b3fcffe2-af96-45be-b228-0a9b42b07033

A imagem desse inocente gatinho deitado tranquilo sobre a Placa na faxada da empresa está circulando nas redes sociais e foi enviada ao Blog por um leitor.


cf180a49-d1bf-4dcf-81f8-446fc59c45a3A Coordenadora da Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre consumo de drogas entre jovens, deputada federal Eliziane Gama (PPS-MA) fez a apresentação da campanha sobre drogas na manhã desta terça-feira (16) no município de Vargem Grande. As autoridades e representantes da sociedade civil presentes no evento se comprometeram a contribuir com a campanha sobre drogas no município.

“Estou muito feliz com o nível de aceitação da campanha e o engajamento da sociedade civil e do poder público. Depois retornaremos nas cidades para o lançamento da campanha”, enfatizou Eliziane.

0b0c20b3-7757-4e83-a1e4-49bb4ad313ef

O encontro contou com a presença de representantes do Poder Judiciário, presidente da Câmara Municipal e vereadores; além do delegado da cidade e dos Secretário de Esporte e Juventude da cidade.

A audiência também contou com a presença, conselheiros tutelares, pastores e representantes da Pastoral da Juventude da cidade.

O presidente da Câmara Germano Barros se comprometeu a trabalhar para a instalação do conselho sobre drogas no município.

O delegado de Vargem Grande, Pedro Henrique falou sobre a necessidade de investimento social e atividades para a juventude. Ele se colocou à disposição da campanha e pediu para que outras audiências sejam realizadas sobre o tema. “Quando o problema chega até a polícia é porque a sociedade falhou”, disse delegado.

A assistente social Neuza Muniz falou sobre a importância da estruturação dos conselheiros tutelares e cursos de qualificação profissional para a juventude e inserção no mercado de trabalho. “Precisamos dar condições de trabalho para os conselheiros tutelares e investir na nossa juventude”, afirmou.

f209666b-dc75-42a3-baa4-e5651a94419e

Chapadinha

Eliziane apresentou a campanha na tarde desta terça (17) em Chapadinha com a presença do prefeito do município Magno Bacelar e nesta quarta-feira(18) nos municípios de Coelho Neto e Timon.

Programação de apresentação da campanha:

18/01
9h – Câmara Municipal de Coelho Neto
15h- Câmara Municipal de Timom

19/01
9h – Câmara Municipal de Caxias
15h- Câmara Municipal de Codó

20/01
9h – Câmara Municipal de Coroatá


edivaldo

Com o indeferimento pela comissão eleitoral da candidatura da prefeita de Rosário Ilahi Linhares à presidência da FAMEM e agora com o apoio declarado do prefeito de São Luis Edivaldo Holanda Júnior, o prefeito de Tuntum, Tema Cunha caminha para ser aclamado presidente da entidade para o biênio 2017/2018 nesta segunda-feira 16/01.

– Tema é um gestor experiente, já foi prefeito cinco vezes de Tuntum e duas vezes comandou a FAMEM. Tenho certeza que fará novamente um grande trabalho em favor do fortalecimento do municipalismo no Maranhão – afirmou Edivaldo Júnior, que é presidente de honra da Federação.

Também participaram do encontro, o deputado federal Weverton Rocha (PDT); o secretário municipal de Articulação Política e ex-deputado, Jota Pinto; além  dos prefeitos Francisco Nagib (Codó), Zezildo Almeida (Santa Helena) e Idan Torres (Santa Filomena) – este último figura como candidato ao cargo de Diretor de Segurança na chapa encabeçada por Tema.

.

.

Com informações de Marco D´Eça



A Solenidade contou ainda com as presenças de deputados estaduais, federais, prefeitos e dos governadores, Carlos Brandão (interino) do Maranhão e Wellington Dias do Piauí.


Por  John Cutrim

José Sarney, quando começou sua carreira política, era um cidadão de classe média. Como tantos no Maranhão. Passo a passo, foi usando cargos públicos e poder político para construir uma fortuna pessoal e empresarial incalculável. Certamente de centenas de milhões de reais.

Mas o “Sarney empresário” é igual ao “Sarney escritor”. Nunca passou do patamar da mediocridade. Por isso, o Sarney empresário precisa tanto do comando do Estado do Maranhão.

Um exemplo é o Shopping Jaracaty, um dos empreendimentos do Sarney empresário. Além do golpe da perda do Supermercado Mateus, o Shopping Jaracaty perdeu o Viva Cidadão, que foi para o Shopping da Ilha, ocupando um espaço muito maior por um preço muito menor. E isso que explica o desespero do Sarney empresário, mandando o seu império de mídia criar uma ridícula “grave denúncia” sobre uma simples casa em um bairro popular de São Luis.

Por trás de tudo, está a escassez de aluguéis no Shopping Jaracaty. E a vontade de impor ao governador Flavio Dino um “acordo”, mediante uma boa conver$a. Só que Dino não tem medo de Sarney e do seu império de mídia, como já disse várias vezes via redes sociais. Isso que dá mais raiva a Sarney: ele não consegue mais impor a sua vontade como fez por 50 anos, tempo em que usou para acumular fortuna pessoal.

Afinal, foi o que lhe restou, ao ser odiado pelo povo brasileiro e desprezado como suposto escritor.


89b510bc-f43a-4c74-bc18-1de01eca4d8f

Foto: Arena Net

O prefeito de Santa Rita, cidade a 70km de São Luis, vem mostrando que não é apenas mais um prefeito que foi eleito em 02 de outubro. Hilton vem se notabilizando como umas das grandes lideranças políticas do estado, com reais condições de disputar uma vaga ao Senado da república ou até mesmo o governo do Maranhão.

Político jovem, hábil, independente e articulador nato, Gonçalo, ao lado de outras jovens lideranças surgidas nas últimas eleições municipais, como Eduardo Braide e Wellington do Curso, tem mostrado uma força política espantosa.

Para se ter uma ideia, Hilton Gonçalo foi eleito prefeito de Santa Rita batendo seu adversário com uma diferença de mais de 13 mil votos; e de quebra elegeu a esposa Fernanda Gonçalo prefeita de Bacabeira e a irmã, Iriane Gonçalo prefeita de Pastos Bons; além de vices prefeitos e vereadores em outros municípios.


carreiroO ministro Raimundo Carreiro (foto), do Tribunal de Contas da União (TCU), concedeu medida cautelar proibindo o governo federal de antecipar aos municípios repasses referentes à multa do programa de repatriação de recursos do exterior. Prefeitos em fim de mandato fazem pressão para receber os recursos, que totalizam R$ 4,4 bilhões, antes da virada deste ano para poder fechar as contas e, em alguns casos, evitar que sejam responsabilizados por descumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Conforme a decisão, o Banco do Brasil só poderá transferir o dinheiro a partir da próxima segunda-feira, 2 de janeiro, primeiro dia útil de 2017. Com isso, passa a integrar as receitas das prefeituras no próximo ano.

Carreiro atendeu pedido formulado pelo Ministério Público do Maranhão, que alegou descumprimento da medida provisória 753, que prevê a repatriação, e de exigências previstas nas leis orçamentárias. Na representação, o procurador-geral de Justiça do Estado, Luiz Gonzaga Martins Coelho, alega que a MP estabelece que o aporte dos recursos, a ser feito no Fundo de Participação dos Municípios, só pode ocorrer a partir de amanhã, 30 de dezembro de 2016. Nesta data, contudo, a operação não será possível, pois os bancos vão estar fechados, só reabrindo na segunda-feira.

O procurador alegou que, nas circunstâncias pleiteadas pelos prefeitos, a execução dessas “receitas extraordinárias” desrespeita leis orçamentárias e os princípios da moralidade, transparência, impessoalidade, continuidade administrativa, economicidade e praticidade, que devem reger a administração pública. Argumentou que os últimos dias de 2016 são “de transição municipal”, o que implicaria vulnerabilidade desses recursos a serem creditados ao FPM e “impactos na continuidade dos serviços públicos municipais a partir de 1º/1/2017”.

Em seu despacho, assinado na quarta-feira, 28, Carreiro acolhe as ponderações do procurador quanto ao “aspecto temerário da transferência de recursos à guisa de receitas extraordinárias no último dia útil do mandato dos prefeitos”. Explicou que os aportes nem estão previstos nas leis orçamentárias aprovadas pelos entes municipais. “Identifico que tal procedimento, sob as circunstâncias descritas, seria potencialmente afrontoso aos princípios da moralidade, da transparência e da economicidade. Por outro lado, a MP 753/2016 reza que a transferência desses recursos deve ser feita ‘a partir de 30/12/2016’, o que autoriza, ipso facto, a remessa dos valores em 2/1/2017”, escreveu.

O ministro ressaltou que na terça-feira, 27, o Supremo Tribunal Federal negou liminar em ação na qual o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) questionam as regras fixadas pela MP 753. Na ação, os autores suscitam possível “tratamento diferenciado” entre os estados, que recebem os recursos da repatriação referentes a multas a partir da data da publicação da MP, e os municípios, que os recebem a partir de 1º de janeiro de 2017.

A liminar foi negada pela ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo. Ela entendeu que o pedido “equivale a pedir ao Poder Judiciário o que ele não pode fazer numa ação direta de inconstitucionalidade”.

Carreiro determinou a oitiva da secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, para, em 15 dias, manifestar-se sobre os fatos apontados na representação do procurador do Maranhão. Além disso, ordenou que o Banco do Brasil seja notificado da decisão e que comunique aos gerentes de agências, em prazo de 24 horas, da impossibilidade de qualquer movimentação ou pagamento às prefeituras antes da data fixada e do cumprimento, pelos gestores municipais, de formalidades previstas nas leis orçamentárias.

O ministro mandou expedir notificação também ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, “a fim de que proceda à necessária supervisão ministerial do assunto”. E requereu que os responsáveis pelos repasses na Secretaria do Tesouro Nacional sejam alertados de que a “eventual consumação de irregularidades” os sujeitará “às sanções” previstas na Lei Orgânica do TCU.

(As informações são da Agência Estado)


Fernanda Gonçalo - Prefeita eleita de Bacabeira

Fernanda Gonçalo – Prefeita eleita de Bacabeira

A prefeita eleita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo (PMN) está acompanhando “com atenção” as últimas medidas do prefeito que está se despedindo da prefeitura, Alan Linhares (PCdoB); deixa o cargo no próximo dia 31 de dezembro.

Em entrevista ao jornalista Isaías Rocha, Fernanda diz que não está fazendo juízo sobre as medidas e que reconhece a legitimidade do gestor exercer o poder plenamente enquanto durar o mandato.

No entanto, observa que também é legítimo a ela enquanto sucessora, revisar decisões dentro do interesse público. E diz que, tão logo esteja empossada, determinará avaliação de alguns decretos. Ela, inclusive, também pretende fazer um diagnóstico quanto aos efeitos e impactos de algumas medidas tomadas pelo antecessor.

.

.

Com informações do Blog do Varão


082d12f6-1692-44f2-b664-96f6ae262201



db1004b2-7521-43fc-8175-df696d4247b1

Por volta das 10h desta terça-feira, 20/12 no km 26 da BR 135, no Campo de Perizes, próximo à Bacabeira-MA, ocorreu um acidente envolvendo um veículo de passeio e um caminhão. Com a colisão o veículo menor capotou, mas todos os ocupantes saíram ilesos. Ninguém se feriu. O trânsito ficou lento nos dois sentidos. Uma equipe da Unidade Operacional da PRF – Polícia Rodoviária Federal em Pedrinhas permaneceu no local fazendo os levantamentos para posterior confecção do Boletim de Acidente de Trânsito (BAT), sinalização do local e retirada dos veículos acidentados.

Outro acidente na BR-316

No dia anterior, na BR 316, em Caxias-MA, uma colisão frontal entre uma caminhonete e um caminhão F4000 deixou o saldo de dois mortos e três feridos. Chovia bastante no momento do choque. Com as chuvas que estão caindo na porção norte do Brasil o risco de acidente aumenta, o que requer do condutor maior atenção ao volante, especialmente quanto à velocidade desenvolvida, que é de no máximo 60km/h sob chuva.

Fonte: NUCOM / com informações da equipe de plantão


castelo-1

Informações que acabam de chegar ao Blog dão conta que acaba de falecer em São Paulo no Hospital Sírio Libanês o ex-governador e ex-senador e atualmente deputado federal João Castelo Ribeiro Gonçalves. Mais informações a qualquer momento.


img_0458lll

A Deputada Estadual Ana do Gás e o prefeito eleito da cidade de Capinzal do Norte, André Portela, estiveram reunidos com o governador Flávio Dino e o Secretário Estadual de Comunicação e Articulação Política, Márcio Jerry, todos do PCdoB, no Palácio dos Leões na tarde do dia (09) para um diálogo sobre o cenário em que se encontra a cidade de Capinzal, além de discutir melhorias para a população de todo o município a partir de 2017.

André Portela, que assume a gestão municipal a partir de janeiro, solicitou ao governo, juntamente com a deputada, suporte à sua administração e investimentos nas áreas mais necessitadas, principalmente em Educação e Saúde. E segundo afirmou em entrevista a deputada Ana do Gás, de imediato o governador se comprometeu com o prefeito André Portela em dar todo suporte e fazer os investimentos necessários para colocar e firmar Capinzal do Norte nos trilhos do desenvolvimento.

img_0460gg

Governador Flávio Dino e a deputada estadual Ana do Gás

“Gostaria de agradecer a Deputada Ana do Gás por não só intermediar esse encontro com o governador Flávio Dino e com o Secretário Márcio Jerry que tão bem nos recebeu no Palácio dos Leões e ouviu atentamente cada detalhe de nossas solicitações, mas também por estar acompanhando cada passo da minha jornada desde a campanha. Agora o povo de Capinzal pode aguardar que com a ajuda da deputada e do governador, a minha administração tem tudo para ser muito bem sucedida”, afirmou André.


Embora nenhum deles assuma publicamente, ainda, os dois caminham para uma chapa que dispute as eleições majoritárias de 2018, com um ou outro concorrendo ao governo e ao Senado

?????????????????????????????????????????????????????????

Gonçalo e Braide: eles seguirão juntos

O deputado estadual  Eduardo Braide (PMN) e o prefeito eleito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PCdoB), vão mesmo atuar como protagonistas nas eleições estaduais de 2018.

Os dois ainda não assumem publicamente, mas um deles deve encarar a disputa pelo governo, enquanto o outro concorrerá a uma das duas vagas no Senado.

Ambos sabem que o preço é alto.

Leia também:

A Quarta Via se movimenta…

José Reinaldo também aposta na quarta via…

Hilton Gonçalo abrindo caminhos…

Para concorrer ao governo – ou ao Senado – Eduardo Braide terá que abrir mão da reeleição à Assembleia Legislativa e pode ficar dois anos sem mandato. Mas também compreende que – caso não se eleja – serão apenas dois ano até o próximo pleito em São Luís, em que é, desde já, a principal opção para a prefeito.

Para concorrer ao governo – ou ao Senado – Hilton Gonçalo terá que renunciar a dois anos de mandato de prefeito, o que poderá gerar antipatia no eleitorado local. Mas sabe também que, elegendo-se ou não, entrará definitivamente no ´cenário estadual da política maranhense.

A história mostra que os grandes líderes maranhenses surgiram de atitudes de coragem e desprendimento.

E a história mostra também que todos aqueles que se apegaram ao mandato ficaram para trás na história.

Se confirmarem a decisão, Eduardo Braide e Hilton Gonçalo estarão mostrando que têm desprendimento e coragem.

E a história dará a resposta…

.

.

Por Marco D´Eça


123»» Última
Página 1 de 55
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com