O prefeito de Presidente Dutra Juran Carvalho abriu no inicio da noite desta quinta-feira (20), a Etapa Regional dos JEMs – Jogos Escolares Maranhenses na Quadra Poliesportiva Manoel Goleiro no Bairro Cibrazém.

Essa é a terceira vez que o município sedia o evento. Vinte delegações, totalizando mais de dois mil alunos desfilaram durante a abertura dos jogos. Buriticupu e Barra do Corda foram os municípios que trouxeram maior numero de atletas.

De acordo com o secretário de esportes de Buriticupu Silvio Romero, os seus atletas estão preparados para ser campeões. “Mas o mais importante é participação deles na competição e fazer com que essas crianças possam partilhar esportes, porque esporte é saúde, esporte é educação”, completou.

Abrindo o desfile das delegações, Ageuço entrou com a bandeira do Brasil, a bela Jhessy Castro com a do Maranhão e a jovem Larissa Moraes com a de Presidente Dutra.

A tocha olímpica foi conduzida pelo prefeito de Presidente Dutra Juran Carvalho e por Mangueirão representante da Secretaria Estadual de Desportos e Lazer.

Ao fazer a abertura oficial dos jogos, o prefeito Juran Cavalho destacou a importância de sediar pela terceira vez a etapa regional dos JEMs. “É um evento que a gente tem orgulho de sediar, até mesmo pela sua importância no estado do Maranhão e mais ainda para a economia do nosso município; sempre que participamos conseguimos boas classificações em algumas modalidades e alcançamos bons resultados na etapa estadual e esse ano não será diferente” declarou Juran Carvalho.

As primeiras disputas de Futsal, Beach Soccer e outras modalidades acontecem já na manhã desta sexta-feira (21) e seguem por todo o dia. Clique na foto pra ampliar.


A prefeitura de Presidente Dutra em parceria com o Governo do Estado está dando continuidade ao recapeamento asfáltico de várias ruas da cidade. Ao todo, 18 ruas serão recapeadas, totalizando 7 quilômetros de asfalto.

Nesta quarta-feira (05) foi a vez das ruas Adalberto Macedo (ao lado da Igreja do Divino) no Bairro Paulo Falcão e a Coronel João Paulo (a que passa em frente ao antigo Posto Renata, saindo no antigo Hotel Fazendo na saída para Dom Pedro).

Essa última rua estava tão ruim que motoristas e ciclistas não estavam mais circulando por ela. Todo o trabalho é acompanhado de perto pelo Secretário Municipal de Infraestrutura Jurivan Carvalho.


Prefeito Juran Carvalho,com os Secretários Ciro Neto e Winistan Carvalho.

A prefeitura Municipal de Presidente Dutra através da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Educação, em parceria com o Serviço Nacional da Industria- SENAI. Estão oferecendo à população presidutense , 300 vagas de Cursos profissionalizantes, essas vagas serão distribuídas nos Cursos: Assistente Administrativo, com uma carga horária de 160 hs, 60 vagas; Mecânico de Refrigeração Climatização Residencial, 180 hrs, 60 vagas; Eletricista e Instalador Predial 180 hrs, 60 vagas; Fundamentos da Construção Civil 100 hrs, 60 vagas e Introdução ao processo de Soldagem de Eletrodo Revestido, 156 hrs, 60 vagas.

Secretário de Educação, Jurivaldo Carvalho.

As inscrições serão realizados no período de 04 à 06 de julho, no CRAS I, na Rua Adalberto Macedo s/n, Bairro Paulo Falcão e  CRAS II, Rua Amazonas s/n, Bairro Santa Maria, no horário das 8 às 12 e das 14 às 17 horas. Os Cursos serão gratuitos e ministrados nos turnos Vespertino e Noturno.

 

Documentos Necessários:

 

Original e cópia do documento oficial de identificação com foto;

Original e cópia do CPF;

Cópia do Comprovante atual de residência;

Comprovante de escolaridade ( Declaração ou Histórico escolar)

Cópia da Identidade da mãe ou informação sobre a naturalidade e data de nascimento da mãe.

 

Por Dalvino Barbosa


Na manhã desta segunda-feira (03) o prefeito de Presidente Dutra e o Secretário Estadual de Comunicação e Articulação Política Márcio Jerry, deram o pontapé inicial ao recapeamento asfáltico de ruas da cidade. Participaram ainda do lançamento do Programa Mais Asfalto, o Secretário Estadual de Educação Felipe Camarão, o de Economia Solidária Julião Amin, vereadores, secretários municipais e do titular da pasta de finanças do município, o jovem Ciro Neto.

De acordo com Márcio Jerry, 18 ruas serão recapeadas, totalizando 7 quilômetros de asfalto destinados ao município pelo governo do estado em parceria com a prefeitura. “O governo Flávio Dino que já realizou uma etapa importante aqui com a pavimentação de várias ruas, hoje inicia uma nova etapa com mais sete quilômetros de pavimentação de ruas, é uma ação muito importante do governo do estado; e hoje também o anuncio oficial de que teremos, além do IEMA que está sendo construído, nós teremos aqui uma escola de tempo integral”, declarou Marcio Jerry.

Muitas dessas ruas que estão sendo recuperadas estavam intrafegáveis. Em alguns trechos críticos, a prefeitura colocou tubos para um melhor escoamento das águas. O prefeito Juran Carvalho destacou como positiva a parceria do governo do estado. “Aproveito para agradecer o governo do estado em nome da população e aproveitar pra dizer ao governador que estamos esperando por mais ações”, frisou.

Ao final, o Secretário Estadual de Educação Felipe Camarão, aproveitou para anunciar o funcionamento uma escola de tempo integral no município a partir de fevereiro de 2018. A Escola Estadual Deputado Remy Soares no Bairro Cibrazém será reformada e ampliada e passará a funcionar em tempo integral.


As comemorações pela passagem dos 73 anos de Presidente Dutra foram marcadas por diversas atrações; shows musicais, entrega de veículos, sorteio de prêmios e visitas a obras. Foi um dia inteiro de intensa movimentação.

Pela manhã, missa na Paróquia São Sebastião, em seguida corte do bolo e o parabéns pra cidade numa solenidade simples ao lado da igreja.

Por voltas das 10 horas da manhã, o prefeito de Presidente Dutra Juran Carvalho acompanhado de vereadores e secretários municipais fez a entrega de 03 motos para a Guarda Municipal e de um Gerador de Energia para o Hospital Materno Infantil

Já no Povoado Palma, prefeito e vereadores fizeram uma visita de inspeção às obras de asfaltamento que estão sendo executadas na localidade. Oito ruas estão sendo asfaltadas em convenio com o Governo do Estado e todo o sistema de abastecimento de água foi ampliado. “Com recursos próprios do município, estamos acabando com um velho problema que a população da Palma sofre a anos, que é o fantasma da falta d´água”, garantiu o jovem Ciro Neto, Secretário Municipal de Finanças.

Por volta das 4 da tarde a prefeitura promoveu o já tradicional Festival de Prêmios, sorteando nada mais, nada menos que 90 prêmios doados pelo comercio local e por secretários municipais, vereadores e parceiros da administração. “O critério para participar é o de sempre; que a pessoa seja cadastrada no Programa Bolsa Família e o sorteio é pelo numero do NIS”, declarou Jran Carvalho.

O 5º Arraial de Presidente Dutra foi encerrado com chave de ouro. À meia noite uma queima de fogos de artifícios rasgou os céus da cidade e logo após um show pra lá de especial com o cantor brega romântico Amado Batista. Um show eclético, daqueles pra ninguém nunca esquecer.

Presidente Dutra merece. E os seus moradores, também.


O cantor e compositor Jonas Esticado é a grande atração da noite desta terça-feira do 5º Arraial de Presidente Dutra que está acontecendo na Praça São Sebastião no centro da cidade.

Desde a abertura na última sexta-feira, um grande público vem lotando a praça com atrações todas as noites. Pelo palco do arraial já passaram assistas como Daniel Costa, Zé Francisco e Banda, David Gonçalves e Forró Sacode.

A noite de hoje (27) promete; o jovem forrozeiro informou que não vai deixar ninguém parado. O artista promete tocar seus maiores sucessos, entre eles, “Com amor não se brinca”; o clipe já ultrapassou a marca de 5 milhões de visualizações no Youtube.

Jonas Esticado é natural de Juazeiro do Norte – CE, mas já conquistou o país inteiro. Recentemente o canto foi contratado pela Som Livre, mostrando assim que ele é um verdadeiro fenômeno em todo Brasil.

Com uma carreira firme e de bastante crescimento, Jonas já se apresentou em grandes eventos nacionais, programas de TVs, e tem vários sucessos que estão na boca do povo, como; Sossega o Coração, Hoje eu Tô pra Sacanagem entre outros

Jonas Esticado já estava fazendo parcerias com grandes artistas do Brasil, como: Wesley Safadão, Xand da Banda Aviões do Forró, Jorge e Mateus, entre outros que fizeram com que Jonas decolasse a sua carreira e se tornasse um artista ainda mais consolidado. O show de hoje, é com certeza um show imperdível.


O último domingo foi marcado pela realização da 5ª Cavalgada que levou mais de dois mil cavaleiros às ruas de Presidente Dutra. A concentração aconteceu em frente ao Clube dos Jovens e seguiu pela Avenida Tancredo Neves, passou pela Praça São Sebastião, Rua Antonio Piaui, Avenida José Olavo Sampaio, Campo Dantas até chegar em frente à Quadra Poliesportiva Manoel Goleiro no Bairro Cibrazém, onde foi oferecido um churrasco aos participantes.

A quadra ficou completamente lotada; e um misto de alegria e emoção tomou conta de cavaleiros, amazonas e organizadores pelo sucesso da Cavalgada. “Hoje tinha cavalgada em Dom Pedro e em Gonçalves Dias e Vaquejada nos Poços; e nem por isso os cavaleiros deixaram de comparecer; fazendo da nossa cavalgada a maior de todas já realizadas”, declarou Ocy Alves, organizador do evento.

Realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura a Cavalgada já virou tradição no período junino e entrou para o calendário de eventos culturais do município.

Este ano a novidade foi a presença de quatro bois vindos de Açailandia devidamente paramentados que puxaram o pelotão de frente. Além das presenças de vereadores e secretários municipais, o prefeito de Presidente Dutra e o deputado federal André Fufuca participaram da brincadeira. Para o prefeito Juran Carvalho, a cavalgada é uma cultura nordestina que não pode acabar. ”É também uma fonte de renda pra muitas pessoas, e eu me sinto realizado por está contribuindo para a realização desse grande evento em Presidente Dutra”, frisou Juran.

Ex-vereador Zezão, vereador Biné Soares, prefeito Juran Carvalho, deputado federal André Fufuca e Nenêm do Caçote

Participante pela primeira vez, o deputado federal André Fufuca destacou que a Cavalgada de Presidente Dutra já virou tradição e não pode morrer. “Além de tradição, é cultura, é esporte, é renda ao trabalhador, é dinheiro que chega nessa economia, é dinheiro no bolso do pai e da mãe de família”, finalizou o deputado André Fufuca.

Ainda foram sorteados diversos brindes aos participantes doados pelo comércio local; e pra encerrar, show com o cantor Galego dos Teclados.


No início da noite da última sexta-feira (23), foi inaugurada  a sede da defensoria que passa a funcionar na Rua Dr. Paulo Ramos no centro de presidente dutra. Da solenidade participaram o procurador geral da defensoria do maranhão, Werther Morais Junior, do defensor publico de Barra do Corda Jessé Mineiro, dos defensores locais Ian Barbosa Nascimento e Ana Julia  de Sousa, do prefeito Juran Carvalho e do Vice Governador Carlos Brandão.

A defensoria pública tem como principal missão, garantir assistência jurídica, integral e gratuita, judicial e extrajudicial, a quem não pode contratar um advogado particular, prestando-lhe orientação e defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando o acordo voluntário dos conflitos de interesses entre as partes envolvidas em algum tipo de litígio.

O locar onde funciona o núcleo é bastante funcional com recepção, salas para os defensores, banheiros, copa e  sala  para o setor  administrativo.

A defensoria foi criada no Maranhão em 1994, mas somente nos últimos anos vem se expandindo os núcleos e regionalizando o atendimento nos municípios; e a sua implantação vai integrar os órgãos de justiça das comarcas da Região.

Para o prefeito Juran Carvalho, a sede da Defensoria Pública no município é de suma importância para a população carente. “Principalmente aquele que não pode pagar um advogado, passa a ter atendimento jurídico de graça, isso é muito importante e vai ajudar muito uma parcela carente de justiça que temos no município”, frisou.


O lavrador Francisco da Conceição Silva de 50 anos de idade, casado, morreu vitima de atropelamento no início da tarde desta quinta-feira (22) na BR-135 em Dom Pedro na saída para Presidente Dutra; relata uma guarnição da Policia Militar.

De acordo com a PM ninguém presenciou o acidente e por conta disso não teve como identificar o veículo que atropelou o lavrador que morava na Oton de Melo Lima no Bairro Ceasa. Testemunhas afirmam que o acidente teria sido provocado por uma carreta.

Atropelamento ou Suicídio?

O relatório da Policia Militar fala em acidente seguido de atropelamento; já uma prima da esposa de Francisco Conceição relata em áudio que circula nas redes sociais, que o lavrador era depressivo, doença que o levou a se jogar embaixo de uma carreta que trafegava pelo local. Ouça o áudio.

O lavrador Francisco da Conceição Silva


Policiais Civis da 13ª Delegacia Regional de Presidente Dutra/MA, sob coordenação do Delegado Idaspe Perdigão, prenderam na manhã desta quinta-feira (22) dois falsários suspeitos de estarem aplicando golpe em vendedores de veículos do município.

CLEITON ALVES DA SILVA, procurado pela justiça do estado de Goiás e BRAS PEREIRA BARROS, estelionatário do estado do Tocantins eram fugitivos de seus estados.

De acordo com o Delegado Perdigão, os falsários usavam um golpe bastante antigo. “A pessoa anunciava a venda de veículos nas redes sociais e os dois elementos faziam o pagamento mediante depósito com envelope vazio, a vitima, por displicência, não atentava para o valor bloqueado e entregava o bem com recibo assinado…quando o valor era estornado pelo banco, o carro já tinha ido embora”, declarou.

Ainda segundo o delegado, Cleiton e Brás fizeram várias vítimas nas cidades de Imperatriz, Vitória do Mearim e São Luís. Com a ação da Polícia Civil, mas dois estelionatários são tirados de circulação e estão à disposição da justiça.


A Prefeitura de Presidente Dutra reiniciou esta semana as obras de construção do prédio onde funcionará o Centro Administrativo Municipal; ou o prédio da prefeitura, como queiram.

Na manhã da última terça-feira (13) o prefeito Juran Carvalho esteve vistoriando o reinicio dos trabalhos.

Segundo o Engenheiro Civil Lucas Alves, o serviço inicial inclui a limpeza do local e o aterramento dos baldrames. “Logo em seguida a gente parte pra concretagem”, declarou.

A estrutura que está sendo erguida no Bairro Tarumã está orçada em dois milhões e meio de reais, recursos do tesouro municipal e conta com dois pavimentos; o primeiro pavimento é composto de recepção, auditório, salas, cantina e banheiros. Na parte superior vai ficar o gabinete do prefeito e as secretarias; “Será um dos centros administrativos mais modernos no estado do Maranhão”, garante o prefeito Juran Carvalho.

Ainda de acordo com Juran Carvalho, a obra vinha de vento em poupa e já era pra está concluída, não fosse um pequeno detalhe; “Por ser uma obra feita com recursos próprios, nós tivemos que parar e priorizar a saúde; agora retomamos pra não parar mais; é uma obra gigantesca e de grande importância pra comunidade e que será entregue nos próximos meses”, frisou  Juran.


Em cerimônia realizada no Palácio dos Leões na tarde desta sexta-feira (09) com a presença de mais cinco prefeitos e de diversas lideranças políticas estaduais, o prefeito de Presidente Dutra Juran Carvalho recebeu das mãos do Secretário Estadual de Comunicação e Assuntos Márcio Jerry e do governador Flávio Dino, as chaves de uma Ambulância novinha que irá reforçar o atendimento à saúde no município. Juran estava acompanhado do vice-prefeito Itamar Lucena e do Secretário Municipal de Saúde Aristeu Nunes.

Com a entrega de hoje, o governo do Estado faz chegar 90 ambulâncias às prefeituras maranhenses; e a meta é entregar os veículos em todos os 217 municípios. Cada unidade custou em torno de 160 mil reais e foram adquiridas por meio de emenda parlamentar e recursos do Tesouro Estadual.

A ambulância pode ser utilizada como unidade básica ou Unidade de Suporte Avançado (USA) e é equipada com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio.

Segundo o prefeito Juran Carvalho, uma ambulância desse porte vai contribuir e muito para que a população do seu município tenha uma saúde cada vez melhor. “Essa ambulância é um reforço que chegou em boa hora e vai contribuir e muito para que os nossos pacientes tenham um atendimento mais muito rápido; com certeza uma grande contribuição do governador Flávio Dino para a população de Presidente Dutra”, ressaltou Juran Carvalho.


Uma gincana diferente movimentou os moradores da vizinha cidade de São José dos Basílios localizada a 335km de São Luis no ultimo final de semana.

A Gincana Rural teve início na sexta-feira (02) com o desfile das equipes participantes e terminou no domingo à noite. O evento reuniu mais de duas mil no campo do Weberth; com certeza, um acontecimento inédito no município. A equipe organizadora foi formada por Werberth Almeida, Lucas Beckham, Vieirinha Veloso e Jaleno Vieira.

Sexta, sábado e domingo, os participantes cumpriram 36 provas rurais; cada uma mais engraçada que a outra; as tarefas idealizadas pela organização tinha de tudo: pega do guiné, do gado e do porco; corrida do carrinho de mão, corrido de saco,quem comia mais bananas, quem descascava mais macaxeira, quem quebrava mais coco ou até mesmo que debulhava mais milho. Tudo muito bem organizado; com juízes, jurados e tudo mais.

Vieirinha Veloso

De acordo com a Engenheira Agrônoma da AGERP e Secretária de Agricultura de São José dos Basílios e uma das organizadoras da gincana, Vieirinha Veloso, foi um evento pra ficar na história do município. “A gente envolveu a cidade inteira, pai, mãe, filhos, a família; foi muito bom, muito bom, interessante demais; e a participação dos agricultores foi muito importante”, declarou Vieirinha.

A Gincana Rural foi animada por duas equipes de som; e ao final, as equipes que ficaram em primeiro e segundo lugares receberam premiações.


Clailson Nascimento, Zezão, Juran Carvalho, Márcio Jerry e Ciro Neto

O Secretário Estadual de Comunicação e Articulação Política Jornalista Márcio Jerry e o prefeito de Presidente Dutra Juran Carvalho se reuniram neste final de semana em Colinas. Do encontro, participaram ainda, o ex-vereador Zezão, o Secretario Municipal de Governo, Segurança e Mobilidade Urbana Clailson Nascimento e o Secretário de Finanças Ciro Neto.

A conversa entre Jerry e Juran, foi pautada por diversos assuntos de interesse da população do município; e o destaque foi a implantação de mais ações do governo Flávio Dino em Presidente Dutra.

Em contato com o Blog de Adonias Soares, o prefeito Juran Carvalho destacou ações do governo do estado em Presidente Dutra, como a construção de 32km de novas redes de distribuição de água, perfuração de poços artesianos e 10km de asfaltamento de ruas que começa nos próximos dias. “O governador Flávio Dino vem fazendo muito por Presidente Dutra, mas estamos querendo mais, muito mais; e é por isso que estamos aqui com o Secretário Márcio Jerry trazendo mais demandas para o nosso município e eu tenho certeza que o governador vai atender”, declarou Juran.

Juran Carvalho, Ciro Neto e Clailson Nascimento participaram neste final de semana de mais uma Caravana de Todos, do governo estadual que levou diversas ações aos municípios de Colinas e Fortuna.


Uma equipe da ROTEM – Rondas Táticas Especiais de Moto formada pelos Soldados Airion, Martins, Brás e Sylk prendeu na noite desta quinta-feira três jovens, sendo dois deles menores de idade, acusadas de estarem praticando diversos assaltos na vizinha cidade de Tuntum.

De acordo com o Soldado Airion, ao tomar conhecimento de que estava havendo um grande “arrastão” na cidade de Tuntum, a guarnição motorizada se deslocou para a BR-226 com o intuito de prender o trio que estava de posse de um veículo FIAT Strada.

“Ao avistarem a guarnição, os elementos empreenderam fuga; então realizamos o acompanhamento até a entrada do Bairro Campeão, onde foram interceptados e presos”, declarou Arion.

Na ação foram presos os menores P. M. A. M. e P. da S. L. e o maior de idade Francisco Raylan Ribeiro da Silva.

Ainda de acordo com o militar, a polícia encontrou em poder dos supostos assaltantes um revolver Calibre 38, duas munições (uma deflagrada), sete aparelhos celulares e um veículo Fiat Strada branco. “Os indivíduos e os materiais que estavam em poder deles, juntamente com a arma de fogo, foram apresentados na 13ª Delegacia Regional de Presidente Dutra onde foram autuados em flagrante”, declarou o Soldado Airion

Segundo o comandante do 18º BPM, Coronel Ivaldo Soares, o trio, que acaba de ser tirado de circulação, é acusado de praticar vários assaltos em Presidente Dutra.


123»» Última
Página 1 de 65
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com