilizaram, não apoiaram diretamente os demais grevistas, ficaram sem representantes na mesa de negociação. A proposta foi aceita e levada para apreciação dos servidores reunidos em assembléia no colégio Teresa de Oliveira na noite do mesmo dia. O grande debate sobre o assunto envolveu dirigentes do SINTESPEM e muitos servidores presentes e algumas interrogações vieram à tona: “Por que acreditar na promessa de que ela (a prefeita) pagará mesmo os novos valores até dia 10 de maio? E quem garante que a tabela será incorporada ao plano de cargo Carreira e Salários já aprovados na Câmara Municipal?”. Ao final os servidores resolveram o seguinte: “Aceitamos a proposta, suspenderemos a greve e estaremos na próxima segunda-feira na Câmara Municipal para assistir a aprovação da nova tabela encaminhada pelo Executivo Municipal. Caso isto não aconteça a greve poderá continuar e se dia 10 de maio os servidores não receberem seus vencimentos em conformidade com a proposta, a greve será mantida”, sentenciou Gilvan Freire do SINTESPEM. Desta vez a prefeita Irene Soares não participou da reunião nem por telefone como já fez em outra ocasião, e nem foi preciso. A proposta, se for mesmo cumprida pela prefeitura, deixou os servidores muito contentes pois, desta vez, acreditam, terão mais de noventa por cento de suas reivindicações atendidas.

Exclusivo: a lista de indiciados na Rapina IV

operacao-rapina-4SÃO LUÍS – O Portal Imirante.com teve acesso, com exclusividade, aos nomes das trinta e cinco pessoas indiciadas pela Polícia Federal na Operação Rapina IV, que investiga o desvio de R$14 milhões de verbas da União em licitações fraudulentas na Região Tocantina. Segundo o superintendente da PF no Maranhão, Fernando Segóvia, elas praticaram crimes de quadrilha, falsificação de documento público, falsificação de documento particular, falsidade ideológica, uso de documento falso e emprego irregular de verbas ou rendas públicas.

Os crimes

Os indiciados também são acusados de fraudar licitações e de praticar os crimes previstos nos artigos 91 e 93 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 (Lei de Licitações). Todas foram indiciadas na medida de sua culpabilidade. Maxdeyne Araújo Guimarães, dono da construtora Maxplan e quatro ex-gestores públicos estão entre os indiciados. Washington Luís Silva Plácido, ex-prefeito do município de Governador Edison Lobão, Nelson Ricardino Castilho, ex-prefeito do município de Montes Altos e a esposa dele, Patrícia Maciel Ferraz Castilho, ex-prefeita do mesmo município e Idelzio Gonçalves de Oliveira, ex-prefeito do município de São Pedro da Água Branca.

Das trinta e cinco pessoas indiciadas, dezenove foram presas e continuam detidas. “Dezesseis estão presas no Comando da Polícia Militar em Imperatriz, sendo que duas na Delegacia da Polícia Militar em Marabá, no Pará, e uma na penitenciária de Pedrinhas, em São Luís. “Nós estamos trabalhando em cima dos documentos apreendidos e devemos fechar os relatórios para apresentar à Justiça para que o Ministério Público ofereça denúncia contra os envolvidos. Isso deve acontecer nos próximos quinze dias”, afirmou Segóvia.

Modus operandis

Conforme apurado pela PF e CGU, as prefeituras fraudavam licitações, balancetes contábeis e utilizavam notas fiscais falsas das empresas de fachada investigadas com objetivo de encobrir desvios e apropriações ilícitas de recursos públicos oriundos da União por meio de convênios, fundos e planos nacionais.

O esquema

O esquema era coordenado por prefeitos e outros servidores públicos de municípios da região e contava com a participação de escritórios de contabilidade e empresários.

O montante desviado

Nesta etapa da investigação foram apurados um prejuízo de R$ 14 milhões aos cofres públicos, de valores repassados pela União aos três municípios. Em 2007, no município de São Pedro da Água Branca, o gestor utilizou nota fria de empresa “de fachada”, no valor de R$ 50.335,28, para comprovar a construção de escola que já havia sido construída, paga e inaugurada em 2006, conforme placa comemorativa afixada no prédio da escola.

A operação

A Operação Rapina IV foi deflagrada a partir de um inquérito policial que tramita na Superintendência de Polícia Federal no Maranhão desde o ano de 2007 e descobriu ligações entre os envolvidos na Operação Rapina III, realizada em Senador la Rocque e Ribamar Fiquene.

Dezenove, dos vinte mandados de prisão temporária, 42 mandados de busca e apreensão, além de 15 mandados de condução coercitiva, expedidos pela Justiça Federal no Maranhão, foram cumpridos.

A condução coercitiva das pessoas com menor grau de envolvimento na quadrilha foi a estratégia usada pela PF para evitar combinações de depoimentos entre os suspeitos. Uma estratégia até então inédita por aqui.

“Como estamos na Operação Rapina IV, nós estamos aprendendo a conhecer a forma de agir das quadrilhas e isso facilita as investigações e vai nos ajudar muito nas futuras operações para coibir esquemas de desvios de verbas públicas no Maranhão”, concluiu Segóvia.

Confira a lista dos indiciados:

1 – Patrícia Maciel Ferraz Castilho (ex-prefeita de Montes Altos)
2 – Nelson Ricardino Castilho (ex-prefeito de Montes Altos)
3 – Washington Luís Silva Plácido (ex-prefeito de Governador Edison Lobão)
4 – Idelzio Gonçalves de Oliveira (ex-prefeito de São Pedro da Água Branca)
5 – Maxdeyne Araújo Guimarães (Dono da construtora Maxplan)
6 – Filon Silva Soares
7 – Raimundo Lima de Moraes
8 – Elizeu Coelho Marinho
9 – Izalete Miranda da Silva
10 – Aristide Dias Aguiar
11 – Antônio Júlio César Aires de Moraes
12 – Maria Alice Coelho Moraes
13 – Francisco Borges de Sousa
14 – José Kennedy Alves da Silva
15 – Iamar Rodrigues Miranda
16 – José Raimundo Silva de Almeida
17 – Werquithon Coelho Moreira
18 – Herbert Mariano Silva
19 – Luis Fernando Borges Coelho
20 – Irenaldo da Silva Sampaio
21 – Abiail Souza Caldas
22 – Ana Rosa dos Santos
23 – Sâmia Silva Plácido
24 – Ronaldo Sousa dos Santos
25 – Felix Fernandes de Castro
26 – José Fernandes da Conceição
27 – Jaider Barbosa Duarte
28 – Darionildo da Silva Sampaio
29 – Vilma Marinho de Lucena
30 – Eliene Maria Silva
31 – Raimundo Nonato Nascimento Marinho
32 – Eduardo de Sousa Lima
33 – Sérgio Ricardo Viana Bastos
34 – Sinevaldo Oliveira Silva
35 – Rosângela de Mesquita Lima.

Patrícia Santiago, especial para o Imirante.com