20130916_105827

Vereador José Jarbas Araújo de Melo do PRB

A partir da primeira segunda-feira de março (06) as Sessões da Câmara Municipal passam a acontecer à noite, e duas vezes por semana, às segundas e às quintas-feiras, sempre começando às 19h:30m.

É o que estabelece o Projeto de Resolução 001/2017 de autoria do vereador José Jarbas Araújo de Melo (PRB), aprovado por unanimidade durante sessão da manhã desta segunda-feira (20).

Como era antes

Até o final da legislatura passada, as sessão eram realizadas uma vez por semana às segundas-feiras pela manhã, apesar de o regimento interno prevê a realização de uma segunda sessão às sextas-feiras, ou duas por semana.

O que diz o projeto

O projeto altera drasticamente o Artigo 182 do Regimento Interno da casa, mudando o horário das sessões para a noite e colocando os vereadores pra trabalharem mais um dia da semana, às quintas-feiras. “As sessões nesse horário é bom para o vereador que tem mais tempo pra preparar seus projetos, indicações e requerimentos a serem apresentados e melhor ainda pra população que pode acompanhar a sessão à noite sempre prejuízo dos seus afazeres”, declarou o autor do PR Jarbas Araújo.


 

maranhaoOs servidores públicos estaduais nascidos nos meses de janeiro e fevereiro, lotados Secretaria de Estado da Educação (Seduc), têm até o próximo dia 24 (sexta-feira) para realizar a atualização cadastral. O servidor que não comparecer à URE no mês do seu aniversário terá o salário suspenso no mês subsequente. E somente poderá regularizar a situação comparecendo ao setor de Recursos Humanos (RH) da Seduc, em São Luís. A não regularização cadastral poderá implicar na abertura de procedimento administrativo, objetivando a apuração dos fatos e, se for o caso, aplicação das penalidades previstas em lei.Os servidores lotados na Unidade Regional de Presidente Dutra devem comparecer à Rua Luis Teixeira s/n –Centro de Presidente Dutra munido de original e cópia autenticada dos seguintes documentos: RG ou CNH, CPF, PIS/Pasep, Comprovante de residência, contato telefônico e de endereço eletrônico (caso tenha), dados bancários e preencher a ficha de atualização, declarando o local onde, de fato, está exercendo sua função. No ultimo levantamento feito no dia 13/02,  pela Unidade Regional de Educação – URE , pouco mais de 24% tinham efetivado atualização.

Por  Dalvino Barbosa

 

 

 


Essa foi uma das dúvidas mais frequentes dos meus pacientes nas últimas semanas.

WhatsApp Image 2017-02-10 at 21.16.24 (1)

Dr. Flávio Barros – Médico especialista em Nefrologia

Então, vamos lá!

A vacina está indicada para aquelas pessoas que moram ou que viajarão para regiões de risco para transmissão da doença. Nesse grupo, a vacina geralmente é indicada para pessoas entre 9 meses e 60 anos de idade, desde que não sejam mulheres grávidas, em período de amamentação ou imunodeprimidos, como os transplantados. Pacientes entre 6-9 meses de vida e com mais de 60 anos devem ser avaliados individualmente e a decisão deve ser tomada de acordo com o risco x benefício. Outro grupo que deve ser avaliado com cuidado são aquelas pessoas com alergia à ovos, pois na composição dessa vacina há ovo embrionário.

Com relação aos pacientes transplantados renais ou em diálise , sugiro que sejam avaliados individualmente, em especial aqueles em uso de imunossupressores. Pergunte ao seu médico sobre qual a conduta mais segura.

Lembro ainda que o Estado do Maranhão, apesar de não registrar casos há 22 anos (que bom!), é considerado território de risco.

Seus rins estão bem?

Para mais notícias, acesse o meu site: www.drflaviobarros.com.br


000592c6-5984-455d-9769-564f7b3c7d61


a11e4011-752a-4da3-9ec7-d15a41e473ce

Em áudio encaminhado às redes sociais no final da manhã deste sábado 28-01, um cunhado de um dos desaparecidos confirma que o corpo de Abdon Emanuel Gomes Costa (Foto) foi encontrado numa entrada de acesso aos Poços depois do Povoado Dois Irmãos na zona rural de Barra do Corda.

De acordo com informações repassadas ao Blog, o corpo de Abdon foi encontrado com sinais de violência e com algumas perfurações nas costas; um membro da família teria encontrado marcas de tiros pelo corpo da vitima.

Os familiares não informaram sobre o paradeiro de Odaílson Almeida de Sousa que estava junto com Abdon Emanuel quando os dois desapareceram. O local onde o corpo foi encontrado é um antigo ponto de desova. A polícia ainda não tem pistas dos supostas assassinos.


88b9d27e-4244-4fcf-9751-a4398a5f5f01

Durante a Campanha “O Maranhão Contra as Drogas, Entre Nessa Luta”, que aconteceu na tarde desta terça-feira 24-01 no Plenário da Câmara Municipal, o prefeito de Presidente Dutra Juran Carvalho reassumiu o compromisso de continuar combatendo o uso drogas no município. “É dever de todos nós e principalmente dos órgãos públicos combater o uso de entorpecentes em nosso município”, declarou.

A campanha, que acontece em todo o estado, tem à frente a Deputada Federal Eliziane Gama, Coordenadora da Comissão Externa da Câmara dos Deputados. Para ela, combater às drogas em todo o estado, é de suma importância pra sociedade. “Fico feliz em ver aqui o prefeito Juran Carvalho participando da campanha e comprometido em continuar com essa luta de combate ao uso de drogas”, afirmou Eliziane Gama.

2c50ce49-ffb8-473a-9238-96aa576f0272

Marlene Alves, Deputada Federal Eliziane Gama, Biné Soares e o Prefeito Juran Carvalho

Além de Juran Carvalho, estavam presentes vereadores, o Presidente da Câmara Municipal Biné Soares, a Presidente do Conselho Tutelar Marlene Alves e representantes de entidades que trabalham no combate ao uso de entorpecentes no município.


cronograma

Ficou para o próximo dia 26 de janeiro a homologação do resultado do Processo Seletivo Simplificado para Designação e Contração Temporária para funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Dutra.
De acordo com a Prefeitura, o adiamento se fez necessário em virtude do grande numero de candidatos inscritos.


3d9d89d2-d107-4519-aa46-d82cd8a89a15

Josué Moraes de Sá é natural de Presidente Dutra e está internado no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí desde o último dia 6 de janeiro desse ano.

De acordo com a Assistente Social Nathalia Sandes, o paciente chegou sozinho ao HU regulado de outro hospital com problemas cardíacos e até então ninguém sabia se ele tinha algum parente no Piauí. “Descobrimos que o seu Josué veio do Pará pra Teresina; ele chegou meio desorientado e não lembrava de quase nada, só agora ele lembrou que tem um irmão que mora em Presidente Dutra, é Almeida Moraes da Silva”, declarou a Assistente Social.

Nathalia conta ainda que fez de tudo para localizar os parentes de Josué. “Tentamos uma ligação pra uma filha dele que mora numa cidade do Pará e um contato com a Prefeitura de lá e não conseguimos; ontem foi que ele falou desse irmão que mora aí em Presidente Dutra e é por isso que estamos pedindo ajuda para encontrar os parentes do seu Josué”, pediu a Assistente Social.

Qualquer informação entrar em contato com o Sistema Portal de Comunicação através do telefone: (99) 3663-1873.

030265ff-8cff-449e-aace-cc14301f02ad


whatsapp-image-2017-01-10-at-17-51-33

Prefeito Juran Carvalho e Ozarina Lima

Ozarina Lima já está no comando da Secretaria Municipal Extraordinária de Articulação com Órgãos Estaduais e Federais. Ela foi nomeada pelo prefeito de Presidente Dutra Juran Carvalho com o objetivo de estreitar o relacionamento da administração municipal com esses órgãos.

Formada em administração de empresas, Ozarina Lima chega ao comando da pasta com um currículo invejável. Pra se ter uma ideia, ela esteve na direção do Polo da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA de Presidente Dutra nos últimos nove anos, onde desenvolveu um excelente trabalho; portanto, uma profissional com larga experiência, aliada à sensibilidade e sensatez de quem promove políticas públicas e sociais há anos no município.

Ao final da solenidade de nomeação, Ozarina Lima agradeceu ao prefeito pela confiança e disse que dará tudo de si para desenvolver um grande trabalho à frente de sua secretaria. “Esse é só mais um desafio em minha vida e eu vou honrar a confiança depositada em mim pelo prefeito Juran Carvalho, é com muito trabalho”, afirmou


Prefeito Juran Carvalho e o Secretári Jurivaldo na avaliação com Diretores.

Prefeito Juran Carvalho e o Secretário  Jurivaldo  na avaliação com Diretores.

Nesta terça feira (10) o prefeito municipal de Presidente Dutra, Dr. Juran Carvalho e o Secretário Municipal de Educação, Jurivaldo Carvalho de Sousa, reuniu os 33 diretores da rede municipal de ensino para fazer uma  avaliação do ano letivo de 2016. Na oportunidade  Juran Carvalho agradeceu a todos os diretores pelos trabalhos prestados á Educação ao longo dos quatro anos de seu mandato,fez questão de dizer que a principio não haverá mudanças no quadro de diretores, mas enfatizou que apesar de ser o mesmo gestor essa será uma nova gestão e quem não estiver dentro do perfil dessa administração será chamado para uma conversa. Na oportunidade o Secretário Jurivaldo Carvalho comunicou que ainda esta semana será publicado o Edital do Seletivo Simplificado para a Educação, com 325 vagas, a serem  distribuídas entre professores, Coordenadores, Auxiliar Operacionais de Serviços Diversos,Vigias, Agente Administrativos, Enfermeiros, Psicopedagogos e Psicólogos. O ano letivo de 2017 iniciará no dia 30 de janeiro. Sendo 30 e 31 para os dias pedagógicos e a partir de 01 de fevereiro inicio das aulas.

15874936_10207612260737826_4586847382686229329_o

zilnete

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Dalvino Barbosa


presidente-dutra

Para ajudar os pais a economizarem na compra do material escolar, o Procon/MA realizou uma nova pesquisa de preço de material escolar, agora com fornecedores de Balsas, Carolina, Pedreiras, Barra do Corda, Presidente Dutra, Chapadinha, Barreirinhas e São José de Ribamar. A maior variação de preços foi encontrada em Presidente Dutra: mais de 1.000% de diferença no preço do apontador de um furo só com depósito da Faber Castell, que custa entre R$ 0,30 e R$ 3,50.

Após a pesquisa de São Luís, foram pesquisados cerca de 200 itens em 21 fornecedores de mais oito cidades do Maranhão. Na pesquisa é possível encontrar agendas escolares, borracha, lápis, canetas, cadernos, colas, lapiseiras e papéis.

Outras cidades também apresentaram alta variação de preços. Em Pedreiras, a pesquisa encontrou diferença de 553,33% no preço da régua plástica da marca Maped, que custa entre R$ 0,75 e R$ 4,90. Em São José de Ribamar, a caneta esferográfica “Fine” da marca Faber Castell chegou a 400% de variação, com preços de R$ 1 a R$ 5. Já em Carolina, o apontador também foi o item com maior variação (300%, da marca Cis), com preços entre R$ 1 e R$ 4, assim como em Barra do Corda (290%, de metal da marca Cis), que custa de R$ 1 a R$ 3,90.

Variações menores foram encontradas em Balsas, onde o lápis preto sem borracha atingiu 87,50% (preços entre R$ 0,80 e R$ 1,50). Baixas variações também em Barreirinhas, cujo maior percentual (40%) foi registrado tanto no preço da caneta esferográfica “BPS 0.7” da marca Pilot (preços entre R$ 4 e R$ 5,60), quanto na caixa com 12 unidades da massa de modelar à base de cera, de 180g, da Acrilex (preços entre R$ 3 e R$ 4,20). Chapadinha apresentou o menor percentual de diferença de preços: 28,89% pelo pacote de papel sulfite A4 colorido com 100 folhas (de R$ 4,50 a R$ 5,80).

Segundo o presidente do Procon/MA, Duarte Júnior, o Instituto tem ampliado sua pesquisa a fim de colaborar com a economia dos consumidores em todo o estado. “É importante que em todo o estado os consumidores adquiram o hábito de pesquisar. A pesquisa ajuda a economizar e a evitar o superendividamento, e nós estamos de olho nos preços praticados em todas as regiões do Maranhão”, afirmou o presidente.

Papelaria

Em Presidente Dutra, a segunda maior variação de preços na cidade foi identificada na caneta esferográfica “Trilux” da Faber Castell, cujo valor vai de R$ 0,80 a R$ 1,50 (87,50%). Já em Pedreiras, foi o preço da lapiseira 0.7mm da marca Compactor que apresentou a segunda maior diferença entre os itens pesquisados no município: 466,67%, custando de R$ 0,75 a R$ 4,25.

Em Pedreiras, também foi encontrada a maior variação no preço dos cadernos. Os da marca Tilibra com capa de princesas ou da personagem “Jolie” atingiram 328,77%, com valores entre R$ 3,65 e R$ 15,65. A pesquisa de Carolina seguiu a mesma linha, e marcou 181,82% no preço dos cadernos em brochura da personagem “Peppa Pig” da marca Foroni, de R$ 5,50 a R$ 15,50.

Altas variações também em São José de Ribamar, onde dividiram o segundo lugar do ranking municipal os ecolápis grafite “Presto” redondo com borracha e “Max” sextavado sem borracha, ambos com diferença de 200%, custando entre R$ 0,50 e R$ 1,50. Em Barra do Corda foi a massa de modelar de amido de 180g da Faber Castell que também atingiu um número alto: 158% de variação (R$ 5 a R$ 12,90). 

Já em Balsas, a borracha “Eco FC Max Neon” da Faber Castell chegou a 80%, com preços entre R$ 2,50 e R$ 4,50. A segunda maior variação de Barreirinhas ficou com a caneta esferográfica “07 Escrita Fina” da Compactor, que atingiu 25%, custando de R$ 0,80 a R$ 1. Já em Chapadinha, o segundo lugar marcou somente 14,29%, correspondente aos preços da caneta esferográfica “Cristal” da marca Bic, no mercado à R$ 0,70 e R$ 0,80.

Outros itens como os chamados “cadernos universitários”, mochilas, dicionários e algumas marcas de lapiseiras e lápis não apresentaram índices altos de variação.


ce064e4c-a250-4c71-bf84-60ebe3522a65

O prefeito de Presidente Dutra Juran Carvalho, em comum acordo, retira sua candidatura à Presidência da FAMEM – Federação dos Municípios de Estado do Maranhão – e fecha acordo com Cleomar Tema Cunha, prefeito de Tuntum, candidato à presidência da entidade.

Com o apoio de Juran Carvalho e seu grupo de prefeitos, Tema Cunha será praticamente aclamado presidente. O acordo foi selado no final da tarde desta segunda-feira por volta das 16h e a chapa já foi registrada. Juran será o Secretário Geral e terceiro na linha sucessória da FAMEM. Confira abaixo.

2de28ab9-7b62-4c60-ac2e-61635a4ad70c




123»» Última
Página 1 de 62
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com